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Seminário

Código: QF13014     Sigla: SEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências farmacêuticas
CNAEF Química
CNAEF Ciências da vida

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Química Farmacêutica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MQF 20 MQF - Plano Oficial 1 - 12 98 324

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante:

- adquira conhecimentos sobre as estratégias e metodologias utilizadas nos trabalhos de investigação a decorrer pelos docentes integrados no ciclo de estudo,

- adquira conhecimentos sobre as estratégias e metodologias utilizadas em trabalhos de química farmacêutica na indústria farmacêutica,

- seja capaz de efetuar uma revisão bibliográfica sobre temas escolhidos pelos estudantes de entre os vários temas apresentados pela equipa de orientadores,

- se inteire sobre o “estado da arte” referente ao tema a desenvolver na Dissertação ou no Projeto.

Resultados de aprendizagem e competências

Com a apresentação de seminários pelo corpo docente, os estudantes apreendem as estratégias e metodologias utilizadas em projetos de investigação científica e permite uma visão alargada da investigação científica a decorrer o que ajudará na escolha do tema a desenvolver. Com a elaboração de um trabalho de revisão visando o tema da dissertação, os estudantes adquirem conhecimento sobre o “estado da arte” necessário à condução da dissertação ou projeto.

A apresentação de seminários pelos docentes e profissionais da Indústria Farmacêutica permite que o estudante não só adquira conhecimentos sobre os projetos a decorrer como também se elucide sobre os vários temas propostos.


A metodologia de ensino indicada permite que o estudante adquira conhecimentos relativos à execução de uma revisão da literatura pertinente e atualizada, permitindo a discussão de forma continuada com o Orientador, permitindo monitorizar de perto o percurso individual do estudante e os seus progressos. Permitirá ainda que o estudante adquira capacidades de, perante um volume de informação, consiga condensá-la e comunica-la com os seus pares, a restante comunidade académica de uma forma coerente, sucinta e clara.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Apresentação de seminários pelo corpo docente deste ciclo de estudos e por profissionais da área da Indústria Farmacêutica sobre projetos de investigação científica em desenvolvimento.

Apresentação de temas pelos Orientadores, incluídos nas áreas a que se refere este Mestrado.

Elaboração de um documento visando o “estado da arte” referente ao tema a desenvolver na Dissertação ou no Projeto pelo estudante e respetiva apresentação oral em forma de seminário.

Bibliografia Obrigatória

Robert F. Doerge; Wilson and Gisvold's textbook of organic medicinal and pharmaceutical chemistry

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de Seminários

Para cada tema, em regra, o estudante deverá elaborar uma introdução geral ao tema, o seu interesse numa perspetiva da Química Farmacêutica atual, abordando assuntos que podem estar incluídos na área das Ciências Farmacêuticas, Química e/ou Ciências da Vida. Haverá uma orientação tutorial para a elaboração da revisão da literatura.

 

Avaliação: elaboração, apresentação e defesa pública do Seminário, com avaliação por um júri

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 24,00
Trabalho escrito 88,00
Total: 112,00

Obtenção de frequência

apresentação e defesa pública da dissertação com avaliação por um júri.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: elaboração, apresentação e defesa pública do Seminário, com avaliação por um júri - 100%

Observações

Aceitam-se falantes de outras línguas latinas (espanhol, italiano, francês…) que dominem o português e a estes é fornecido o exame em inglês caso pretendam; poderão ser dados esclarecimentos adicionais. Aceitam-se estudantes fluentes em Inglês e a estes serão apresentados os seminários em Inglês e a avaliação decorrerá em Inglês.
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