Código: | QF13009 | Sigla: | ADMETQM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Ciências farmacêuticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Química Farmacêutica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MQF | 20 | MQF - Plano Oficial | 1 | - | 6 | 50 | 162 |
Os parâmetros farmacocinéticos e toxicológicos devem atualmente ser considerados nas primeiras etapas do desenho e desenvolvimento de novos fármacos. Em consequência, o conceito integrado de Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Toxicidade (ADMET) constitui hoje uma unidade curricular essencial da Química Farmacêutica. Pretende-se com esta unidade curricular aprofundar um conjunto de conhecimentos de farmacocinética e toxicidade associados ao desenvolvimento químico de fármacos. O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar ao estudante o contacto com as várias estratégias/metodologias de aplicação de conceitos de ADMET no planeamento e de obtenção de fármacos seguros.
No final, o estudante deve:
- adquir, compreender, aplicar e analisar informações sobre a farmacocinética e toxicidade dos fármacos;
- adquirir um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar o processo de otimização multidimensional na descoberta e desenvolvimento de fármacos;
- usar uma terminologia apropriada para explicar os conceitos de Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Toxicidade;
- adquirir capacidade para avaliar e implementar perfis “drug-like” numa entidade química;
- propor estratégias de modificação de estrutura para melhorar a solubilidade, aumentar a permeabilidade, reduzir o efluxo pela da glicoproteína-P, melhorar a penetração da barreira hemato-encefálica, melhorar a estabilidade no plasma e em solução, diminuir a ligação às proteínas plasmáticas, alterar/aumentar a estabilidade metabólica, melhorar a segurança dos fármacos, entre outras.
A nível de estudos de caso, com enfoque para as estratégias de modificação molecular e métodos de avaliação de vários aspetos relacionados com ADMET, os estudantes deverão ser capazes de, em contexto de investigação, saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de compreensão, assim como de resolução de problemas, em situações novas e não familiares, a contextos alargados e multidisciplinares.
Na componente laboratorial é pretendido que adquiram competências em técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal e relacionadas com as temáticas abordadas nas aulas teóricas.
No final da UC, os estudantes deverão possuir uma compreensão alargada, aprofundada e integrada de todo o circuito no organismo que envolve o fármaco após a sua administração. É também objetivo da UC promover e desenvolver o espírito crítico, o trabalho laboratorial em equipa e a autonomia. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de comunicar facilmente as suas ideias, colaborar e trabalhar em equipa e serem capazes de resolver problemas recorrendo ao método científico e investigacional.
O programa laboratorial aborda temáticas relacionadas com o programa teórico e permite o contato com metodologias in silico e técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal.
I. Teórica
1. Noção de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo, eliminação) e interface com a Química Farmacêutica e Medicinal.
Principais problemas de absorção, distribuição, metabolismo, excreção (ADME) encontrados durante a otimização do composto-líder. Conceito de “drug-like”, relação estrutura-propriedades bio-fisico-químicas e eventos ADME. Classificação geral de propriedades farmacocinéticas. Modelos farmacocinéticos e parâmetros farmacocinéticos: definições, cálculos e aplicações.
2. Desenvolvimento de conceitos e metodologias aplicadas à ADMET em Química Farmacêutica e Medicinal e apresentação de “case studies” com enfoque para as estratégias de modificação molecular e métodos de avaliação sobre os seguintes temas:
2.1 Partição de fármacos
Metodologias de quantificação e relevância biológica. A importância da determinação do coeficiente de partição. O método tradicional num sistema octanol/água. Métodos teóricos. A necessidade de outros métodos. Características das membranas modelo miméticas. O sistema lipossomas/ água como uma metodologia válida para a determinação do coeficiente de partição. Comparação de metodologias.
2.2. Absorção
Os múltiplos mecanismos de transporte através do epitélio intestinal. Aplicações de solubilidade na otimização do composto-líder. O efeito do pH na solubilidade de fármacos ácidos e básicos. O efeito do coeficiente de partilha. Estratégias de modificação molecular e formulação para melhorar a solubilidade. Importância da estabilidade e dissolução na descoberta de fármacos. Permeabilidade: ensaios e estratégias de modificação molecular para aumentar a permeabilidade.
2.3. Distribuição
Ação da membrana em fármacos. Ação de fármacos em propriedades da membrana. Transportadores da barreira gastrointestinal (MCT1). Transportadores que afetam a absorção gastrointestinal de fármacos: Uptake e Efluxo. Regras para Substratos da glicoproteína-P (Pgp). Estratégias de Modificação de estrutura para reduzir o efluxo da Pgp. Mecanismos e propriedades físico-químicas que afetam a permeação da BHE. Estratégias de modificação estrutural para melhorar a penetração da BHE. Estabilidade plasmática. Fármacos brandos. Estratégias de modificação de estrutura para melhorar a estabilidade no plasma. Estratégias de modificação de estrutura para melhoria da estabilidade em solução. Avaliação da estabilidade dos compostos no trato gastro-intestinal. Métodos de alto rendimento usados na avaliação in vitro da permeabilidade dos compostos (HPLC-IAM, PAMPA, células em monocamada): características, potencialidades, vantagens e limitações. Mecanismos de permeabilidade avaliados. Ligação às proteínas plasmáticas e seu efeito. Estratégias de modificação molecular. Excreção.
2.4. Metabolismo
O papel central do metabolismo no desenvolvimento de fármacos. Sistemas para estudos metabólicos e comparação. Finalidades dos estudos metabólicos: identificação de metabolitos e métodos associados. Estabilidade metabólica e respetivos efeitos na farmacocinética. Estratégias de modificação molecular para alterar a estabilidade metabólica. Aplicações dos dados de estabilidade metabólica; métodos de avaliação. Estratégias para aumentar a estabilidade metabólica.
2.5. Toxicidade
Toxicodinâmica dos xenobióticos: Tipos de substâncias tóxicas e suas fontes. Tipos de reações com moléculas alvo. Toxicidade não iniciada por reação com moléculas alvo. Disfunção celular e toxicidade. Inibição do citocromo P450: estratégias de modificação de estrutura para reduzir a inibição, possíveis mecanismos. Ativação metabólica: papel na toxicidade e reações idiossincráticas. Tipos de metabolitos reativos: eletrófilos, acilantes, ligações duplas ativadas, outros centros de carbono eletrofílicos, eletrófilos localizados em nitrogênio ou enxofre, ou derivado de oxidação de enxofre, radicais. Estratégias de modificação molecular para melhorar a segurança dos fármacos. Estudo de caso: ensaio do micronúcleo.
II. Prática e laboratorial
Trabalhos experimentais no laboratório e em computador relacionados com os conteúdos teóricos:
O ensino desta UC implica:
- uma componente magistral com aulas teóricas expositivas, recorrendo a apresentações em PowerPoint, filmes, estudos de caso de classes químicas/terapêuticas e de trabalhos investigacionais e utilização da aplicação Socrative® para elaborar questões rápidas e obter uma resposta imediata; os documentos de apoio às aulas são disponibilizados em plataforma e-learning;
- os trabalhos laboratoriais (6 horas/semana) são efetuados em grupos de 2 a 3 estudantes e de acordo com um cronograma. A lógica de execução, os objetivos a atingir e a demonstração laboratorial são previamente ministrados em aulas teóricas e laboratoriais.
- serão destinadas algumas aulas teóricas para aplicação de conceitos, esclarecimento de dúvidas e resolução de alguns exercícios práticos de modo a estimular o raciocínio e o gosto pelas matérias ministradas.
- os docentes estarão disponíveis para atendimento dos Estudantes nas horas anunciadas no início do semestre e por marcação prévia e acordada em qualquer outra altura.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
a) A assistência às aulas teóricas não é obrigatória.
b) Os Estudantes que, por lei, estejam dispensados da presença nas aulas, deverão realizar exames laboratorial e teórico na época de exames.
Os métodos de avaliação da UC seguem o previsto nas “Normas de Avaliação” em vigor na FFUP e consistem na realização de duas frequências sobre os assuntos tratados durante o semestre (componente teórica e laboratorial).
Para obter aprovação, os estudantes devem obter uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores em 20.
As duas frequências ou o exame teórico final de recurso terão como fator de ponderação 100%.
Estudantes de Mobilidade
Para além dos estudantes que possam rapidamente desenvolver competências de compreensão do Português (nomeadamente Espanhóis e Italianos), aceitam-se Estudantes de Mobilidade com fluência em Inglês. A UC é leccionada em Português, no entanto, os docentes disponibilizam bibliografia e apoio em inglês. Para além disso, os processos de avaliação dos Estudantes de Mobilidade são passíveis de ser, a seu pedido, em inglês.
Devido a possibilidade de confinamento poderão ser feitas as seguintes alterações:
Não deverá haver alterações ao programa teórico nem ao laboratorial.
Métodos de Ensino e Atividades de aprendizagem:
No cenário C, as aulas teóricas serão ministradas à distância de modo síncrono. No cenário B serão simultaneamente presenciais e à distância sendo disponibilizados os respetivos diapositivos.
No cenário B e C serão disponibilizados exercícios relacionados com as aulas teóricas e explicados numa aula síncrona por Zoom Colibri
No Cenário B as turmas laboratoriais serão divididas em turnos.
No cenário C as aulas práticas serão substituídas por mini-testes, filmes das aulas laboratoriais e por trabalhos virtual realizados experimentalmente à distância.
Processo de avaliação e Fórmula de cálculo da classificação final
Será mantida a fórmula de cálculo. A avaliação laboratorial resultará da reunião da avaliação contínua das aulas presenciais e/ou dos mini-testes.