Código Oficial: | 9897 |
Sigla: | LCEEMG |
Descrição: |
A LCEEMG é o primeiro ciclo de estudos (licenciatura) em engenharia de minas da FEUP. |
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.
Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.
O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.
Componente científica: 100%
A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.
Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial, através da leitura de desenhos em representação ortográfica. Desenvolvimento das capacidades de comunicação técnica, através da execução de desenhos em representação isométrica. Introdução aos conceitos de tolerância e de intermutabilidade, através de um estudo desenvolvido do toleranciamento dimensional.
Compreender e adquirir conceitos fundamentais sobre: (i) o sistema Terra como um sistema dinâmico e os seus componentes; (ii) a dinâmica global do planeta, os processos de geodinâmica interna e externa, e respectiva inter-relação; (iii) o ciclo geológico e a génese das rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
OBJETIVOS:
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e de funções vetoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações em engenharia. Adquirir conhecimentos elementares na resolução de equações diferenciais. Desenvolver capacidades de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia. Desenvolver o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.
A diversidade dos problemas computacionais da engenharia exige muitas vezes soluções originais ou feitas à medida.
A sua abordagem necessita do domínio e compreensão da heurística e da algoritmia bem como de linguagens de programação.
Por isso o objectivo da disciplina pode ser resumido em três pontos:
1- Adquirir os conhecimentos fundamentais da física nas áreas da mecânica, hidrostática, vibrações e ondas, e aplicar estes conhecimentos à explicação de fenómenos físicos, de aplicações tecnológicas e à análise e resolução de problemas nestes assuntos da Física.
2- Demonstrar perseverança no estudo e análise autónomos das matérias, de espírito crítico, da consciência individual do conhecimento sobre a Física e da curiosidade para a Física, e para a ciência e geral, em particular para a relação da Física com a Engenharia.
3- Desenvolver as capacidades de trabalho em grupo e de comunicação escrita de resultados.
4 - Aplicação dos conhecimentos a problemas de materiais (incluindo minerais).
1. Compreender as propriedades fundamentais da matéria cristalina e entender os conceitos de cristal e de mineral.
2. Compreender e integrar os principais critérios químicos e estruturais que presidem à classificação sistemática dos minerais.
3. Reconhecer, saber descrever e identificar macroscopicamente os minerais através das suas propriedades físicas.
4. Noções básicas de óptica de meios cristalinos transparentes;
5. Identificação dos minerais constituintes das rochas no microscópio polarizante (luz transmitida).
6. Reconhecimento da ocorrência de transformações mineralógicas; modelos termodinâmico simples para a explicação de transformações mineralógicas espontâneas.
JUSTIFICAÇÃO
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
A unidade curricular Física II visa dotar os estudantes com conhecimento operacional (cf. Resultados da aprendizagem e competências) em Circuitos eléctricos e Electromagnetismo que são áreas do conhecimento absolutamente fundamentais para a engenharia contemporânea. Em particular, as leis físicas abordadas explicam um vasto leque de tecnologias, desde motores, instrumentos, sensores, até redes de transporte de energia e informação ou radiação electromagnética. Permitem também compreender em parte o comportamento electromagnético dos materiais que têm uma crescente utilidade tecnológica.
Durante esta unidade curricular os estudantes irão:
A unidade curricular integra-se essencialmente nos descritores “1. Conhecimento e Raciocínio Científico-Técnicos” e “2. Aptidões pessoais e profissionais” do sistema de qualidade CDIO (Conceiving - Designing - Implementing - Operating). Nomeadamente: a) “1.1. Conhecimentos de ciências fundamentais”; “1.2. Conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia)”; c) “2.1. Pensamento e resolução de problemas de Engenharia”; d) “2.2. Experimentação e descoberta do conhecimento”. É também trabalhado parcialmente o descritor “3.1. Trabalho em grupo” de “3. Aptidões interpessoais”.
Ao nível do sistema de qualidade EUR-ACE a unidade curricular integra-se essencialmente no descritor “Conhecimento e compreensão” e, em menor escala, nos descritores “Análise de Engenharia” e “Comunicação e Trabalho em Equipa”.
A disciplina pretende em primeiro lugar fornecer aos estudantes competências sólidas no cálculo numérico. Será organizada por tópicos, cobrindo os problemas de representação numérica, a resolução de equações e sistemas de equações algébricas e diferenciais, a integração definida, a optimização não linear e o ajuste de curvas.
O estudante deverá:
Como o enfoque da disciplina não é a algoritmia dos métodos mas a compreensão da sua aplicabilidade e da sua implementação, as ferramentas informáticas mais usadas nas aulas serão as que fornecem uma maior clareza no processo de cálculo, rapidez de desenvolvimento e flexibilidade,essencialmente 'super máquinas de calcular', como são as folhas de cálculo, os manipuladores algébricos ou matriciais.
Dominado o processo numérico, é pedido ao aluno que faça a sua implementação usando ferramentas mais eficientes, mas menos flexíveis e de maior exigência em termos de preparação, como são as linguagens de programação.
Estudar as propriedades físicas e químicas da água e os equilíbrios químicos nos sistemas aquosos naturais. Apresentar os principais parâmetros físico-químicos e biológicos de avaliação da qualidade de uma água e os principais processos de tratamento de uma água contaminada. Introduzir conceitos de termodinâmica clássica e sua aplicação prática, em particular na área da engenharia ambiental.
Introdução aos fundamentos da Análise Estrutural Elástica e aos conceitos básicos da Resistência de Materiais.
Com esta disciplina pretende-se fornecer conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos. Merecerão uma abordagem mais pormenorizada os minerais e rochas industriais (rochas ornamentais e agregados). CONHECIMENTO (KNOWLEDGE): - Adquirir conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos; - Conhecer as propriedades e aprender a realizar os ensaios aplicáveis aos materiais (em particular, agregados e rochas ornamentais), tendo por objectivo a sua caracterização; - Conhecer as propriedades básicas dos diferentes tipos de materiais e as principais aplicações; - Conhecimentos de utilização de Normas. COMPREENSÃO (COMPREHENSION): - Relacionar a composição e a estrutura química dos materiais com as suas propriedades; - Relacionar as propriedades dos materiais com o seu campo de aplicação; - Distinguir os processos gerais de produção de diferentes tipologias de matérias-primas; - Identificar as propriedades básicas de determinados tipos de materiais. APLICAÇÃO (APPLICATION): - Usar os conhecimentos adquiridos para a realização em laboratório de ensaios específicos (normalizados) em agregados e rochas ornamentais; - Elaboração de relatórios laboratoriais, de acordo com o conhecimento adquirido através da utilização das Normas ; - Pesquisa de informação, de produção de documentos consistentes e de preparação de meios audiovisuais que sirvam o propósito da apresentação pública e da comunicação escrita e verbal dos alunos. ANÁLISE (ANALYSIS): - Identificar e decidir possíveis aplicações para determinado material, em função da sua caracterização;
Familiarizar os Estudantes com os diversos recursos existentes e disponíveis para o geo-referenciamento das atividades e trabalhos de engenharia, nomeadamente a Cartografia, Topografia e os Sistemas de Informação Geográfica.
Assume-se a condução da UC de CTSIG em dois módulos, a saber:
Módulo de Cartografia e Topografia (TC).
Módulo de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Módulo de Modelação Digital de Terrenos (MDT).
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às suas necessidades futuras.
Pretende desenvolver a capacidade de comunicação rigorosa tendo por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva o pensamento estatístico criativo, integre conceitos, assimile as técnicas e desenvolva capacidades para a sua aplicação, nomeadamente, quando confrontado com problemas que requeiram o tratamento e caracterização estatísticas de dados.
Componente científica: 100%
O lugar da disciplina no plano de estudos dita o seu papel de ligação entre as análises matemáticas e as disciplinas específicas do curso que têm subjacente um forte suporte matemático.
A disciplina está dividida em duas partes, a saber:
1ª parte - Sistemas Dinâmicos;
2ª parte - Optimização Linear.
Os objectivos da 1ª parte da disciplina são: Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de função, variável independente, variável dependente;
- Aprender o conceito de sistema dinâmico;
- Classificar os sistemas dinâmicos a partir da equação diferencial e das condições iniciais;
- Operar com transformações integrais.
Compreensão (Comprehension):
- Rever o significado de equação diferencial ordinária;
- Identificar ordem de um sistema dinâmico;
- Fazer a destrinça entre sistemas lineares de não lineares, contínuos de discretos;
- Descrever os métodos aplicáveis à resolução de cada equação diferencial;
- Traduzir matematicamente um processo cinético de 1ª
ordem.
Aplicação (Application):
- Interpretar em termos físicos a solução de uma equação diferencial;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução de equações diferenciais;
- Operar com entidades abstractas complexas como as transformações integrais.
Os objectivos da 2ª parte da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Aprender o conceito de função objectivo, ligações e constrições;
- Definir praticável.
Compreensão (Comprehension):
- Identificar problemas de optimização linear;
- Identificar o problema primal e;
- Escrever o problema dual;
- Discutir a solução de um problema de programação linear;
- Formular matematicamente problemas simples (2 e 3 variáveis) de programação linear.
Aplicação (Application):
- Aplicar o algoritmo de Simplex na resolução de problemas de optimização linear;
- Usar a folha de cálculo na obtenção da solução do problema.
Análise (Analysis):
- Interpretar e criticar as soluções obtidas para cada problema de optimização linear;
- Testar o comportamento das soluções fazendo variar as folgas;
- Analisar o modo como a solução óptima varia em consequência de variações nos dados do problema.
Introduzir conceitos e aspectos práticos do desmonte de rochas para os mais diversos fins.
Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado. Efetuar estimativas económicas relativamente a projetos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.
Esta disciplina está estruturada por forma a apelar aos conhecimentos oriundos das disciplinas da área das ciências da terra leccionadas nos 1º e 2º anos permitindo a sua consolidação conceptual. Centra-se no conceito de vulnerabilidade do território para permitir uma análise dos diversos risco ambientais, subdivididos em risco naturais e antrópicos.
- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.
Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Civil e de Minas para a conceção e o projeto de obras e estruturas hidráulicas no âmbito das matérias versadas.
A unidade curricular de Metalogénese tem como objectivo fundamental a consolidação dos conceitos fundamentais de Geologia Económica e de Sustentabilidade em recursos minerais. Dado que uma concentração só é possível graças ao encadeamento feliz de vários processos geológicos faz-se uma abordagem dos principais tipos de jazigos de minérios.
Dotar os estudantes de uma visão integrada de vários métodos de prospecção geofísica e sua contextualização geológica - bases teóricas, equipamentos, procedimentos de campo, tratamento/interpretação de dados/sinais - que lhes permita, perante um caso de estudo concreto, seleccionar os métodos e procedimentos mais adequados em distintos domínios de actuação, nomeadamente, mineiro, geotécnico, geo-ambiental, arqueológico e civil/estruturas.
Caracterização dos equipamentos de carga e transporte mais correntes em explorações mineiras e em pedreiras, visando a integração, em bases científicas, dos modos de execução característicos dos múltiplos esquemas de concretização da operação unitária de transporte (sentido lato).
Apresentação de métodos determinísticos e estocásticos, algoritmizados ou não, capazes de se constituírem em agentes (a nível resolutivo) da abordagem integradora pretendida.
- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Concentração de minérios;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.