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Química I

Código: EMM0005     Sigla: QUIM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCEEMG 24 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 5,5 56 148,5
MIEMM 31 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5,5 56 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 3 6,00
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes 2,00
Sílvia Cardinal Pinho 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-14.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem o aluno deverá ser capaz de:

- Observar uma situação química e descrevê-la correctamente;

- Utilizar as relações entre conceitos (matemáticas ou outras) a uma situação química;

- Estruturar relações entre conceitos de Química;

- Efectuar operações experimentais essenciais;

- Executar montagens laboratoriais em Química com destreza e autonomia;

- Trabalhar num laboratório de Química, cumprindo as normas de segurança para o manuseio de reagentes e procedimentos.

 

Como competências gerais deverá ainda ser capaz de:

- Organizar, interpretar, avaliar e criticar dados, resultados e procedimentos;

- Compreender a informação transmitida em discursos orais e em textos escritos,

- Comunicar informação e conhecimentos de cariz científico de uma forma correta e clara;

- Aprender a aprender;

- Construir uma atitude positiva face à Ciência;

- Capacidade de trabalhar em equipa;

- Cumprir prazos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à química ( Conceito de química; Método Científico; Unidades e medidas; Matéria e energia; Elementos e átomos; Compostos; Nomenclatura dos compostos inorgânicos; Mole e massa molar; Determinação de fórmulas químicas; Misturas e soluções; Equações químicas; Estequiometria da reação; Reações de precipitação; Reações ácido-base; Reações de oxidação-redução; Reagente limitante; Rendimento da reação; Concentração e diluição de soluções) A estrutura atómica e a Tabela Periódica (Características da radiação eletromagnética; Quanta e fotões; A dualidade da natureza do eletrão; Princípio da incerteza; Funções de onda e níveis de energia; Números Quânticos; Orbitais atómicas; Estrutura eletrónica do átomo de hidrogénio; O princípio de preenchimento; Configuração eletrónica; Estrutura eletrónica e a tabela periódica; Periodicidade das propriedades atómicas; Predição das propriedades dos elementos) Ligação Química (Notação de Lewis; Ligação iónica; Ligação covalente; Eletronegatividade; Estruturas de Lewis; Conceito de ressonância; Carga formal; Excepções à regra de octeto; Força e comprimento das ligações covalentes) Estrutura e Forma Molecular (Geometria molecular; Modelo de repulsão dos pares eletrónicos da camada de valência; Polaridade; Teoria do enlace de valência; Hibridação de orbitais atómicas; Teoria das orbitais moleculares; Orbitais moleculares deslocalizadas).

Bibliografia Obrigatória

Chang, Raymond; Quimica. ISBN: 84-481-4527-5

Bibliografia Complementar

Reger, Daniel; Química. ISBN: 972-31-0773-2
Theodore L. Brown... [et al.]; Chemistry. ISBN: 978-0-13-235848-4
Atkins, Peter; Chemical principles. ISBN: 0-7167-3596-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos fundamentais são ensinados nas aulas utilizando slides contendo preferencialmente figuras e gráficos para ilustrar os conceitos. Vários exercícios que cobrem todos os tópicos do programa são discutidos e resolvidos.

 

Na componente laboratorial a desenvolver nas aulas práticas pretende-se que o aluno:

- aprenda a trabalhar em segurança num laboratório;

- aprenda a manipular correctamente equipamentos científicos simples e realize experiências laboratoriais sobre conceitos fundamentais de química;

- explique as observações experimentais de acordo com as leis básicas da química. O programa laboratorial consistirá em:

- determinar massas / preparar soluções

- determinar volumes / diluir soluções

- realizar e identificar várias reacções químicas

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 12,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 89,00

Obtenção de frequência

Para os alunos inscritos na disciplina, vai ser aplicado, nas práticas laboratoriais, o regime de frequência de acordo com o Regulamento em vigor na FEUP (o aluno tem de frequentar 75% das aulas para a obtenção de frequência). É ainda exigido uma nota mínima de 10 valores, nesta componente de avaliação.

A tolerância para entrar nas aulas práticas laboratoriais é de 10 min, não sendo permitido atrasos superiores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final= 0,7*(componente teórica) + 0,3*(componente prática)

A componente teórica consiste na realização de dois mini-testes, com igual peso na avaliação, a realizar em datas a definir. Existe a possibilidade de realizar um exame global de recurso, no final do semestre.

Avaliação da componente prática laboratorial:

Nas aulas laboratoriais os alunos serão distribuídos por grupos de 2 elementos, e serão realizados pelo grupo relatórios de dois trabalhos práticos a definir, sendo entregues na aula seguinte à sua realização (Nota: O relatório só pode ser realizado por quem frequentou a aula). A nota da componente prática será distribuída do seguinte modo: 20% - avaliação individual contínua nas aulas; 40% - avaliação de dois  relatórios (em grupo) referente a  2 trabalhos práticos; 40% - avaliação prática individual, podendo ser abordadas questões teóricas leccionadas nas práticas. Cada estudante será avaliado individualmente na execução desse mesmo trabalho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos abrangidos pelo ponto 3 do Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação podem optar por uma avaliação idêntica à dos alunos ordinários, ou então pela realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 10 valores; 30%) e de uma prova escrita sem consulta de aproximadamente 2h (mínimo de 8 valores; 70%).

Melhoria de classificação

Os alunos podem efetuar melhoria de classificação, mediante inscrição nos prazos fixados.

A componente teórica poderá ser melhorada mediante a realização de um teste escrito (aprox 2h) e a componente prática através da frequencia das aulas experimentais do ano lectivo seguinte.

Observações

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de química adquiridos no ensino secundário. Horário de atendimento: 4f: 13h30-16h; 5f: 15h-16h

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