| Código Oficial: | 9432 |
| Sigla: | GCOM |
Dominar as principais métodos e técnicas úteis em estudos de mercado e análise de séries de natureza comercial.
Compreender a importância da informação em estudos de Gestão Comercial: conceção de modelos de análise, planeamento de informação e inquéritos, tratamento de dados, análise de resultados e apresentação de relatórios.
Conceção de modelos quantitativos e análise de dados com recurso a software especializado (SPSS e EVIEWS).
Ler e produzir documentos científicos na área Comercial e de Gestão em geral.
- Conceptualização teórica dos problemas de gestão: trata-se de aprender a pensar e a produzir conhecimento científico no domínio da Gestão Comercia.
- Fornecer ferramentas para aumentar a eficiência operacional dos gestores.
- Trabalhar a dimensão comportamental com a aplicação prática nas relações profissionais.
Proporcionar uma introdução à Gestão da Cadeia Logística. Estudar os princípios básicos e as principais técnicas utilizadas para resolver problemas na área da Gestão da Cadeia Logística.
- Discutir de modo crítico a dimensão estratégica e operacional da GRH
- Compreender a natureza da função de liderança à luz de diferentes modelos teóricos.
- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.
Familiarizar os alunos com as questões estratégicas e operacionais do desenho da gestão dos canais de distribuição no contexto da actividade global da empresa; desenvolver o conhecimento e compreensão das ferramentas de gestão do preço.
Conceção e implementação de etratégias de promoção de vendas;
A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de competências e ferramentas concetuais e metodológicas de melhoria contínua do desempenho, tanto a nível pessoal e interpessoal como a nível da organização.
Bem-vindo à disciplina de Negociação & Gestão Pessoal! Esta baseia-se no princípio de que ainda que não queiramos, porque preferíamos impor unilateralmente a nossa posição, podemos ter de negociar. Em casa, na escola, no trabalho, na rua, sempre... Por isso, o programa está concebido com o duplo objetivo de permitir desenvolver a compreensão teórica do tema do conflito e da negociação, e conhecer as competências pessoais de negociação. Sendo a negociação fundamental, o programa inclui uma (auto) análise das competências emocionais necessárias à negociação. Promove-se esta ligação entre o autoconhecimento e a negociação, para uma gestão pessoal mais eficaz, em contextos relacionais.
Sistemas de Informação:
•Familiarizar os alunos com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação
•Sensibilizar os alunos para o papel actual e futuro, das Tecnologias de Informação na empresa, não só aos níveis operacionais e de gestão, como ao nível do formato do negócio, no sentido de potenciar a obtenção de vantagens competitivas para as empresas
•Discutir a abordagem do Business Intelligence e Datawareouse, nomeadamente no contexto do Big data analytics
•Familiarizar os alunos com as bases de dados relacionais e não relacionais
•Estudar da Web 2.0 e do Negócio Electrónico. Conceitos, contornos e características
Database Marketing:
• Aprender conceitos de bases de dados, data mining e database marketing.
• Adquir conceitos chave de database marketing: LTV, RFM, etc.
• Identificar problemas de marketing que podem ser abordados com data mining.
• Valorizar a avaliação objectiva das acções de marketing.
• Conhecer as fases de um projecto de data mining.
• Adquirir competências básicas de desenvolvimento de projectos de data mining usando Power Bi e RapidMiner.
O objetivo da unidade curricular é o desenvolvimento de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou estágio e a produção do respetivo relatório. De acordo com a natureza do trabalho desenvolvido, os estudantes deverão ser capazes de definir o(s) problema(s) a investigar/solucionar, enquadrá-lo teoricamente, desenvolver as questões a que o projeto deverá responder, definir metodologias de investigação/desenvolvimento do projeto, apresentar e discutir os resultados obtidos e produzir conclusões.
Propor, apresentar e discutir um projeto de investigação/ dissertação. Dominar o processo metodológico e métodos de análise, quer quantitativos, quer qualitativos.
Ler, analisar criticamente, resumir e apresentar artigos de natureza científica.