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Análise de Mercados

Código: 2GEC01     Sigla: AM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão Comercial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GCOM 29 Plano Oficial de Bolonha 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dominar as principais métodos e técnicas úteis em estudos de mercado e análise de séries de natureza comercial.

Compreender a importância da informação em estudos de Gestão Comercial: conceção de modelos de análise, planeamento de informação e inquéritos, tratamento de dados, análise de resultados e apresentação de relatórios.

Conceção de modelos quantitativos e análise de dados com recurso a software especializado (SPSS e EVIEWS).

Ler e produzir documentos científicos na área Comercial e de Gestão em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar, planear, produzir e analisar informação relevante para as empresas e estudos de natureza comercial e de gestão.

Conhecer a metodologia científica com vista à realização de estudos de mercado e de trabalhos / dissertação.

Conhecimento dos procedimentos de inquirição, criação de escalas e elaboração de um questionário.

Conhecimento de métodos e técnicas de análise de dados.

Utilizar software especializado de análise de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Estatística e de Regressão Linear Múltipla (ao nível da Licenciatura de Economia/Gestão da FEP)

Programa

 

  • 1- Introdução: Análise de Mercados e estudos em Gestão Comercial

 

(Sessão 1)

  • 2- Previsão de vendas e estudos quantitativos de séries comerciais. Estudo aplicado com utilização de dados reais

 (Sessão 2, 3, 4 e 5)

 

  • 3- Estudos de mercado e questionário de investigação. Estudo aplicado

(Sessões 5 e 6)

 

  • 4- Inquéritos e amostragem

(Sessão 7 e 8)

 

  • 5- Análise de dados: análise fatorial e de clusters. Estudo aplicado

(Sessão 10 e 11)

  • 6- Modelos explicativos complementares: regressão múltipla, ANOVA e análise conjunta. Estudo aplicado

 (Sessões 13 e 14)

 

      . 7- Estudo e discussão de artigos científicos (3)

(Sessão 9 e 12)

 

 

Bibliografia Obrigatória

Malhotra; Marketing Research, Mc-Graw Hill, 2007

Bibliografia Complementar

Hair, Black, Babin, Anderson and Tatham; Multivariate data analysis, 7th ed.,, 2010, Prentice-Hall, 2010
Hanke, Wichern, Reitsch; Business Forecasting, Prentice Hall, 2001
Levy and Lemeshow; Sampling of populations - methods and applications, Wiley, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas presenciais;
- estudo de casos com dados reais  e software especializado
- participação dos alunos - trabalhos e exposições.

Software

EVIEWS
SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 9,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Presenças e participação nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação na disciplina pode obter-se em duas oportunidades:

 

1- Época normal- por “Avaliação distribuída com exame final”.

 

Este processo de avaliação inclui uma prova escrita global sobre o programa da disciplina (“exame final”) com peso de 80% e um trabalho escrito que vale 20%.

 

Fórmula : Prova escrita de exame final (80%) + Trabalho e presença nas aulas (20%)

 

NOTA: A prova escrita de exame final contém questões (com ponderação de 40%) sobre 3 artigos que são apresentados pelos alunos e discutidos durante as aulas.

 

2- Época de recurso – por exame.

A avaliação é feita por exame final escrito com ponderação de 100%.

Provas e trabalhos especiais


Os alunos são solicitados a:


- efectuar um trabalho  (exemplo: modelização/ previsão de séries comerciais, estudo aplicado com dados reais);

- estudar 3 artigos propostos que são apresentados pelos alunos e discutidos durante as aulas;

- participar na concepção de modelos e análise de dados de tópicos específicos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação


Os estudantes podem obter melhoria de classificação na época de recurso através de exame final  com peso de 100%.

Observações

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