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Cursos

Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6452
Sigla: M:EFQ
Descrição: O Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FCUP visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Nesse sentido, o curso assegura uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Astronomia para o Ensino

F4037 - ECTS

O primeiro objetivo desta unidade cuirricular é o de reconhecer a astronomia como uma área científica cujo desenvolvimento histórico muito contribuiu e despoletou o desenvolvimento científico. Outro objetivos são os de descrever os principais constituintes do Universo, como funcionam e como se organizam e de dar um visão da astronomia atual e dos principais desenvolvimentos futuros desta área. 

Desenvolvimento Curricular e Avaliação

FEG4013 - ECTS

A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:

Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;

- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português

- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas

- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor

-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular

 

Didática da Física I 

DID4005 - ECTS

• Estar preparado, ao nível pedagógico-didático, para o exercício da prática docente em Física no Ensino Básico.

• Analisar as potencialidades da epistemologia da ciência no Ensino e na aprendizagem da Física.

• Implementar a Resolução de Problemas como estratégia de ensino da Física, quer a nível teórico, quer a nível laboratorial.

• Discutir a abordagem de conceitos físicos no âmbito dos Programas do Ensino Básico.

• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, ao nível do Ensino Básico.

• Dominar o conteúdo conceptual e processual do Programa de Física do Ensino Básico.

• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, de acordo com os resultados da investigação didática.

Didática da Química I 

DID4011 - ECTS

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a unidade curricular de Didática da Química I pretende capacitar os estudantes, futuros professores, para realizar o planeamento de longo e médio prazo de sequências didáticas que, para além de atenderem aos documentos oficiais do Ministério da Educação, têm que considerar os processos e os resultados apresentados em artigos de investigação na área da química educacional, privilegiar o desenvolvimento de trabalho experimental (considerando o desenvolvimento de processos e atitudes científicas) e de material de apoio às aulas, bem como esboçar instrumentos de diagnóstico e avaliação da aprendizagem dos seus alunos.

Organização Escolar

FEG4014 - ECTS
  • Analisar criticamente modelos teóricos, imagens e metáforas aplicadas à escola enquanto organização, com base numa análise psicossociológica.

 

  • Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.

 

  • Conhecer e compreender os diferentes órgãos administrativos das escolas e agrupamentos, as suas competências e modos de funcionamento, assim como os documentos estruturantes (projeto educativo e regulamento interno).

 

  • Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.

 

  • Diferenciar e caracterizar os estilos e tipos de liderança escolar, bem como os papéis e funções das lideranças intermédias nas dinâmicas organizacionais das escolas.

 

  • Reconhecer o poder de agência do professor na organização escolar e o impacto deste na gestão democrática e na autonomia escolar.

 

  • Reconhecer e refletir sobre as variáveis organizacionais que influenciam os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma visão crítica sobre a estrutura e funcionamento das escolas.

 

  • Compreender os princípios da autonomia e da descentralização na administração e gestão democrática das escolas, valorizando a sua relevância no contexto educacional português.

Psicologia do Desenvolvimento

FEG4012 - ECTS
  1. Abordar a relação entre Escola, Educação e Desenvolvimento.
  2. Refletir sobre as perspetivas que, a partir dos paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, se produzem sobre aquela relação.
  3. Refletir sobre as implicações de cada uma dessas perspetivas no que diz respeito às estratégias de ensino;
  4. Refletir sobre as implicações de cada uma dessas perspetivas no que diz respeito à configuração da relação pedagógica.

Didática da Física II

DID4019 - ECTS

• Preparar, ao nível pedagógico-didático, os futuros docentes de Física do Ensino Secundário.

• Analisar as potencialidades da epistemologia da ciência no Ensino e na aprendizagem da Física.

• Implementar a Resolução de Problemas como estratégia de ensino da Física, quer a nível teórico como  a nível laboratorial.

• Discutir a abordagem de conceitos físicos no âmbito dos Programas do Ensino Secundário.

• Planificar atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, ao nível do Ensino Secundário, de acordo com os resultados da investigação didática. 

 

Didática da Química II

DID4020 - ECTS

No âmbito do “Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, conferente de habilitação para a docência, a unidade curricular “Didática da Química II” pretende criar um espaço para aprofundar a problematização e análise crítica das finalidades e das formas de desenvolvimento da Educação em Química, visando criar os alicerces para uma prática pedagógica promotora da literacia científica e do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Intenta-se, assim, potenciar o desenvolvimento do conhecimento didático específico de Química, através da criação, desenvolvimento e avaliação de experiências educativas (cenários de aprendizagem, recursos didáticos e atividades práticas e laboratoriais), em contexto formal e não-formal, centradas em aspetos processuais e epistemológicos da Ciência, e que visam um ensino reflexivo, contextualizado e orientado para a investigação. Na unidade curricular “Didática da Química II”, procura-se contribuir para aproximar a forma como se ensina nas escolas, as propostas curriculares e a investigação em educação.

Física Complementar

F4002 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos de física adquiridos na licenciatura segundo a abordagem que consistirá na articulação das componentes:

  1. i) revisão de conceitos tendo presente a perspetiva histórica da sua evolução;
  2. ii) análise de situações concretas que implicam domínio operacional desses conceitos, as quais, não sendo exigentes do ponto de vista formal, obrigam a um conhecimento aprofundado dos princípios envolvidos.



História da Ciência e da Tecnologia

FEG4007 - ECTS

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular os estudantes conheçam alguns tópicos fundamentais da história das ciências e da tecnologia e usem esses conhecimentos para os integrar na atualidade em atividades de ensino e divulgação.

Química Complementar

Q4010 - ECTS Consolidar, aprofundar e discutir temas de química lecionados no ensino secundário em que os estudantes necessitem de formação acrescida.

Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada

FP5001 - ECTS

Preparar adequadamente os futuros professores para a prática letiva nos ensinos Básico e Secundário, em
Física e Química, tanto ao nível científico como pedagógico.


Educação para a Sustentabilidade

FEG4015 - ECTS

 Módulo I 

- Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentável e geoética.
- Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais. 
- Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à educação para o desenvolvimento sustentável e para uma cidadania global.
- Ser capaz de realizar propostas educativas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário apoiadas no ensino orientando para a aprendizagem por casos.


Modulo II

-
Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.
- Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combustíveis fósseis e possiveis mitigações.
- Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).


Modulo III 

- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).


Módulo IV

- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).

Laboratório Complementar de Física

F4038 - ECTS

BLOCO 1 - Consolidar

  • as técnicas de análise de dados associadas à realização experimental, tanto de índole gráfica como estatística (teoria de erros)
  • a escrita correta de artigos e/ou relatórios científicos, enfatizando aspetos como clareza e sintetização, na descrição de conceitos científicos, de métodos experimentais e respetiva implementação, de apresentação da análise e discussão de resultados obtidos e de subsequentes conclusões.

BLOCO 2 - Promover nos estudantes desta UC a capacidade de

  • Conceber e estruturar de forma competente experiências laboratoriais relevantes para a sua atividade como docentes do ensino pré-universitário
  • elaborar protocolos de experiências estruturados de forma a garantir nos estudantes do ensino pré-universitário a aprendizagem de procedimentos experimentais e o desenvolvimento de competências como espírito crítico, habilidade experimental e criatividade
  • compreender e explorar os conceitos de Física adequados para assegurar as alíneas anteriores.

Laboratório Complementar de Química

Q4032 - ECTS Com esta unidade curricular pretende-se complementar a formação experimental dos estudantes em Química. Espera-se que os estudantes adquiram as competências necessárias para planear, montar e realizar trabalhos práticos experimentais em diversas áreas de Química, com espírito crítico, incluindo a respetiva análise e tratamento de resultados.
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