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Didática da Química II

Código: DID4020     Sigla: DID4020

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 11 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 9 77 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Susana Lopes Morais Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 5,92
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 5,92
Carla Susana Lopes Morais 5,92

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito do “Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, conferente de habilitação para a docência, a unidade curricular “Didática da Química II” pretende criar um espaço para aprofundar a problematização e análise crítica das finalidades e das formas de desenvolvimento da Educação em Química, visando criar os alicerces para uma prática pedagógica promotora da literacia científica e do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Intenta-se, assim, potenciar o desenvolvimento do conhecimento didático específico de Química, através da criação, desenvolvimento e avaliação de experiências educativas (cenários de aprendizagem, recursos didáticos e atividades práticas e laboratoriais), em contexto formal e não-formal, centradas em aspetos processuais e epistemológicos da Ciência, e que visam um ensino reflexivo, contextualizado e orientado para a investigação. Na unidade curricular “Didática da Química II”, procura-se contribuir para aproximar a forma como se ensina nas escolas, as propostas curriculares e a investigação em educação.

Resultados de aprendizagem e competências

- Perspetivas sobre a educação em ciências e domínio curricular

  • Aprofundar conhecimentos sobre a natureza da ciência e sobre as atitudes em relação à ciência.
  • Aprofundar conhecimentos sobre as relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTS|CTSA), incluindo a cultura científica, as artes e as humanidades.
  • Identificar e construir contextos relevantes para potenciar o ensino em contextos.
  • Analisar criticamente os programas curriculares, os manuais escolares e outros recursos educativos (nomeadamente digitais), o seu racional e organização.
  • Elaborar mapas de conceitos dos vários domínios e subdomínios curriculares.

- Prática laboratorial no ensino  

  • Reconhecer as potencialidades e limitações educativas de diferentes tipos de atividades laboratoriais.
  • Relacionar a componente conceptual e processual das atividades laboratoriais presentes nos programas curriculares e analisar a sua transposição didática.
  • Preparar e realizar as atividades laboratoriais atendendo às suas fases estruturantes: fases pré-laboratorial, laboratorial e pós-laboratorial.
  • Propor adaptações às atividades laboratoriais realizadas com enfoque: a) na potenciação do trabalho de laboratório para a investigação b) na articulação entre os saberes da ciência química e outras áreas do saber como a tecnologia, a engenharia e a matemática (STEM).
  • Desenvolver relatórios e V de Gowin e equacionar outras formas de avaliação.

- Planificação de experiências educativas

  • Conhecer os princípios orientadores associados à planificação didática.
  • Conhecer abordagens pedagógicas centradas em aspetos processuais e epistemológicos da ciência como o inquiry e a ciência cidadã.
  • Conhecer estratégias de ensino aplicadas ao ensino da química.
  • Analisar criticamente contextos não-formais de ensino e aprendizagem da química.
  • Conhecer práticas e técnicas de comunicação e de envolvimento de outros públicos com a ciência: o caso do storytelling.
  • Planear, de forma teórica e empiricamente fundamentada, intervenções didáticas em contexto formal e não-formal.
  • Desenvolver planificações e recursos didáticos orientados para o desenvolvimento de atividades educativas contextualizadas e de natureza investigativa.
  • Analisar criticamente artigos de investigação educacional: paradigmas de investigação educacional e potenciação entre prática educativa e investigação.
  • Compreender o lugar da investigação como modo de desenvolver ações informadas nos contextos da prática profissional.

- Avaliação de aprendizagens

  • Conhecer as perspetivas gerais sobre as funções da avaliação.
  • Discutir vantagens e desvantagens das diferentes técnicas de avaliação.
  • Selecionar as modalidades e os instrumentos de avaliação de acordo com as finalidades e objetivos curriculares.
  • Planear atividades de avaliação e elaborar instrumentos de avaliação teórica e empiricamente fundamentados.
  • Desenvolver tarefas de avaliação formativa equacionando a intervenção subsequente de forma a ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem e de tarefas e instrumentos de avaliação sumativa como as rúbricas de avaliação, testes, respetivas matrizes e critérios de correção.

- Comunicação oral e escrita

  • Apresentar de forma concisa, organizada e clara, os trabalhos da unidade curricular.

- Reflexividade sobre a prática

  • Demonstrar uma atitude reflexiva relativa à preparação da prática pedagógica e de valorização do desenvolvimento profissional e da formação ao longo da vida, bem como uma consciencialização para as dimensões ética e cívica da atividade docente.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Perspetivas sobre a educação em ciências e domínio curricular
1.1. Natureza do conhecimento científico e atitudes em relação à ciência.
1.2. Relações da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente (CTS|CTSA), a cultura científica, as artes e as humanidades.
1.3. Ensino de química em contextos: o caso da obra Salters Advanced Chemistry.
1.4. Programas curriculares e recursos escolares de química do Ensino Secundário .

2. Prática laboratorial no ensino da química
2.1. Objetivos, tipos de atividades e fases estruturantes das atividades laboratoriais.
2.2. Formas de implementação, articulação STEM e avaliação das atividades laboratoriais.

3. Planificação de experiências educativas
3.1. Planificação de sequências didáticas: princípios orientadores.
3.2. Abordagens orientadas para a investigação: inquiry e ciência cidadã.
3.3. Estratégias de ensino aplicadas ao ensino da química (ex.: questionamento, debate, trabalho colaborativo, role-play, analogias)
3.4. Espaços e contextos de educação não-formal.
3.5. Investigação educacional e prática educativa.
 
4. Avaliação de aprendizagens
4.1 Perspetivas gerais sobre as funções da avaliação.
4.2. Técnicas e instrumentos de avaliação das aprendizagens.

Bibliografia Obrigatória

Mintzes, J., Wandersee, J. H., & Novak, J. D.; Ensinando ciência para a compreensão: Uma visão construtivista, Plátano Edições Técnicas, 2000
Carvalho, P. S., Sousa, A. S., Paiva, J., & Ferreira, A. J. ; Ensino experimental das Ciências – um guia para professores do Ensino Secundário. Física e Química, , U. Porto Editorial., 2012
Eilks, I. & Hofstein, A. (Eds.) ; Teaching Chemistry – A Studybook: A practical guide and textbook for student teachers, teacher trainees and teachers, Sense Publishers, 2013
Roldão, M. C. ; Estratégias de ensino: O saber e o agir do professor. , Fundação Manuel Leão, 2009

Bibliografia Complementar

Aristeidou, M., Scanlon, E., & Sharples, M; Learning outcomes in online citizen science communities designed for inquiry., International Journal of Science Education, Part B, 2020. ISBN: https://doi.org/10.1080/21548455.2020.1836689
Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C.; Learning outcomes in online citizen science communities designed for inquiry., Chemistry Education Research and Practice, 2022. ISBN: https://doi.org/10.1039/D1RP00190F
Braund, M. & Reiss, M. ; Learning Science outside the classroom. , Routledge, 2004
Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M; Ciência, educação em ciência e ensino das ciências (Vol. 26), Ministério da Educação. , 2002
Flick, L. B. & Lederman, N. G. ; Scientific Inquiry and Nature of Science, Springer, 2006
García‐Martínez, J. & Serrano-Torregrosa, E. ; Chemistry education: Best practices, opportunities and trends, Wiley, 2015
Lambros, A; Problem-Based Learning in middle and high school classrooms, Corwin Press, 2004
Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. ; Estratégias de ensino/aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico, Editorial do Instituto Piaget. , 2005
Morais, C; Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent "chemophobia" and promote young childrens scientific literacy, Journal of Chemical Education, 2015. ISBN: https://doi.org/10.1021/ed5002416

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de problemas, leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos praticos e laboratoriais em grupo e individualmente.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho laboratorial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho de campo 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 77,00
Trabalho escrito 55,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes:

1- não devem faltar a mais de 1/4 das aulas previstas.

2- devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

A - Participação nas atividades propostas (em aula e no Moodle)
B - Trabalho escrito de planificação de atividades educativas, construção de recursos didáticos  e de instrumentos de avaliação
C - Trabalho laboratorial e relatórios
D - Apresentação e discussão dos trabalhos (simulações de aula e trabalho escrito)
E - Teste de avaliação

Nota final = 0,10 x A + 0,35 x B + 0,20 x C + 0,15 x D + 0,20 x E

Melhoria de classificação

Atendendo a que a UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas  as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.

Observações

Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também  colocada no Moodle.
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