Didática da Química II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No âmbito do “Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, conferente de habilitação para a docência, a unidade curricular “Didática da Química II” pretende criar um espaço para aprofundar a problematização e análise crítica das finalidades e das formas de desenvolvimento da Educação em Química, visando criar os alicerces para uma prática pedagógica promotora da literacia científica e do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Intenta-se, assim, potenciar o desenvolvimento do conhecimento didático específico de Química, através da criação, desenvolvimento e avaliação de experiências educativas (cenários de aprendizagem, recursos didáticos e atividades práticas e laboratoriais), em contexto formal e não-formal, centradas em aspetos processuais e epistemológicos da Ciência, e que visam um ensino reflexivo, contextualizado e orientado para a investigação. Na unidade curricular “Didática da Química II”, procura-se contribuir para aproximar a forma como se ensina nas escolas, as propostas curriculares e a investigação em educação.
Resultados de aprendizagem e competências
- Perspetivas sobre a educação em ciências e domínio curricular
- Aprofundar conhecimentos sobre a natureza da ciência e sobre as atitudes em relação à ciência.
- Aprofundar conhecimentos sobre as relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTS|CTSA), incluindo a cultura científica, as artes e as humanidades.
- Identificar e construir contextos relevantes para potenciar o ensino em contextos.
- Analisar criticamente os programas curriculares, os manuais escolares e outros recursos educativos (nomeadamente digitais), o seu racional e organização.
- Elaborar mapas de conceitos dos vários domínios e subdomínios curriculares.
- Prática laboratorial no ensino
- Reconhecer as potencialidades e limitações educativas de diferentes tipos de atividades laboratoriais.
- Relacionar a componente conceptual e processual das atividades laboratoriais presentes nos programas curriculares e analisar a sua transposição didática.
- Preparar e realizar as atividades laboratoriais atendendo às suas fases estruturantes: fases pré-laboratorial, laboratorial e pós-laboratorial.
- Propor adaptações às atividades laboratoriais realizadas com enfoque: a) na potenciação do trabalho de laboratório para a investigação b) na articulação entre os saberes da ciência química e outras áreas do saber como a tecnologia, a engenharia e a matemática (STEM).
- Desenvolver relatórios e V de Gowin e equacionar outras formas de avaliação.
- Planificação de experiências educativas
- Conhecer os princípios orientadores associados à planificação didática.
- Conhecer abordagens pedagógicas centradas em aspetos processuais e epistemológicos da ciência como o inquiry e a ciência cidadã.
- Conhecer estratégias de ensino aplicadas ao ensino da química.
- Analisar criticamente contextos não-formais de ensino e aprendizagem da química.
- Conhecer práticas e técnicas de comunicação e de envolvimento de outros públicos com a ciência: o caso do storytelling.
- Planear, de forma teórica e empiricamente fundamentada, intervenções didáticas em contexto formal e não-formal.
- Desenvolver planificações e recursos didáticos orientados para o desenvolvimento de atividades educativas contextualizadas e de natureza investigativa.
- Analisar criticamente artigos de investigação educacional: paradigmas de investigação educacional e potenciação entre prática educativa e investigação.
- Compreender o lugar da investigação como modo de desenvolver ações informadas nos contextos da prática profissional.
- Avaliação de aprendizagens
- Conhecer as perspetivas gerais sobre as funções da avaliação.
- Discutir vantagens e desvantagens das diferentes técnicas de avaliação.
- Selecionar as modalidades e os instrumentos de avaliação de acordo com as finalidades e objetivos curriculares.
- Planear atividades de avaliação e elaborar instrumentos de avaliação teórica e empiricamente fundamentados.
- Desenvolver tarefas de avaliação formativa equacionando a intervenção subsequente de forma a ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem e de tarefas e instrumentos de avaliação sumativa como as rúbricas de avaliação, testes, respetivas matrizes e critérios de correção.
- Comunicação oral e escrita
- Apresentar de forma concisa, organizada e clara, os trabalhos da unidade curricular.
- Reflexividade sobre a prática
- Demonstrar uma atitude reflexiva relativa à preparação da prática pedagógica e de valorização do desenvolvimento profissional e da formação ao longo da vida, bem como uma consciencialização para as dimensões ética e cívica da atividade docente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Perspetivas sobre a educação em ciências e domínio curricular
1.1. Natureza do conhecimento científico e atitudes em relação à ciência.
1.2. Relações da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente (CTS|CTSA), a cultura científica, as artes e as humanidades.
1.3. Ensino de química em contextos: o caso da obra Salters Advanced Chemistry.
1.4. Programas curriculares e recursos escolares de química do Ensino Secundário .
2. Prática laboratorial no ensino da química
2.1. Objetivos, tipos de atividades e fases estruturantes das atividades laboratoriais.
2.2. Formas de implementação, articulação STEM e avaliação das atividades laboratoriais.
3. Planificação de experiências educativas
3.1. Planificação de sequências didáticas: princípios orientadores.
3.2. Abordagens orientadas para a investigação: inquiry e ciência cidadã.
3.3. Estratégias de ensino aplicadas ao ensino da química (ex.: questionamento, debate, trabalho colaborativo, role-play, analogias)
3.4. Espaços e contextos de educação não-formal.
3.5. Investigação educacional e prática educativa.
4. Avaliação de aprendizagens
4.1 Perspetivas gerais sobre as funções da avaliação.
4.2. Técnicas e instrumentos de avaliação das aprendizagens.
Bibliografia Obrigatória
Mintzes, J., Wandersee, J. H., & Novak, J. D.; Ensinando ciência para a compreensão: Uma visão construtivista, Plátano Edições Técnicas, 2000
Carvalho, P. S., Sousa, A. S., Paiva, J., & Ferreira, A. J. ; Ensino experimental das Ciências – um guia para professores do Ensino Secundário. Física e Química, , U. Porto Editorial., 2012
Eilks, I. & Hofstein, A. (Eds.) ; Teaching Chemistry – A Studybook: A practical guide and textbook for student teachers, teacher trainees and teachers, Sense Publishers, 2013
Roldão, M. C. ; Estratégias de ensino: O saber e o agir do professor. , Fundação Manuel Leão, 2009
Bibliografia Complementar
Aristeidou, M., Scanlon, E., & Sharples, M; Learning outcomes in online citizen science communities designed for inquiry., International Journal of Science Education, Part B, 2020. ISBN: https://doi.org/10.1080/21548455.2020.1836689
Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C.; Learning outcomes in online citizen science communities designed for inquiry., Chemistry Education Research and Practice, 2022. ISBN: https://doi.org/10.1039/D1RP00190F
Braund, M. & Reiss, M. ; Learning Science outside the classroom. , Routledge, 2004
Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M; Ciência, educação em ciência e ensino das ciências (Vol. 26), Ministério da Educação. , 2002
Flick, L. B. & Lederman, N. G. ; Scientific Inquiry and Nature of Science, Springer, 2006
García‐Martínez, J. & Serrano-Torregrosa, E. ; Chemistry education: Best practices, opportunities and trends, Wiley, 2015
Lambros, A; Problem-Based Learning in middle and high school classrooms, Corwin Press, 2004
Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. ; Estratégias de ensino/aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico, Editorial do Instituto Piaget. , 2005
Morais, C; Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent "chemophobia" and promote young childrens scientific literacy, Journal of Chemical Education, 2015. ISBN: https://doi.org/10.1021/ed5002416
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de problemas, leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos praticos e laboratoriais em grupo e individualmente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Trabalho de campo |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
Estudo autónomo |
65,00 |
Frequência das aulas |
77,00 |
Trabalho escrito |
55,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência os estudantes:
1- não devem faltar a mais de 1/4 das aulas previstas.
2- devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação:
A - Participação nas atividades propostas (em aula e no Moodle)
B - Trabalho escrito de planificação de atividades educativas, construção de recursos didáticos e de instrumentos de avaliação
C - Trabalho laboratorial e relatórios
D - Apresentação e discussão dos trabalhos (simulações de aula e trabalho escrito)
E - Teste de avaliação
Nota final = 0,10 x A + 0,35 x B + 0,20 x C + 0,15 x D + 0,20 x E
Melhoria de classificação
Atendendo a que a UC obedece à tipologia de avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.
Observações
Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também colocada no Moodle.