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Organização Escolar

Código: FEG4014     Sigla: FEG4014

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EBG 18 Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 1 - 3 21 81
M:EFQ 11 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 3 21 81
M:ENSM 25 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Manuel Teixeira Marinho Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,62
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,62
Paulo Manuel Teixeira Marinho 1,62

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos


  • Analisar criticamente modelos teóricos, imagens e metáforas aplicadas à escola enquanto organização, com base numa análise psicossociológica.


 



  • Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.


 



  • Conhecer e compreender os diferentes órgãos administrativos das escolas e agrupamentos, as suas competências e modos de funcionamento, assim como os documentos estruturantes (projeto educativo e regulamento interno).


 



  • Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.


 



  • Diferenciar e caracterizar os estilos e tipos de liderança escolar, bem como os papéis e funções das lideranças intermédias nas dinâmicas organizacionais das escolas.


 



  • Reconhecer o poder de agência do professor na organização escolar e o impacto deste na gestão democrática e na autonomia escolar.


 



  • Reconhecer e refletir sobre as variáveis organizacionais que influenciam os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma visão crítica sobre a estrutura e funcionamento das escolas.


 



  • Compreender os princípios da autonomia e da descentralização na administração e gestão democrática das escolas, valorizando a sua relevância no contexto educacional português.

Resultados de aprendizagem e competências

A metodologia de ensino centrada no estudante e apoiada em diversas estratégias permite que o estudante se familiarize com o sistema educativo português e com a especificidade da organização escolar. O convite de um palestrante professor de ciências ou especialista em gestão escolar e a pesquisa sobre a organização escolar proporcionará aos estudantes uma melhor compreensão da realidade, da gestão e administração escolar, do funcionamento da sala de aula, nomeadamente da sala de aula de ciência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A ESCOLA: UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA E ESPECÍFICA

 



  • Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas;

  • As Organizações Educativas e a Escola como Organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola



 

O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS

 



  • Organização do sistema educativo português - Perspetivas jurídicas, normativas e legais

  • Órgãos de administração da escola ou agrupamento - Competências e modo de funcionamento; Documentos Estruturantes: Projeto educativo e regulamento interno

  • A Administração e Gestão Democrática da Escola: Autonomia e Descentralização



 

LIDERANÇAS E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR



  • Estilos e tipo de lideranças na organização escolar



  • Papeis e funções das lideranças intermédias na organização escolar



  • O professor e o poder de agencia na organização escolar


Bibliografia Obrigatória

Barroso, João; A Escola Pública, Regulação, Desregulação, Privatização, Asa., 2003
Brunsson, Nils; A Organização da Hipocrisia., Asa, 2006
Ferreira, Elisabete; (D)Enunciar a Autonomia, Prémio SPCE 2011, Porto Editora, 2012
Lima, Licínio; Compreender a Escola – Perspectivas de Análise Organizacional, Asa, 2006
Licínio Lima, Virgínio Sá, Leonor Torres; Diretores escolares em ação, Fundação Manuel Leão, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia de ensino apoiada na diversidade estratégica com exposições suportadas em apresentações PowerPoint, intervaladas com discussão e diálogo e uma componente mais prática de desenvolvimento autónomo de pesquisa e reflexão. Será, ainda, promovida a participação ativa dos estudantes na apresentação e discussão da pesquisa e dos conteúdos.

 Os estudantes desta Unidade Curricular (UC) serão avaliados por meio de três trabalhos, visando estimular a análise crítica e a reflexão sobre as temáticas discutidas. O primeiro trabalho é uma síntese analítica e crítica-reflexiva individual, em que cada estudante abordará as questões orientadoras de análise e reflexão apresentadas ao longo do curso. Este trabalho individual representa 50% da avaliação final.

Além disso, os estudantes realizarão dois trabalhos em grupo, em sala de aula, onde deverão analisar e propor soluções para uma situação-problema específica. O primeiro trabalho em grupo valerá 30% da nota final, e o segundo, 20%.

Essas atividades inserem-se numa metodologia de ensino que promove a participação ativa dos estudantes, incentivando-os a envolver-se diretamente na construção do conhecimento, a partir de um processo de análise coletiva e prática reflexiva sobre o contexto educacional e organizacional abordado na UC.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho Individual: Síntese 50% (realizada em sala de aula - data de Exame)
Trabalhos de Grupo: 30% + 20% = 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as leis e estatutos especiais.

O estudante que usufruir de estatuto de estudante trabalhador deve contatar a professor nos primeiros 15 dias de aulas.

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação por Exame.
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