Organização Escolar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
- Analisar criticamente modelos teóricos, imagens e metáforas aplicadas à escola enquanto organização, com base numa análise psicossociológica.
- Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.
- Conhecer e compreender os diferentes órgãos administrativos das escolas e agrupamentos, as suas competências e modos de funcionamento, assim como os documentos estruturantes (projeto educativo e regulamento interno).
- Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.
- Diferenciar e caracterizar os estilos e tipos de liderança escolar, bem como os papéis e funções das lideranças intermédias nas dinâmicas organizacionais das escolas.
- Reconhecer o poder de agência do professor na organização escolar e o impacto deste na gestão democrática e na autonomia escolar.
- Reconhecer e refletir sobre as variáveis organizacionais que influenciam os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma visão crítica sobre a estrutura e funcionamento das escolas.
- Compreender os princípios da autonomia e da descentralização na administração e gestão democrática das escolas, valorizando a sua relevância no contexto educacional português.
Resultados de aprendizagem e competências
A metodologia de ensino centrada no estudante e apoiada em diversas estratégias permite que o estudante se familiarize com o sistema educativo português e com a especificidade da organização escolar. O convite de um palestrante professor de ciências ou especialista em gestão escolar e a pesquisa sobre a organização escolar proporcionará aos estudantes uma melhor compreensão da realidade, da gestão e administração escolar, do funcionamento da sala de aula, nomeadamente da sala de aula de ciência.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A ESCOLA: UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA E ESPECÍFICA
- Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas;
- As Organizações Educativas e a Escola como Organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
O SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS
- Organização do sistema educativo português - Perspetivas jurídicas, normativas e legais
- Órgãos de administração da escola ou agrupamento - Competências e modo de funcionamento; Documentos Estruturantes: Projeto educativo e regulamento interno
- A Administração e Gestão Democrática da Escola: Autonomia e Descentralização
LIDERANÇAS E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
-
Estilos e tipo de lideranças na organização escolar
-
Papeis e funções das lideranças intermédias na organização escolar
-
O professor e o poder de agencia na organização escolar
Bibliografia Obrigatória
Barroso, João; A Escola Pública, Regulação, Desregulação, Privatização, Asa., 2003
Brunsson, Nils; A Organização da Hipocrisia., Asa, 2006
Ferreira, Elisabete; (D)Enunciar a Autonomia, Prémio SPCE 2011, Porto Editora, 2012
Lima, Licínio; Compreender a Escola – Perspectivas de Análise Organizacional, Asa, 2006
Licínio Lima, Virgínio Sá, Leonor Torres; Diretores escolares em ação, Fundação Manuel Leão, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia de ensino apoiada na diversidade estratégica com exposições suportadas em apresentações PowerPoint, intervaladas com discussão e diálogo e uma componente mais prática de desenvolvimento autónomo de pesquisa e reflexão. Será, ainda, promovida a participação ativa dos estudantes na apresentação e discussão da pesquisa e dos conteúdos.
Os estudantes desta Unidade Curricular (UC) serão avaliados por meio de três trabalhos, visando estimular a análise crítica e a reflexão sobre as temáticas discutidas. O primeiro trabalho é uma síntese analítica e crítica-reflexiva individual, em que cada estudante abordará as questões orientadoras de análise e reflexão apresentadas ao longo do curso. Este trabalho individual representa 50% da avaliação final.
Além disso, os estudantes realizarão dois trabalhos em grupo, em sala de aula, onde deverão analisar e propor soluções para uma situação-problema específica. O primeiro trabalho em grupo valerá 30% da nota final, e o segundo, 20%.
Essas atividades inserem-se numa metodologia de ensino que promove a participação ativa dos estudantes, incentivando-os a envolver-se diretamente na construção do conhecimento, a partir de um processo de análise coletiva e prática reflexiva sobre o contexto educacional e organizacional abordado na UC.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
10,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho Individual: Síntese 50% (realizada em sala de aula - data de Exame)
Trabalhos de Grupo: 30% + 20% = 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as leis e estatutos especiais.
O estudante que usufruir de estatuto de estudante trabalhador deve contatar a professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação por Exame.