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Cursos

Licenciatura em Design de Comunicação

Dados Gerais

Código Oficial: 9070
Sigla: DC

Diplomas

  • Licenciatura em Design de Comunicação (240 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho I

D111 - ECTS Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Desenvolver a acuidade percetiva e visual na relação com as diferentes tipologias do Desenho.
Compreender o desenho como veiculo que opera, se relaciona e se equaciona, entre a perceção e representação. 
Desenvolver competências de entendimento, manipulação e seleção nos diferentes modos de fazer e meios de representação do desenho.
Fornecer o saber e a segurança de uma tecnologia.
Conhecer e aplicar as terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o aluno para a importância do património e história do desenho.

Introdução ao Design

ITD111 - ECTS A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais:

1 - a investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial aos processos e à reflexão e crítica dos resultados.
2 - o desenvolvimento de exercícios que procurarão questionar os meios de comunicação visual assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos.
3 - a experimentação de metodologias tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 - o desenvolvimento e pesquisa de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - a discussão sobre o papel do Design na sociedade, subscrevendo temas que explorem as articulações entre o Design e diferentes audiências ou o Design e a ética.

Geometria

G102 - ECTS Nesta Unidade Curricular, com o estudo da geometria, pretende-se incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o caráter sintético relativamente ao mundo dos objetos e dos espaços.
Partindo do pressuposto da geometria como estrutura do desenho, o estudante deverá adquirir saberes que lhe permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objetos e dos espaços e da sua mútua inter-relação.

História da Arte I

HA101 - ECTS Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem.
Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes.
A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal.
Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.

Introdução à Cultura Contemporânea

ICC101 - ECTS A Cultura Contemporânea (CC) é o ambiente no qual vivem e respiram artistas e designers contemporâneos. Como tal limita e condiciona a sua prática, embora igualmente a permita e a possa potenciar. Por isso se torna importante conhecê-la e compreendê-la, para ser possível situar-se relativamente a ela. A Introdução à Cultura Contemporânea (ICC) pretende, para além de evidenciar essa importância, ajudar a essa compreensão. Não tanto "introduzir" à CC, no sentido de conduzir para o interior de, mas mais "apresentar" a CC deixando a cada um a decisão de nela entrar, pouco ou muito, mais ou menos, e de qual ou quais as portas por onde entrar ou meramente espreitar.
Não sendo a CC um campo facilmente delimitável, reduzi-la a alguns dos seus aspectos, por mais decisivos que pudessem parecer, traria por certo uma rigidez indesejável à compreensão pretendida. Por isso o objectivo primeiro da ICC, muito mais que inventariar um conjunto de temas, é o de fazer sentir a presença difusa da CC no nosso quotidiano, e consequentemente a sua anterioridade e prevalência relativamente a qualquer decisão ou acção nossa. Mas o iniciante precisa, para sentir essa presença, de se sentir também a si próprio, precisa de conhecer e reconhecer as suas afinidades e resistências relativamente a esse campo, porque só nesse confronto ele poderá realmente sentir e não meramente "saber". A sua atenção e o seu esforço estarão, para isso, mais centrados em se localizar nesse "mapa" do que em o conhecer pormenorizadamente, em se orientar nele mais do que em seguir obedientemente qualquer percurso "turístico" predeterminado. Para tanto a ICC terá também de ajudar o iniciante a desenvolver a sua curiosidade e autonomia relativamente à CC, e portanto a sua auto-confiança e capacidade de partir de si para o que quer que decida fazer ou tentar fazer.
Trata-se pois, nesta disciplina, de pôr frente a frente uma cultura, a CC, e um sujeito, o aluno, de modo a que este possa, o mais conscientemente possível, determinar o seu próprio caminho por entre uma multiplicidade de possibilidades, muitas vezes inconciliáveis ou até contraditórias entre si.

Introdução às Ferramentas Digitais

IFD101 - ECTS A unidade curricular de Introdução às Ferramentas Digitais propõe como objectivos principais:

1 - uma compreensão histórica dos média digitais e o seu papel actual na prática de design
2 - um enquadramento contextual dos conceitos essenciais da imagem digital e dos meios envolvidos (hardware e software)
3 - a exposição dos princípios e prática da construção, produção e manipulação da imagem e do documento digital, divididos segundo as áreas de imagem bitmap, imagem vectorial e paginação (DTP)
4 - a criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem digital
5 - a realização de exercícios que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos que possam ser parte do alicerce técnico da prática individual

História da Arte II

HA102 - ECTS Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem.
Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes.
A disciplina cobre o período histórico do Renascimento, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte renascentista, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal.
Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores, e de outras menos conhecidas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.

História e Teoria da Comunicação

HTC201 - ECTS Destinando-se em regime 'obrigatório' aos alunos da LDC e em regime optativo aos restantes alunos da FBAUP, a UC terá de tentar um equilíbrio entre os problemas da comunicação em 'regime tecnológico' (essencial para o DC) e as questões mais específicas colocadas pela relação difícil entre Arte e cominicação.

Metodologias de Investigação em Design

MID102 - ECTS

Tipografia

T500 - ECTS Objectivos: Familiarizar os alunos com a história e metodologia prática e teórica da composição.

Competências: Capacidade de tomar, justificar e concretizar decisões na área da composição tipográfica.

Resultados da Aprendizagem: Um conhecimento fluente da prática da composição tipográfica, da sua história, da sua crítica, que possa servir de base a um exercício rigoroso do design gráfico ou de comunicação.

Design I

DSG200 - ECTS Conhecer, compreender e experimentar diferentes sistemas de escrita (Caligrafia e Tipografia). Apresentar e sensibilizar os discentes para temas, tão antigos como atuais, como: sociedades ágrafas, pré-escrita, alfabetos, abecedários, caligrafia, grafito (graffiti), escrita artificial, desenho de letras tipográfica, suportes e artefactos de escrita, etc., com incidência para o valor histórico-cultural de paradigmas da linguagem verbal contemporânea. O estudo da Caligrafia permitirá abordar as origens estéticas e formais dos caracteres assim como, compreender e avaliar, as proporções, ritmo e espaços entre letras, palavras e linhas. Dominar os princípios básicos da Caligrafia e, posteriormente, da Tipografia permitirá os discentes adquirirem aptidões concetuais e técnicas para progredirem com mais e melhor solidez artística e intelectual em subdisciplinas da área do Design como o design tipográfico (ortipografia, nanotipografia, microtipografia, macrotipografia), a identidade visual corporativa, o design editorial e o infografismo.

Desenho II

D201 - ECTS OBJECTIVOS:
Consolidar a acuidade visual e a destreza gestual implicadas nas representações do real.
Explorar as interligações entre processos perceptivos, meios e imagens de desenho.
Iniciar o confronto com o universo plural (histórico e funcional) das imagens de desenho.
Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no domínio do desenho, que ampliem as capacidades instrumentais de cada estudante.
Situar a relação entre percepção visual e percepção háptica (gesto) como base operativa do desenho.
Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.
Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.
Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Capacidade em lidar com informação visual complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeita a assuntos de natureza espacial, anatómica e cénica.
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados ao trabalho em curso.
Conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas do desenho.
Familiaridade com regimes gráficos de natureza diversa, da abordagem caligráfica à taxonómica.
Capacidade de relacionar o saber adquirido, a história, os modos do desenho, e as expectativas individuais.

Estética I

E201 - ECTS Fornecer os instrumentos conceptuais capazes de potenciar o exercício de uma reflexão crítica e informada que tenha como objecto primeiro a criação e recepção das obras de arte. O contacto com um percurso temático historicamente orientado —o qual percorre o pensamento de alguns dos principais agentes da reflexão estética do passado e da contemporaneidade— deverá potenciar a autonomia crítica e a interiorização da intrínseca interdependência entre a dimensão de produção e recepção artísticas e o discurso conceptual; e, de um modo mais lato, a intrínseca interdependência entre as representações de mundo privilegiadas por uma dada época, cultura ou artista, e o modo como a arte é pensada, produzida e experienciada. Neste sentido, pensar a arte será, antes do mais, entendido como uma investigação sobre o próprio pensamento, isto é, sobre os instrumentos culturais de representação do real.

Procuraremos identificar qual a especificidade das linguagens de representação artísticas face a outras formas de pensar e experienciar o mundo. Genericamente, o problema da Representação colocar-se-á segundo uma dupla dimensão:
1) Qual a representação de mundo privilegiada por uma dada época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é o mundo?; ou ainda, qual o modo privilegiado de representar o mundo?
2) Qual a representação de arte privilegiada por uma da época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é a arte?
Se normalmente é em função de uma resposta, pelo menos implícita, à questão o que é o mundo? que se define a resposta à questão o que é a arte?, também é possível pensar que em algumas épocas, práticas ou pensadores é em função da segunda que se define a primeira. É disto exemplo o modo como a representação de mundo produzida pela arte num determinado período histórico-cultural condiciona activamente a própria transformação do mundo —estejam ou não os agentes conscientes disso.
Parece-nos possível pensar a história da arte e a história da estética, enquanto reflexão temática, como resultado de um processo de interacção entre uma —múltipla— representação de mundo e uma —igualmente múltipla— representação de arte. Esta interacção desenvolve-se em duas vertentes principais:
a) — A da adequação —ou inadequação— da representação artística a uma subjacente, mas nem sempre consciente representação de mundo. Segundo esta concepção, a arte imita a vida. É este o óbice maior à noção de representação mimética, que durante largo tempo estruturou e condicionou a arte ocidental: tratar-se-ia sempre de uma representação de segundo grau, isto é, da representação de uma representação.
b) — A adequação do mundo a uma determinada representação artística de mundo — isto é, o desejo de fazer do mundo uma obra de arte. Este é o desejo que animou ao longo, pelo menos, do último século, as vanguardas artísticas socialmente comprometidas. Segundo este modelo, que é o da modernidade, não é a arte que imita a vida, é a vida que imita a arte. No entanto, a pretensão várias vezes formulada de adequar o mundo a uma representação ideal inspirou algumas das mais terríveis experiências políticas do século XX.
Isto torna claro o carácter extremamente problemático da relação entre arte e realidade, adquirindo um papel central a noção de representação: é a partir dela que um e outro conceito se definem. Torna-se, por isso, pertinente interrogar a arte a partir da noção de representação, segundo as variáveis acima referidas. O equacionar destas variáveis permitirá uma focalização das nossas análises, desenhando um percurso dirigido, tendente a proporcionar uma compreensão da arte enquanto fenómeno cultural histórica e culturalmente situado.

Media

M201 - ECTS Esta unidade curricular tem como principal objectivo abordar uma multiplicidade de media relevantes para a prática do Design de Comunicação, pondo em prática uma introdução às tecnologias e gramáticas específicas de cada um e analizando-os discretamente em módulos interdependentes.

Serão desenvolvidas competências de nível genérico nas áreas da Fotografia, Vídeo e Áudio. No final do semestre os discentes terão concretizado um contacto informal com uma multiplicidade de media que serão desenvolvidos posteriormente e com maior protagonismo em unidades curriculares de natureza específica.

Video I

V201 - ECTS Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspectiva da concepção e realização.
Aprendizagem técnica e tecnológica da video-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a concepção, realização e edição de objectos audiovisuais: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Primeira aproximação à história e análise dos media no cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros e as estruturas narrativas.
Desenvolvimento de projectos multidisciplinares acentuando-se a componente de pós-produção\edição digital.
Introdução aos grafismos cinemáticos (motion graphics) e à publicidade institucional.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Fotografia I

F202 - ECTS — Compreender e dominar a gramática da luz e o seu significado na transformação da linguagem do objecto fotográfico;
— Analisar o espaço de representação a partir da ferramenta fotográfica;
— Adquirir um discurso fotográfico que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação visual;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e design de comunicação.

História do Design

HD102 - ECTS O objectivo desta cadeira é dar aos alunos um conhecimento operativo e crítico da história do design gráfico.

Competências: escrita e argumentação crítica sobre a história do design gráfico.

Resultados: Espera-se que o aluno conheça de modo fluente as tendências e a história do design, bem como as suas metodologias, conseguindo aplicar este conhecimento de modo dinâmico enquanto designer, enquanto investigador e enquanto editor ou comissário.

Ilustração I

I202 - ECTS Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como os diferentes meios de actuação.

Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que irão possibilitar, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração.

Explorar metodologias narrativas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos mecanismos narrativos implícitos e à capacidade ilustrativa dos diferentes suportes e materiais.

Laboratório de Som e Imagem

LSI202 - ECTS Compreender o contexto histórico, social e técnico dos media digitais, particularmente na sua vertente audiovisual, de forma a integrar a prática expressiva e crítica individual.
Desenvolver práticas experimentais com base nos fenómenos sonoros e visuais, com recurso a várias estratégias e métodos de investigação e concretização.
Consolidar hábitos e métodos de documentação de projecto.

Design II

DSG300 - ECTS Compreender conceitos estruturais de design de comunicação relacionados com sistemas de representação multimodais
Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade até à suas manifestações actuais
Desenvolver projectos utilizando os diversos media em que o design de identidade é actualmente desenvolvido
Desenvolver a cultura de projecto no design, questionando a prática do design e desenvolvendo o sentido crítico

Animação I

AI500 - ECTS Iniciação à animação - Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolver de uma narrativa, a elaboração de um "story-board" e de mapas de programação.
Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.


Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Animação II

AII500 - ECTS Aprofundamento à prática e história do cinema de animação - nível II.
Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
A elaboração de story-boards, de animatics e de mapas de programação.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.

Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Cenografia

CN500 - ECTS Nesta UC opcional semestral, o discente deverá adquir competências que lhe permitam ter noções sobre a evolução da Cenografia em termos históricos; ter conhecimento da relevância do Espaço Cénico em àreas da Arte distintas, bem como das relações que esta área estabelece com outras para a construção da Obra.
São igualmente analisadas questões de produção bem como luz, som, figurinos, adereços, ... além da importância dos diferentes intervenientes e do trabalho individual e em grupo.
O discente que frequente esta unidade curricular deverá ser capaz não só de criar, como de saber apresentar um projecto e saber concretizá-lo.
Deverá igualmente conciliar o seu potêncial criativo e plástico e saber aplicá-lo mediante as situações que lhe forem propostas.

Cerâmica I

CI500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Os objectivos, de caracter informativo e formativo, coexistem numa estreita relação como fonte de conhecimento e aprendizagem do processo cerâmico.
Fornecida a teoria, deverá ser dada prova do seu conhecimento por via oral ou escrita. A prática ocupará uma forte componente temporal.
Aliada à potencialidade criativa, a tecnológica, pretende incentivar os sentidos para possibilitar uma prática consciente dos projectos que ao longo do ano deverão ser desenvolvidos.

Cerâmica II

CII500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Conhecidos os materiais, os processos e o rendimento de uma série de destrezas instrumentais, resulta como objectivo prioritário, o aprofundamento do conhecimento cerâmico em concepção, e propostas mais complexas, que proporcionem maior sensibilidade com os meios.
O desenho, a pintura, a escultura, a problemática mural, os sistemas de revestimento e a integração, são componentes importantes nas propostas dos trabalhos práticos.

Crítica do Design

CD211 - ECTS O objectivo desta cadeira é dar aos alunos um conhecimento operativo das correntes da crítica do design gráfico, bem como a sua história.

Competências: escrita e argumentação crítica sobre design.

Resultados: Espera-se que o aluno conheça de modo fluente as tendências e a história da crítica do design, bem como as suas metodologias, conseguindo aplicar este conhecimento de modo dinâmico enquanto designer, enquanto investigador e enquanto editor ou comissário.

Desenhos do Corpo

DSC500 - ECTS Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.

Fotografia II

F502 - ECTS — Explorar linguagens de comunicação fortemente sustentadas pela imagem fotográfica (suporte analógico e digital).
— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativo ao registo e reprodução de imagens fotográficas.
— Compreender técnicas de manuseamento de equipamentos e de materiais necessários à obtenção de fotografias.
— Articulação de conhecimentos teóricos em contextos históricos e contemporâneos associados à prática fotográfica.
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre processos criativos que derivem da utilização da fotografia.
— Criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem fotográfica.
— Realização de exercícios/ projectos que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a importância da fotografia.

Grafismos Especializados

GE301 - ECTS Objectivo:
Preparar o estudante, numa perspectiva conceptual e operacional, para a prática de projectos de Design de Comunicação, cujo ciclo de produção é reduzido, desenvolvidos em territórios clássicos do Design Gráfico, com aplicações em suportes específicos.

Competências:
Dotar o estudante de ferramentas e metodologias operacionais por forma a responder a programas de encomenda específicos, que vão desde a animação gráfica de volumetrias, até à conceptualização de embalagens, optimizadas ao nível das suas funcionalidades, até à execução de artefactos gráficos de escala reduzida.

Resultados de Aprendizagem:
Permitir que o estudante, no final do período de aprendizagem possua capacidade autónoma para a resolução de projectos no âmbito do Design Gráfico, desde a sua concepção até à sua produção industrial, desenvolvendo competências e capacidade para o manipular e justificar.

Ilustração II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaico II

M502 - ECTS Na continuidade do Nível 1 o Nível II de mosaico versa toda a informação sobre esta técnica nos aspectos fundamentais da pintura monumental e parietal.
Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade. A técnica não se limita a um meio e um método mas, constitui-se ela própria, um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas anteriormente aprendidas.

Práticas do Desenho

PD500 - ECTS Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura e Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do carácter “projectual” do Desenho nas suas possíveis vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de atelier, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate e na elaboração de um relatório final;
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.

Sociologia da Cultura

SC311 - ECTS A cadeira de Sociologia da cultura tem como propósito introduzir os estudantes aos principais eixos temáticos, perspectivas teóricas e abordagens metodológicas da Sociologia enquanto Ciência Social. O objectivo perseguido é o de permitir a definição de alguns conceitos operatórios para um melhor entendimento do discurso sociológico. Neste sentido, parte-se de uma abordagem geral da Sociologia, para uma abordagem específica da Sociologia da Arte enquanto constituinte de uma Sociologia da Cultura. A partir do estudo e discussão dos temas e materiais seleccionados, pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento teórico que lhes permita destacar e contextualizar as particularidades do discurso sociológico no conjunto das outras ciências humanas e sociais. Procura-se deste modo que os estudantes possam, através de uma avaliação crítica, aquilatar a importância deste saber para a compreensão e prática da actividade artística e, nomeadamente, das artes plásticas e do design de comunicação. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento teórico e substantivo básico nesta área, evidenciando domínio sobre as problemáticas, as teses e os conceitos abordados, bem como competências essenciais à análise sociológica dos objectos, práticas e instituições culturais.

Técnicas de Impressão I

TII211 - ECTS Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição


Técnicas de Impressão II

TIII211 - ECTS Em Técnicas de impressão II pretende-se promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível. Valoriza-se a necessidade de concentrar a prática artística nas oficinas de técnicas de impressão, espaço de partilha onde se pode continuar a introduzir e a aprofundar as capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos da impressão. De um modo mais específico, os alunos deverão trabalhar sobre os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção da gravura nas suas várias vertentes tecnológicas( técnicas de relevo, calcografia, serigrafia e litografia), investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as suas possibilidades instrumentais.

A consolidação da prática entende-se aqui sempore segundo uma abordagem profissional e informada pela extensa tradição e como tal será necessário que o aluno possua a motivação para trabalhar de acordo com as sessões presenciais programadas assim como responsabilizando-se pela gestão do tempo necessário ao desenvolvimento de uma investigação de natureza oficinal exigente em regime de Atelier/Oficina.

As provas produzidas, devem ser executadas de acordo com os critérios de qualidade e apresentação que assistem à produção de obra gráfica num contexto profissional e quando apropriado os trabalhos deverão ser editados.

No final do semestre aluno apresenta o seu projecto individual baseado no uso das técnicas de impressão perante a turma, momento este em que se pretende que exponha de um modo claro e fundamentado nos trabalhos, o contexto teórico e o percurso metodológico subjacente à sua prática da Gravura.

No final do curso o aluno terá que ter cumprido com:
- frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial
- produção de um portfolio de gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um projecto individual consistente e com os meios apropriados, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular
- desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição de trabalho após a formação

Resultado das aprendizagens:
- aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de edição e produção de múltiplos.
- identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de gravura mais adequados ao seu trabalho
- aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão
- desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo
- Identificar com clareza autores, processos, e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Tecnologias de Produção Gráfica

TPG301 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos que permitam solucionar questões
específicas ao nível da Produção gráfica. Impressão sobre Papel e outros suportes.

Assentar esta informação não só ao nível da aula na preparação de documentos para produção ,
mas também na experiência e know-how na concretização desses mesmos projectos com visitas a Gráficas
e produção de testes reais de impressão off-set e outros suportes como o aço, aluminio, vinil, alucobond, ferro; e conhecimento das possibilidade de manipulação dos mesmos.


Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Vitral I

V500 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Programa

Web Design II

WD502 - ECTS * Desenvolver conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;
* Planificar, gerir e implementar projectos de design na WWW;
* Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projectos;
* Perceber e integrar os múltiplos recursos e media disponíveis na Internet em projectos WWW;
* Compreender a especificidade das diversas tecnologias agregadas e remediadas pela WWW e adequar a sua selecção e articulação à natureza dos projectos;
* Estudar as relações entre os meios de edição digitais e os meios tradicionais, tentando em particular perceber de que forma estes se podem articular e complementar no desenvolvimento de projectos de comunicação.

Animação I

AI500 - ECTS

Antropologia Urbana

AU302 - ECTS A disciplina de Antropologia Urbana interessa-se por todo um conjunto de questões relacionados com as várias alteridades sociais, culturais, sexuais, étnicas, etc. que formam o tecido social e que coexistem nos contextos urbanos. O objectivo principal desta disciplina consiste em promover junto dos alunos um “olhar antropológico” "desnaturalizado" sobre a complexidade socio-cultural urbana a partir da exploração de teorias e ferramentas conceptuais das ciências antropológicas.

Cerâmica I

CI500 - ECTS

Cerâmica II

CII500 - ECTS

Cultura Visual I

CV302 - ECTS Compreender os fenómenos e sistemas de percepção, julgados num campo de representação mediática.
As imagens assim representadas com um conjunto de sinais visuais, através dos quais se estabelece uma cadeia de comunicação, revelando uma das suas mais importantes dimensões : a visualidade;
Nesta unidade curricular, os alunos vão desenvolver novas capacidades de visão , compreensão e análise de um universo visual contemporâneo. Capaz de potenciar outras áreas do curso e fundamente experimentar e adquirir outras valências de literacia visual, na perspectiva de uma sólida cultura visual;
Desenvolver uma plataforma de conhecimentos que vá desenvolvendo processos/sistemas e grelhas de análise dos objectos e princípios visuais pelo quais são formados;

Na continuidade destes objectivos o aluno:
1. Ficará habilitado a interpretar as imagens com instrumentos capazes de identificar os contextos em que são geradas e das correlações de outras áreas do saber que contribuem para a visualidade;
2. Adquirirá conhecimento suficiente para entender a relação das imagens com os seus produtores, públicos num plano específico das artes visuais e do design;
3. Valorizará os avanços e transformações dos objectos visuais e meios de comunicação que contribuam para a emancipação ética e cultural dos públicos a quem as imagens se destinam no uso da sua história pessoal e colectiva (memória);
4. Saberá encontrar um plano de visualidade equilibrado entre criador e consumidor das imagens que possa potenciar o desenvolvimento intelectual e o saber.

Estética II

E202 - ECTS

Identidade Corporativa Institucional

ICI211 - ECTS

Ilustração II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaico I

M500 - ECTS Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade.A técnica não se limita a um meio e um método mas,constitui-se ela própria,um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica do mosaico e das várias aplicações desta técnica.
Entender o mosaico como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Psicologia da Arte

PAT500 - ECTS A disciplina de Psicologia da Arte ambiciona cumprir dois objectivos fundamentais que estão entre si relacionados. Em primeiro lugar, evidenciar a utilidade de conceitos e teorias psicológicas para a abordagem e investigação do fenómeno artístico; e, em segundo lugar, demonstrar que a Psicologia, enquanto ciência humana, não se restringe à psicopatologia e que a sua aplicação prática ultrapassa largamente o campo reduzido da psicoterapia. Noutros termos, a disciplina de Psicologia da Arte pretende sensibilizar os alunos para as problemáticas centrais da disciplina através de uma abordagem integrativa que pensa os fenómenos artísticos na sua globalidade, independentemente das suas diversas proveniências (“normal”, “patológica”, “adulta”, “infantil”, “primitiva”, “civilizada”, etc.).

Seminário de Design I

SDI211 - ECTS . Leitmotif: “Design e Ecologia Humana - Temáticas para uma cultura de projeto”;

. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;

. Cada um dos temas estruturais será decomposto em alguns dos seus subtemas em blocos de dez aulas, perspetivando-se em cada semana uma palestra do docente complementada com a intervenção de um convidado da área da indústria e/ou investigação ambiental, cujo projeto assuma o design como valor acrescentado no produto final, analisando-se o papel e implicações das decisões do designer;

. Parceiros: Lipor.

Seminário de Design II

SDII211 - ECTS - Desenvolver a capacidade de reflexão e análise crítica, manifesta na expressão escrita;
- Encontrar estratégias e mecanismos para a expressão de pontos de vista;
- Familiarizar-se com métodos individuais e colectivos de organização de ideias;
- Ganhar vocabulário conceptual para enquadrar a especificidade dos media digitais, as questões sócio-políticas que vieram colocar à sociedade, e a pertinência desta discussão para a prática e teoria no design.

Técnicas de Impressão I

TII211 - ECTS Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição

Técnicas de Impressão II

TIII211 - ECTS Em Técnicas de impressão II pretende-se promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível. Valoriza-se a necessidade de concentrar a prática artística nas oficinas de técnicas de impressão, espaço de partilha onde se pode continuar a introduzir e a aprofundar as capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos da impressão. De um modo mais específico, os alunos deverão trabalhar sobre os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção da gravura nas suas várias vertentes tecnológicas( técnicas de relevo, calcografia, serigrafia e litografia), investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as suas possibilidades instrumentais.

A consolidação da prática entende-se aqui sempore segundo uma abordagem profissional e informada pela extensa tradição e como tal será necessário que o aluno possua a motivação para trabalhar de acordo com as sessões presenciais programadas assim como responsabilizando-se pela gestão do tempo necessário ao desenvolvimento de uma investigação de natureza oficinal exigente em regime de Atelier/Oficina.

As provas produzidas, devem ser executadas de acordo com os critérios de qualidade e apresentação que assistem à produção de obra gráfica num contexto profissional e quando apropriado os trabalhos deverão ser editados.

No final do semestre aluno apresenta o seu projecto individual baseado no uso das técnicas de impressão perante a turma, momento este em que se pretende que exponha de um modo claro e fundamentado nos trabalhos, o contexto teórico e o percurso metodológico subjacente à sua prática da Gravura.

No final do curso o aluno terá que ter cumprido com:
- frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial
- produção de um portfolio de gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um projecto individual consistente e com os meios apropriados, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular
- desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição de trabalho após a formação

Resultado das aprendizagens:
- aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de edição e produção de múltiplos.
- identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de gravura mais adequados ao seu trabalho
- aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão
- desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo
- Identificar com clareza autores, processos, e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Teoria e História da Fotografia

THF500 - ECTS

Teoria e História do Cinema

THCN500 - ECTS

Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Vitral II

V502 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pate de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Web Design I

WD302 - ECTS * Adquirir e desenvolver conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;
* Perceber a natureza integradora da WWW e o seu potencial para o desenvolvimento de projetos de design de comunicação;
* Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projetos.

Estudos de Design

ED400 - ECTS O objectivo desta unidade curricular é proporcionar ao aluno um conjunto de metodologias teóricas e críticas, integradas organicamente tanto na prática profissional do design, como no seu ensino e em particular na escrita e edição de publicações. Pretende-se incentivar o aluno a um produção crítica e teórica que não esteja isolada da prática, mas que esteja integrada com ela.

Competências a desenvolver: edição, design editorial, escrita, publicação, investigação, argumentação pública, participação em projectos colectivos.

Resultados de aprendizagem: espera-se que, tendo concluído Estudos de Design, o aluno tenha um conhecimento operativo da teoria e da crítica do design, conseguindo iniciar e desenvolver trabalhos de investigação em ambiente académico, bem como aplicar este conhecimento ao exercício profissional do design. Espera-se que consiga participar activamente em projectos editoriais, curatoriais e críticos, quer como colaborador, quer como organizador.

Animação I

AI500 - ECTS Iniciação à animação - Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolver de uma narrativa, a elaboração de um "story-board" e de mapas de programação.
Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.


Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Animação II

AII500 - ECTS Aprofundamento à prática e história do cinema de animação - nível II.
Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
A elaboração de story-boards, de animatics e de mapas de programação.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.

Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Antropologia da Arte

AAT500 - ECTS A Antropologia constituiu-se como ciência da alteridade na passagem do século XIX para o século XX e desde então tem centrado o seu interesse no estudo dos grupos humanos a partir das suas diversidades culturais, sociais, históricas e geográficas. A disciplina de Antropologia da Arte visa introduzir os alunos nas problemáticas centrais desta disciplina bem como contribuir para o alargamento do campo de referências ocidental, sensibilizando os alunos para «outras» estéticas e promovendo a reflexão antropológica no âmbito da praxis artística.

Cenografia

CN500 - ECTS Nesta UC opcional semestral, o discente deverá adquir competências que lhe permitam ter noções sobre a evolução da Cenografia em termos históricos; ter conhecimento da relevância do Espaço Cénico em àreas da Arte distintas, bem como das relações que esta área estabelece com outras para a construção da Obra.
São igualmente analisadas questões de produção bem como luz, som, figurinos, adereços, ... além da importância dos diferentes intervenientes e do trabalho individual e em grupo.
O discente que frequente esta unidade curricular deverá ser capaz não só de criar, como de saber apresentar um projecto e saber concretizá-lo.
Deverá igualmente conciliar o seu potêncial criativo e plástico e saber aplicá-lo mediante as situações que lhe forem propostas.

Cerâmica I

CI500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Os objectivos, de caracter informativo e formativo, coexistem numa estreita relação como fonte de conhecimento e aprendizagem do processo cerâmico.
Fornecida a teoria, deverá ser dada prova do seu conhecimento por via oral ou escrita. A prática ocupará uma forte componente temporal.
Aliada à potencialidade criativa, a tecnológica, pretende incentivar os sentidos para possibilitar uma prática consciente dos projectos que ao longo do ano deverão ser desenvolvidos.

Cerâmica II

CII500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Conhecidos os materiais, os processos e o rendimento de uma série de destrezas instrumentais, resulta como objectivo prioritário, o aprofundamento do conhecimento cerâmico em concepção, e propostas mais complexas, que proporcionem maior sensibilidade com os meios.
O desenho, a pintura, a escultura, a problemática mural, os sistemas de revestimento e a integração, são componentes importantes nas propostas dos trabalhos práticos.

Cultura Visual II

CV401 - ECTS Recognize and learn the dimension of the image and visual narratives in the visual realm(image / language) in a context of culture, society and design;
It is planned to enhance the intellectual production in the perceptual processes. Looking through these the structure and operation of a visual field;
Application of the image as an original way to work with different types of memory. Use the picture as a tool, such as research
a plan of cultural mediation and aesthetics;
The visual culture as a device to understand the relationship between the individual / contemporary life and society;
The visual culture beyond the discipline of study such as ecology of the look. Taking it as an element capable of participating in sociao-economic models, in which the public and producers enjoy visual representations and visual objects created.

Thus it is intended that the student:
1. Get the experimentation with the concept of visual culture as a space integrator, and study different models of scientific, artistic, aesthetic and social;
2. Learn to read and catalog the images in different visual categories and identify consequential relationships between different areas of visual objects;
3. Develop a critical capacity to distinguish the structural concepts of visual culture and tailor them to specific situations of other representations and / or visual objects created;
4. Recognized itself as a producer and / or visual public within a model of visual culture that balances their relationship as an individual / collective social
5. Identify and remove repertoires in the current visual society aimed at favoring certain visions;
6. Be able to question the meaning of certain models of representation and the processes of alienation stemming a practice of citizenship;
7. Have ability to create visual narratives and languages​​, as an alternative response to existing models of representation;

Desenhos do Corpo

DSC500 - ECTS Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.

Design da Imagem

DI401 - ECTS

Design Editorial

DED500 - ECTS Design Editorial tem como objectivo instalar um laboratório operacional no espaço da unidade curricular. Pretende-se que o estudante actue como elemento catalisador da orgânica laboratorial adequando práticas do design editorial aplicados a desafios concretos, tendo como objectivo informar e comunicar. Através de um projecto de ciclo longo, pretende-se levar à prática noções fundamentais de manipulação e hierarquização gráfica dos elementos estruturais do projecto editorial, nomeadamente a interacções entre imagens + texto + suporte, assim como a aprendizagem de metodologias de projecto que conduzam à eficácia da resposta.

Design Multimédia

DM302 - ECTS * Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação actua;
* Estudar e explorar a complementaridade e os cruzamentos de media, os media híbridos, a transparência, a hipermediação e a remediação;
* Estudar o papel dos diferentes media na cultura de convergência contemporânea;
* Estudar as diferentes tecnologias de distribuição, os seus media e os seus contextos de acesso e utilização;
* Estudar as diferentes estruturas e as influências temporais e espaciais dos media;
* Estudar as estruturas de informação não-lineares, o papel da transcodificação nos media computacionais e os diversos regimes de processamento possibilitados pelos diferentes media;
* Desenvolver uma cultura de projecto para o design dos chamados "novos media".

Fotografia II

F502 - ECTS — Explorar linguagens de comunicação fortemente sustentadas pela imagem fotográfica (suporte analógico e digital).
— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativo ao registo e reprodução de imagens fotográficas.
— Compreender técnicas de manuseamento de equipamentos e de materiais necessários à obtenção de fotografias.
— Articulação de conhecimentos teóricos em contextos históricos e contemporâneos associados à prática fotográfica.
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre processos criativos que derivem da utilização da fotografia.
— Criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem fotográfica.
— Realização de exercícios/ projectos que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a importância da fotografia.

Identidade Corporativa Institucional

ICI211 - ECTS

Ilustração II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Metodologias de Projecto

MP301 - ECTS Dotar os alunos de capacidade estruturante e estratégica do seu trabalho criativo e de comunicação.
Promover a construção de reportórios projectuais operativos e testemunhar casos paradigmáticos da comunicação visual.
Ensaiar novos modelos e estruturas de criação, individuais e em equipa.

Mosaico II

M502 - ECTS Na continuidade do Nível 1 o Nível II de mosaico versa toda a informação sobre esta técnica nos aspectos fundamentais da pintura monumental e parietal.
Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade. A técnica não se limita a um meio e um método mas, constitui-se ela própria, um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas anteriormente aprendidas.

Narrativas Visuais

NV211 - ECTS Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais.
Motivar metodologias diferenciadas de análise.
Acentuar uma leitura crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.

Práticas do Desenho

PD500 - ECTS Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura e Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do carácter “projectual” do Desenho nas suas possíveis vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de atelier, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate e na elaboração de um relatório final;
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.

Técnicas de Impressão I

TII211 - ECTS Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição


Técnicas de Impressão II

TIII211 - ECTS Em Técnicas de impressão II pretende-se promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível. Valoriza-se a necessidade de concentrar a prática artística nas oficinas de técnicas de impressão, espaço de partilha onde se pode continuar a introduzir e a aprofundar as capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos da impressão. De um modo mais específico, os alunos deverão trabalhar sobre os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção da gravura nas suas várias vertentes tecnológicas( técnicas de relevo, calcografia, serigrafia e litografia), investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as suas possibilidades instrumentais.

A consolidação da prática entende-se aqui sempore segundo uma abordagem profissional e informada pela extensa tradição e como tal será necessário que o aluno possua a motivação para trabalhar de acordo com as sessões presenciais programadas assim como responsabilizando-se pela gestão do tempo necessário ao desenvolvimento de uma investigação de natureza oficinal exigente em regime de Atelier/Oficina.

As provas produzidas, devem ser executadas de acordo com os critérios de qualidade e apresentação que assistem à produção de obra gráfica num contexto profissional e quando apropriado os trabalhos deverão ser editados.

No final do semestre aluno apresenta o seu projecto individual baseado no uso das técnicas de impressão perante a turma, momento este em que se pretende que exponha de um modo claro e fundamentado nos trabalhos, o contexto teórico e o percurso metodológico subjacente à sua prática da Gravura.

No final do curso o aluno terá que ter cumprido com:
- frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial
- produção de um portfolio de gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um projecto individual consistente e com os meios apropriados, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular
- desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição de trabalho após a formação

Resultado das aprendizagens:
- aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de edição e produção de múltiplos.
- identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de gravura mais adequados ao seu trabalho
- aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão
- desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo
- Identificar com clareza autores, processos, e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Teoria e História do Vídeo

THV211 - ECTS

Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Vitral I

V500 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Programa

Web Design II

WD502 - ECTS * Desenvolver conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;
* Planificar, gerir e implementar projectos de design na WWW;
* Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projectos;
* Perceber e integrar os múltiplos recursos e media disponíveis na Internet em projectos WWW;
* Compreender a especificidade das diversas tecnologias agregadas e remediadas pela WWW e adequar a sua selecção e articulação à natureza dos projectos;
* Estudar as relações entre os meios de edição digitais e os meios tradicionais, tentando em particular perceber de que forma estes se podem articular e complementar no desenvolvimento de projectos de comunicação.

Cerâmica I

CI500 - ECTS

Cerâmica II

CII500 - ECTS

Gestão em Design

GD402 - ECTS Desenvolver capacidades de gestão de projectos de design e de equipas de trabalho, habilitando os estudantes a lidar com os diversos problemas e cenários que surgem em projectos de design de comunicação. Estudo de diversas metodologias de gestão de projectos e de equipas especializadas ou multi-disciplinares.

Ilustração II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaico I

M500 - ECTS Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade.A técnica não se limita a um meio e um método mas,constitui-se ela própria,um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica do mosaico e das várias aplicações desta técnica.
Entender o mosaico como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Projecto / Estágio

APPE200 - ECTS A disciplina de Projeto/Estágio tem como objetivos fundamentais, a realização de estágios curriculares de preparação profissional. Esta ação permite proporcionar aos estudantes capacidades e mais-valias, no desempenho operacional da sua área de projecto, aplicado em território laboral específico, sendo que, a gestão do estágio, decorre em sede académica.

Numa perspetiva individual, esta componente prática permite não só a inserção como o desenvolvimento e inovação profissional do aluno. Na esfera da Academia, a relação com o tecido empresarial, contribui para um modelo de ensino mais integrado e desejado.

A vertente de Projeto corresponde a um espaço de afirmação e de pesquisa pessoal do discente, na forma de um projeto de investigação teórico-prático auto-proposto e orientado por um docente. Este projeto deve compreender premissas como a criatividade, originalidade e um sentido de autoria na sua concepção, estruturação e realização.

Técnicas de Impressão I

TII211 - ECTS Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição

Técnicas de Impressão II

TIII211 - ECTS Em Técnicas de impressão II pretende-se promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível. Valoriza-se a necessidade de concentrar a prática artística nas oficinas de técnicas de impressão, espaço de partilha onde se pode continuar a introduzir e a aprofundar as capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos da impressão. De um modo mais específico, os alunos deverão trabalhar sobre os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção da gravura nas suas várias vertentes tecnológicas( técnicas de relevo, calcografia, serigrafia e litografia), investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as suas possibilidades instrumentais.

A consolidação da prática entende-se aqui sempore segundo uma abordagem profissional e informada pela extensa tradição e como tal será necessário que o aluno possua a motivação para trabalhar de acordo com as sessões presenciais programadas assim como responsabilizando-se pela gestão do tempo necessário ao desenvolvimento de uma investigação de natureza oficinal exigente em regime de Atelier/Oficina.

As provas produzidas, devem ser executadas de acordo com os critérios de qualidade e apresentação que assistem à produção de obra gráfica num contexto profissional e quando apropriado os trabalhos deverão ser editados.

No final do semestre aluno apresenta o seu projecto individual baseado no uso das técnicas de impressão perante a turma, momento este em que se pretende que exponha de um modo claro e fundamentado nos trabalhos, o contexto teórico e o percurso metodológico subjacente à sua prática da Gravura.

No final do curso o aluno terá que ter cumprido com:
- frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial
- produção de um portfolio de gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um projecto individual consistente e com os meios apropriados, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular
- desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição de trabalho após a formação

Resultado das aprendizagens:
- aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de edição e produção de múltiplos.
- identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de gravura mais adequados ao seu trabalho
- aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão
- desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo
- Identificar com clareza autores, processos, e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Vitral II

V502 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pate de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
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