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Seminário de Design I

Código: SDI211     Sigla: SDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.giesteira.net/
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 3 Plano de estudos oficial 2011 4 - 6 64 121,5
DC 19 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 6 64 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

. Leitmotif: “Design e Ecologia Humana - Temáticas para uma cultura de projeto”;

. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;

. Cada um dos temas estruturais será decomposto em alguns dos seus subtemas em blocos de dez aulas, perspetivando-se em cada semana uma palestra do docente complementada com a intervenção de um convidado da área da indústria e/ou investigação ambiental, cujo projeto assuma o design como valor acrescentado no produto final, analisando-se o papel e implicações das decisões do designer;

. Parceiros: Lipor.

Programa

Temas
#1. Responsabilidade social;
#2. Inovação;
#3. Sustentabilidade.

Subtemas fundamentais
#1. Direito do Ambiente;
#2. Desenvolvimento Sustentável;
#3. Prevenção de Resíduos;
#4. Comunicação Sustentável;
#5. Educação Ambiental;
#6. Alterações Climáticas;
#7. Gestão da Energia;
#8. Hortas Urbanas e Produtos Biológicos;
#9. Construção Sustentável;
#10. Inovação em contexto empresarial.
#11; #12; #13 Apresentação e discussão dos artigos científicos teóricos e projetos práticos de reformulação mais eficiente de produtos existentes para avaliação e publicação (a par das matérias expostas nas palestras) num e-Book anualmente atualizado em diferentes edições, sob a chancela FBAUP-Lipor, que servirá de acervo e orientação a designers e outros projetistas.

Bibliografia Obrigatória

Arvill, Robert; Man and Environment, Penguin, 1967
Dormer, Peter; The Meanings of Modern Design – Towards the Twenty-First Century, Thames and Hudson, 1990
Mackenzie, Dorothy; Green Design – Design for the Environment , Laurence King, 1997
Papanek, Vitor; Design for the Real World – Human Ecology and Social Change, Academy Chicago Publishers, 2009
Watkin, David; Morality and Architecture, Oxford: Clarendon Press, 1977

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;

. Os estudantes deverão trabalhar em grupo (até quatro elementos) sobre um dos temas e subtemas fundamentais da disciplina, com o objetivo de o aprofundar, recorrendo preferencialmente a um estudo de caso, traduzindo-o no final num artigo científico (12 páginas, formatação Springer) e num protótipo capaz de perspetivar a reformulação mais eficiente de um produto existente. Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design de produtos
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Artigo Científico Trabalho laboratorial 67,00
Protótipo Trabalho laboratorial 67,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

. Como disciplina preponderantemente expositiva, a avaliação do estudante decorrerá do artigo científico entregue (50%) e pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial na compreensão e validação da componente teórica e prática;

. Parâmetros específicos (qualidade do artigo científico e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação e publicada na wiki & Moodle da disciplina;

. Presença obrigatória em 75% das aulas: 10 sessões;

. A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% (8 Valores) a qualquer uma das componentes da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

. Artigo científico (50%) & protótipo complementar (50%);

. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

. A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

. Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.

Melhoria de classificação

. Pela realização de trabalhos teórico e práticos.

Observações

. Todos os trabalhos devem ser apresentados ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação.
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