Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cooperação > Cooperação
Opções

Cooperação

Cooperação

Cooperação UP

A aposta na internacionalização é um dos vetores de desenvolvimento da Universidade do Porto evidenciado na prossecução de inúmeras iniciativas de carácter internacional em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Universidade.

O estabelecimento de protocolos de cooperação com universidades de todo o Mundo, a integração em várias redes e grupos de cooperação interuniversitária internacional e a participação ativa num número significativo de programas comunitários de ensino, formação e investigação têm sido objetivos estratégicos da afirmação internacional da U.PORTO.

A mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente ao abrigo dos acordos de cooperação e de programas comunitários de mobilidade e o envolvimento em projetos de cooperação interuniversitária constituem linhas de ação prioritárias da U.PORTO que contribuem para o posicionamento da Universidade como uma instituição reconhecida internacionalmente.

Uma outra vertente de forte internacionalização da U.PORTO está assente no desenvolvimento de diversas acções de intercâmbio académico e científico no âmbito de acordos de cooperação existentes com Universidades de Países de Língua Oficial Portuguesa bem como de Países da América Latina.

Cooperação FBAUP

A Faculdade de Belas Artes do Porto desenvolve, há mais de uma década, um programa extenso e diversificado de parcerias com instituições de ensino estrangeiras. Este programa tem encontrado expressão em atividades curriculares e intercâmbio de pessoal docente e discente, e investe atualmente num mapa de ofertas de módulos curriculares conjuntos, estágios profissionais e projetos de investigação.

A dimensão internacional do referido programa é visível na participação com grande êxito no Programa Erasmus, que permite que cerca de 10% da população estudantil da FBAUP tenha anualmente oportunidade de efetuar um período de estudos numa instituição estrangeira congénere, com pleno reconhecimento académico das disciplinas efetuadas em mobilidade. À saída destes alunos contrapõe-se a chegada de alunos estrangeiros (uma média de 170 alunos por ano), nas mesmas condições, que participam ativamente na vida escolar da FBAUP.

O fluxo de alunos em mobilidade não se limita ao continente europeu. A assinatura de um conjunto de protocolos de cooperação da Universidade do Porto com países da América Latina tem vindo a permitir a receção de alunos oriundos de países como Brasil e Chile em regime de mobilidade, constituindo-se de igual forma numa crescente oportunidade de mobilidade para os alunos da FBAUP.

A FBAUP tem atualmente parcerias institucionais com 64 escolas de arte, em 21 países europeus, encontrando-se agendada a celebração de parcerias intercontinentais específicas dos campos das Artes e do Design.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-01-04 I  Página gerada em: 2017-12-18 às 11:00:48