Web Design II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fbaup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
* Desenvolver conhecimentos tecnológicos, históricos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;
* Planificar, gerir e implementar projectos de design na WWW;
* Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projectos;
* Perceber e integrar os múltiplos recursos e media disponíveis na Internet em projectos WWW;
* Compreender a especificidade das diversas tecnologias agregadas e remediadas pela WWW e adequar a sua selecção e articulação à natureza dos projectos;
* Estudar as relações entre os meios de edição digitais e os meios tradicionais, tentando em particular perceber de que forma estes se podem articular e complementar no desenvolvimento de projectos de comunicação.
Programa
A unidade curricular de Web Design II visa desenvolver e consolidar os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Web Design I, continuando a aprendizagem teórica e técnica e dando um especial ênfase à aplicação dos conhecimentos no quadro do desenvolvimento de projectos de design de comunicação.
Bibliografia Obrigatória
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007. ISBN: 978-0-321-39235-0
Cederholm, Dan; CSS3 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 978-0-9844425-2-2
Keith, Jeremy; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 9780984442508
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Tidwell, Jenifer; Designing Interfaces. Patterns for Effective Interaction Design, O'Reilly, 2005. ISBN: 0-596-00803-1
Zeldman, Jeffrey; Designing with Web Standards, New Riders, 2007. ISBN: 0-321-38555-1
Bibliografia Complementar
Thatcher, Jim, et al; Web Accessibility: Web Standards and Regulatory Compliance, Friends of ED, 2006. ISBN: 978-1-59059-638-8
Wardrip-Fruin Noah 340;
The^new media reader. ISBN: 0-262-23227-8
Landow, George P.; Hyper / Text Theory, The Johns Hopkins University Press, 1994. ISBN: 0-8018-4838-5
Norman, Donald A.; The Invisible Computer, The MIT Press, 1998. ISBN: 0-262-64041-4
Buurman, Gerhard M.; Total Interaction: Theory and Practice of a New Paradigm for the Design Disciplines, Birkhäuser, 2005. ISBN: 978-3-7643-7076-3
Norman, Donald A.; Things That Make Us Smart: Defending Human Attributes in The Age of The Machine, Basic Books, 1993. ISBN: 0-201-62695-0
Krug, Steve; Don't Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-34475-8
Nielsen, Jakob; Hoa Loranger; Prioritizing Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-35031-6
van Duyne, Douglas K.; Landay, James A.; Hong, Jason I.; The Design of Sites: Patterns for Creating Winning Web Sites, Prentice Hall, 2007. ISBN: 0-13-134555-9
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; About Face 3: The Essentials Of Interaction Design, Wiley Publishing, 2007. ISBN: 978-0-470-08411-3
Nielsen, Jakob; Designing Web Usability, New Riders, 2000. ISBN: 1-56205-810-X
Clarke, Andy; Transcending CSS. The Fine Art of Web Design, New Riders, 2007. ISBN: 0-321-41097-1
Cederholm, Dan; Web Standards Solutions, Friends of ED, 2004. ISBN: 1-59059-381-2
Kalbach, James; Designing Web Navigation, O'Reilly, 2007. ISBN: 9780596528102
Kissane, Erin; The Elements of Content Strategy, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-5-3
Mathis, Lukas; Designed for Use: Usable Interfaces for Applications and the Web, The Pragmatic Bookshelf, 2011. ISBN: 978-1-93435-675-3
Scott, Bill; Neil, Theresa; Designing Web Interfaces: Principles and Patterns for Rich Interactions, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-51625-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projectos. Os exercícios visarão a exploração, solidificação e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos, os projectos terão como objectivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procurar-se-á desenvolver a capacidade crítica dos alunos através da análise e discussão colectiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projectos de design.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Exercício |
Teste |
4,00 |
|
|
Exercício |
Teste |
6,00 |
|
|
Projecto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
21,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.
Fórmula de cálculo da classificação final
* Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projectos a ser desenvolvidos;
* Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e capacidade de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas de design, bem como a capacidade para comunicar os projectos em desenvolvimento;
* Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento dos prazos a estes associados.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da cadeira.