Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DM302

Design Multimédia

Código: DM302     Sigla: DM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 43 Licenciatura em Design de Comunicação 4 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

* Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação actua;
* Estudar e explorar a complementaridade e os cruzamentos de media, os media híbridos, a transparência, a hipermediação e a remediação;
* Estudar o papel dos diferentes media na cultura de convergência contemporânea;
* Estudar as diferentes tecnologias de distribuição, os seus media e os seus contextos de acesso e utilização;
* Estudar as diferentes estruturas e as influências temporais e espaciais dos media;
* Estudar as estruturas de informação não-lineares, o papel da transcodificação nos media computacionais e os diversos regimes de processamento possibilitados pelos diferentes media;
* Desenvolver uma cultura de projecto para o design dos chamados "novos media".

Programa

A unidade curricular de Design Multimédia desenvolve-se através da realização de projectos teórico-práticos. São estudados vários media, tentando-se explorar a sua expressividade e potencial comunicativo, em particular a forma como cada medium reconfigura o seu texto, o autor, a escrita e as narrativas em si criadas.

Bibliografia Obrigatória

Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation: Understanding new media., The MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Landow, George P.; Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization, The Johns Hopkins University Press, 2006. ISBN: 0-8018-8257-5
McLuhan, Marshall; Understanding Media: The Extensions of Man, Routledge Classics, 1964. ISBN: 978-0-415-25397-0
Jenkins, Henry; Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York University Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4295-2
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Fuller, Matthew; Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-06247-X

Bibliografia Complementar

McCloud, Scott; Understanding Comics: The Invisible Art, Paradox Press, 1999. ISBN: 1-56389-557-9
Wright, Alex; Glut: Mastering Information Through The Ages, Joseph Henry Press, 2007. ISBN: 978-0-309-10238-4
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1971. ISBN: 0-674-62751-2
Galloway, Alexander R.; Protocol. How Control Exists After Decentralization, The MIT Press, 2004. ISBN: 0-262-07247-5
Bolter, Jay David; Writing Space. Computers, Hypertext and the Remediation of Print., Lawrence Erlbaum Associates, 2001. ISBN: 0-8058-2919-9
Murray, Janet H.; Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace, The MIT Press, 1997. ISBN: 0-262-63187-3
Flichy, Patrice; Dynamics of Modern Communication: The Shaping and Impact of New Communication Technologies, Sage Publications, 1991. ISBN: 0-8039-7851-0
Wark, McKenzie; Gamer Theory, Harvard University Press, 2007. ISBN: 0-674-02519-9
De Landa, Manuel; War in the Age of Intelligent Machines, Zone Books, 1991. ISBN: 1-942299-75-2
Lévy, Pierre; Collective Intelligence. Mankind's Emerging World in Cyberspace, Perseus Books, 1997. ISBN: 0-7382-0261-4
Aarseth, Espen; Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature, The Johns Hopkins University Press, 1997. ISBN: 0-8018-5579-0
Blais, Joline; Ippolito, Jon; At the Edge of Art, Thames & Hudson, 2006. ISBN: 978-0-500-23822-6
Dunne, Anthony; Hertzian Tales: Electronic Products, Aesthetic Experience, and Critical Design, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-04232-0
Wardrip-Fruin Noah 340; The^new media reader
Levinson, Paul; Digital McLuhan: A Guide to the Information Millenium, Routledge, 2001. ISBN: 0-415-24991-0
McLuhan, Marshall; Eric McLuhan; Laws Of The Media: The New Science, University of Toronto Press, 1988. ISBN: 0-8020-7715-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas expositivas, espaços de discussão colectiva e o desenvolvimento dos projectos. Os projectos são desenvolvidos por grupos de trabalho de dimensão variável, o que pretende não só amadurecer metodologias de projecto e de trabalho em equipa, como também explorar as múltiplas valências desenvolvidas pelo leque de unidades curriculares optativas que a turma frequenta ou frequentou. Os conhecimentos previamente adquiridos no curso são articulados com a aprendizagem desenvolvida, sendo também fomentada a capacidade crítica da turma, através da análise e discussão colectiva do trabalho em desenvolvimento.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Projecto 1 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 8,00
Projecto 2 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 16,00
Projecto 3 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 32,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos projectos desenvolvidos e nos restantes parâmetros da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

* São avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela aplicação aos projectos desenvolvidos;
* É avaliada a componente conceptual, a capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos à eficaz resolução de problemas de design;
* É avaliada a capacidade de comunicar o projecto, quer através das apresentações orais a desenvolver nas aulas, quer através da documentação teórica entregue;
* É avaliada a capacidade crítica face aos próprios projectos e aos dos colegas;
* É avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento dos prazos e especificações a estes associados.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-17 às 16:38:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias