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Design II

Código: DSG300     Sigla: DSG 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2011/2012 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 54 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 18 240 486

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender conceitos estruturais de design de comunicação relacionados com sistemas de representação multimodais
Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade até à suas manifestações actuais
Desenvolver projectos utilizando os diversos media em que o design de identidade é actualmente desenvolvido
Desenvolver a cultura de projecto no design, questionando a prática do design e desenvolvendo o sentido crítico

Programa

A unidade curricular de Design II desenvolver-se-á através da realização de projectos teórico-práticos. Serão estudados diversos media, tentando-se explorar a sua expressividade e potencial comunicativo.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Raposo; Design de Identidade e Imagem Corporativa—Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa, Edições IPCB, 2008. ISBN: 978-989-8196-07-1
Scott McCloud; Understanding Comics—The invisible art, Harper, 1993. ISBN: 978-0-06-097625-5
Heller Steven 340; Design culture. ISBN: 1-880559-71-4
Klein Noami; No logo. ISBN: 972-708-673-X
Ellen Lupton, Jennifer Cole Phillips; Graphic Design: The New Basics, Princeton Architectural Press, 2008. ISBN: 9781568987026
Spiekermann Erik; Stop stealing sheep & find out how type works. ISBN: 0-672-48543-5
David Airey; Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities, New Riders, 2009. ISBN: 9780321660763
Heller Steven; Design dialogues. ISBN: 1-58115--007-5
Lupton Ellen; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Mollerup Per; Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Marty Neumeier; The brand gap: how to bridge the distance between business strategy and design: a whiteboard overview, New Riders, 2006. ISBN: 9780321348104
Wally Olins; Wally Olins: The Brand Handbook, Thames & Hudson, 2008. ISBN: 9780500514085
Alina Wheeler; Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team, John Wiley & Sons, 2009. ISBN: 9780470401422
Bierut Michael 340; Looking closer 3. ISBN: 1-58115-022-9
McAlhone et al.; A Smile in the Mind, 1998. ISBN: 9780714838120
Meggs Philip B.; A history of graphic design. ISBN: 0-442-31895-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular Design II desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará momentos de exposição de conteúdos, espaços de discussão colectiva e desenvolvimento de projectos. A sala de aula será organizada segundo uma estrutura laboratorial de produção e investigação de design. Assim, a sua ocupação assídua dos discentes é fundamental e obrigatória para a concepção, desenvolvimento, apresentação e discussão de projectos. Desta forma, os projectos que não forem acompanhados pela entidade docente não serão avaliados.

Os projectos serão desenvolvidos individualmente ou por grupos de trabalho de dimensões variáveis, incentivando metodologias de trabalho em equipa. Estes projectos deverão explorar conhecimentos previamente adquiridos, quer ao longo do curso, quer fora do seu âmbito. O discente deverá procurar e valorizar o auto-aperfeiçoamento e auto-conhecimento ao longo da sua formação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 320,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A unidade curricular Design II pressupõe dois momentos de avaliação correspondentes ao primeiro e segundo semestre (classificação final).

As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%).

A classificação final não corresponderá à média aritmética dos resultados dos dois semestres, mas será um valor que terá em conta a evolução do discente ao longo do ano lectivo.

Os trabalhos não acompanhados em aula não serão motivo de avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência.
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