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Técnicas de Impressão II

Código: TIII211     Sigla: TIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 10 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4
DC 5 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Em Técnicas de impressão II pretende-se promover e consolidar os processos iniciados no primeiro nível. Valoriza-se a necessidade de concentrar a prática artística nas oficinas de técnicas de impressão, espaço de partilha onde se pode continuar a introduzir e a aprofundar as capacidades técnicas e processuais relacionadas com os procedimentos da impressão. De um modo mais específico, os alunos deverão trabalhar sobre os aspectos experimentais e criativos que assistem à produção da gravura nas suas várias vertentes tecnológicas( técnicas de relevo, calcografia, serigrafia e litografia), investigando e testando ideias e princípios, formatos e métodos, redefinindo através dos mesmos a sua prática e sobretudo ampliando as suas possibilidades instrumentais.

A consolidação da prática entende-se aqui sempore segundo uma abordagem profissional e informada pela extensa tradição e como tal será necessário que o aluno possua a motivação para trabalhar de acordo com as sessões presenciais programadas assim como responsabilizando-se pela gestão do tempo necessário ao desenvolvimento de uma investigação de natureza oficinal exigente em regime de Atelier/Oficina.

As provas produzidas, devem ser executadas de acordo com os critérios de qualidade e apresentação que assistem à produção de obra gráfica num contexto profissional e quando apropriado os trabalhos deverão ser editados.

No final do semestre aluno apresenta o seu projecto individual baseado no uso das técnicas de impressão perante a turma, momento este em que se pretende que exponha de um modo claro e fundamentado nos trabalhos, o contexto teórico e o percurso metodológico subjacente à sua prática da Gravura.

No final do curso o aluno terá que ter cumprido com:
- frequência de demonstrações técnicas sobre procedimentos mais específicos e complementares a uma formação inicial
- produção de um portfolio de gravuras onde demonstre o seu domínio dos métodos introduzidos e a concordância dos mesmos com uma investigação pessoal
- desenvolvimento de um projecto individual consistente e com os meios apropriados, monitorizado e orientado pelo professor responsável pela unidade curricular
- desenvolvimento de competências para trabalhar de um modo independente ou em colaboração de forma a prosseguir com a sua prática de produção e edição de trabalho após a formação

Resultado das aprendizagens:
- aquisição e aprofundamento das competências e conhecimentos técnicos, referências conceptuais para o trabalho de edição e produção de múltiplos.
- identificar, aprofundar e consolidar o conhecimento sobre as técnicas e processos de gravura mais adequados ao seu trabalho
- aprender a maximizar a utilização de equipamentos e tempo disponíveis nas oficinas, participando activamente no ambiente de partilha e interdependência desejável numa oficina de técnicas de impressão
- desenvolver competências ao nível da edição e produção de múltiplos, apresentação e gestão de tempo, recursos e equipamentos das oficinas para a concretização do projecto pessoal ou colectivo
- Identificar com clareza autores, processos, e questões pertinentes ao seu próprio trabalho.

Programa

1-Seminários sobre definição de linhas de pesquisa, temáticas e técnicas mais adequadas a cada projecto de investigação. Procedimentos técnicos possíveis nos actuais contextos oficinais.
2- Apresentação das gravuras pertencentes ao arquivo da área de gravura da FBAUP. Apresentação de blog da unidade curricular.
3- Apresentação e demonstrações práticas com base nas matrizes de projectos editoriais em curso, assim como possíveis projectos de investigação a decorrerem na área. Avaliação de várias hipóteses técnicas ai ensaiadas, possíveis variantes a aplicar, áreas de inovação ou de reprodução de práticas tradicionais de grande apuramento técnico.
4-Demonstrações agendadas de modo a fornecer novas formulações e proporcionar, de um modo apoiado, a experimentação dos mais diversos processos de gravura, de acordo com os recursos disponíveis nas oficinas.
dadas actuais limitações não se prevê a introdução à litografia, deixada para este nível II, salvo num contexto demonstrativo.
Todas as demonstrações posteriores serão agendadas e orientadas para o alargamento do conhecimento laboratorial, procurando-se também desse modo estimular um ambiente de partilha assim como diferentes graus de experimentação e concretização, em regime tutorial colectivo ou individual.
5- avaliação intermédia e crítica do trabalho desenvolvido
6- submissão de portfolio para a avaliação. Apresentação realizada com base em montagem do trabalho e exposição oral sobre a mesma

Bibliografia Obrigatória

Wye Deborah; Committed to print. ISBN: 0-87070-299-8
Landau David; The^Renaissance print. ISBN: 0-300-05739-3
Dawson John 340; The complete guide to prints and printmaking
Gascoigne Bamber; How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Lambert Susan; The^Image multiplied. ISBN: 0-86294-096-6
Devon Marjorie; Tamarind techniques for fine art lithography. ISBN: 978-0-8109-7242-1
Jorge Alice; Técnicas de gravura artística. ISBN: 972-24-1114-4
Monaco Louis Lo; La^gravure en taille-douce. ISBN: 2-08-011723-8
Goetz Henri; Gravure au carborundum
Bonfils Robert; Initiation à la gravure

Bibliografia Complementar

Powers Alan; Art and print. ISBN: 978-1-85437-721-0
Parshall Peter; The^unfinished print. ISBN: 0-85331-820-4
ULL; Printmaking today. ISBN: 0960-9253
Lambert Susan; El dibujo. ISBN: 84-87756-81-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS)(± 16 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teórico-práticas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos com base em material visual, bibliografia específica, e, sempre que possível, através da manipulação e visionamento de provas originais, contacto com a produção em oficina de profissionais da edição
Apresentação, discussão e concretização de um projecto colectivo e um projecto individual de investigação, onde estejam especificados os objectivos possíveis de reflexão e de produção de discursos gráficos.
Elaboração de um projecto / plano individual de investigação/trabalho,
Acções tutorais de orientação e crítica individualizada aos diferentes tipos de investigação produzida.
Aulas práticas e teórico práticas com demonstrações agendadas e de concretização, desenvolvimento e exploração dos processos considerados convenientes ao contexto das pesquisas do grupo ou solicitados pelo aluno.
Apresentação individual do projecto, relatório e documentação do plano de trabalho.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta a participação em seminários, workshops, habitualmente organizados pela área.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 76,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

.Será avaliada a capacidade de concretização dos projectos colectivo e individual, elaborados a partir de um programa de trabalho apresentado oralmente
Será avaliada a capacidade de realização projectual, bem como a quantidade e qualidade dos recursos teóricos e tecnológicos que cada discente utilizar no seu plano de trabalho
Serão avaliados os pontos de discussão sobre os projectos numa perspectiva valorizadora da metodologia, e dos seus processos, e não só o produto final, ainda que estes se concretizem em provas de estado e série de testes devidamente monitorizados e acompanhados
Será avaliada a capacidade de integração de novas pesquisas e a capacidade de enriquecimento tecnológico propiciado pelo diálogo com o docente e a integração do aluno numa equipa pluridisciplinar, numa “simulação” de investigação de atelier de edição
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade do discente, face ao bom funcionamento da oficina e seus recursos, bem como ao cumprimento das datas limite previamente estabelecidas que com eles se relacionam.

Provas e trabalhos especiais

.Estão previstos projectos de edição na oficina, com a participação de investigadores convidados. Os alunos serão integrados neste exercício profissional e serão avaliados pelo seu contributo na produção.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

Observações

Os alunos inscritos a esta unidade curricular devem dispor de quadro serigráfico individual caso optem por esta vertente de experimentação tecnológica.
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