Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Courses/CE or Courses/Cycle of Studies or Programmes/Cycle of Studies > DC > Information for Applicants

Programmes

Communication Design

General information

Official Code: 9070
Acronym: DC

Certificates

  • First Degree Communication Design (240 ECTS credits)

Courses Units

Drawing I

D111 - ECTS To introduce and develop skills in drawing, understood as an operative instrument of knowledge and recognition; to develop perceptual and visual acuity in relation to different types of drawing; to understand drawing as a vehicle that operates, interacts and relates our perception with representation; to develop skills in understanding, manipulating and selecting different ways of making and using drawing representational systems; to provide knowledge in the context of drawing; to learn the meaning and know how to apply the basic terminology of drawing; to alert the student on the importance of the heritage and history of drawing.

Design - Introduction

ITD111 - ECTS 1 - research and experimentation with different grammars of visual communication, stimulating approach to laboratory procedures towards reflection and analysis of results.
2 - during both semesters there will be developed exercises that seek to question the visual media as communication as well as their strategies for creating, processing and transmission of content.
3 - experimentation and methodologies based on a speculative approach of Communication Design, as well as the simulation in real contexts.
4 - development and research of a graphic expression based in the history of visual communication and practice of contemporary design.
5 - discussion the role of design in society, subscribing to topics that explore the connections between the different audiences on Design and the relationship between Design and ethics.

Geometry

G102 - ECTS With the study of geometry, we want to encourage the logical and deductive abilities of the student, building an analytic attitude and strengthening the synthetical thinking on the world of objects and and spaces.
Assuming geometry as the structure of the drawing, students should acquire knowledge that would enable them to use the projective geometry's systems of linear representation as the based for the knowledge and understanding of shapes.

Art History I

HA101 - ECTS Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem.
Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes.
A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal.
Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.

Introduction to Contemporary Culture

ICC101 - ECTS A Cultura Contemporânea (CC) é o ambiente no qual vivem e respiram artistas e designers contemporâneos. Como tal limita e condiciona a sua prática, embora igualmente a permita e a possa potenciar. Por isso se torna importante conhecê-la e compreendê-la, para ser possível situar-se relativamente a ela. A Introdução à Cultura Contemporânea (ICC) pretende, para além de evidenciar essa importância, ajudar a essa compreensão. Não tanto "introduzir" à CC, no sentido de conduzir para o interior de, mas mais "apresentar" a CC deixando a cada um a decisão de nela entrar, pouco ou muito, mais ou menos, e de qual ou quais as portas por onde entrar ou meramente espreitar.
Não sendo a CC um campo facilmente delimitável, reduzi-la a alguns dos seus aspectos, por mais decisivos que pudessem parecer, traria por certo uma rigidez indesejável à compreensão pretendida. Por isso o objectivo primeiro da ICC, muito mais que inventariar um conjunto de temas, é o de fazer sentir a presença difusa da CC no nosso quotidiano, e consequentemente a sua anterioridade e prevalência relativamente a qualquer decisão ou acção nossa. Mas o iniciante precisa, para sentir essa presença, de se sentir também a si próprio, precisa de conhecer e reconhecer as suas afinidades e resistências relativamente a esse campo, porque só nesse confronto ele poderá realmente sentir e não meramente "saber". A sua atenção e o seu esforço estarão, para isso, mais centrados em se localizar nesse "mapa" do que em o conhecer pormenorizadamente, em se orientar nele mais do que em seguir obedientemente qualquer percurso "turístico" predeterminado. Para tanto a ICC terá também de ajudar o iniciante a desenvolver a sua curiosidade e autonomia relativamente à CC, e portanto a sua auto-confiança e capacidade de partir de si para o que quer que decida fazer ou tentar fazer.
Trata-se pois, nesta disciplina, de pôr frente a frente uma cultura, a CC, e um sujeito, o aluno, de modo a que este possa, o mais conscientemente possível, determinar o seu próprio caminho por entre uma multiplicidade de possibilidades, muitas vezes inconciliáveis ou até contraditórias entre si.

Introduction to Digital Tools

IFD101 - ECTS A unidade curricular de Introdução às Ferramentas Digitais propõe como objectivos principais:

1 - uma compreensão histórica dos média digitais e o seu papel actual na prática de design
2 - um enquadramento contextual dos conceitos essenciais da imagem digital e dos meios envolvidos (hardware e software)
3 - a exposição dos princípios e prática da construção, produção e manipulação da imagem e do documento digital, divididos segundo as áreas de imagem bitmap, imagem vectorial e paginação (DTP)
4 - a criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem digital
5 - a realização de exercícios que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos que possam ser parte do alicerce técnico da prática individual

Art History II

HA102 - ECTS This course is intended to provide students of various courses of FBAUP a common area of reflection on art, as part of cultural systems that have been changing over time and which differ in the various civilizations that originated them. Thus, the course’s program will be structured around major themes, which can raise the confrontation and dialogue among students with very different experiences and motivations. The course covers the historical period of the early Renaissance, which gave rise to wonderful artistic productions that played a key role in the development of Western consciousness. The approach will be both historical and thematic, aiming to give students the analytical tools fundamental to the study and appreciation of Renaissance art, both in its original socio-historical context, and on their importance and universal significance.
The aim is to stimulate interest in reading of contemporary texts, studies and essays, and develop the capacity to understand the images, providing students with tools to observe and interpret the art object. The confrontation with artworks, themes and issues essential to the history of art will enable each student to weave its own basis for reflection.
Based on major artworks, and other lesser-known examples of the history of Western art, we will attempt to provide students with a common critical language, giving special emphasis to the historical and cultural context and to formal analysis, so as to allow the understanding of some contemporary artistic practices.
The acquisition of a technical vocabulary, of concepts and basic knowledge essential to the study of art history is considered of prime importance, as well as the development of critical thinking and of visual perception skills to analyze the artwork as an artistic aesthetic and historical object.

History and Theory of Communication

HTC201 - ECTS Destinando-se em regime 'obrigatório' aos alunos da LDC e em regime optativo aos restantes alunos da FBAUP, a UC terá de tentar um equilíbrio entre os problemas da comunicação em 'regime tecnológico' (essencial para o DC) e as questões mais específicas colocadas pela relação difícil entre Arte e cominicação.

Design - Research Methodologies

MID102 - ECTS

Typography

T500 - ECTS Typographic Design versus Typographic Narrative.
Graphic linguistic expression comes into being through the use of alphabets which give it a shape and a determining perception skill. The shape, as it is an adjunct perceptive reality, establishes a sequence of narrative levels over the purely semantic ones. Thus, in Design, the control of formal connotation defines precisely those different narratives susceptible of being demonstrated.

Design I

DSG200 - ECTS From word to page and to author’s edition: typography, just like the history of books, reveals that ortho-micro-typography (deals with the idiom, grammar, punctuation, syntax, letter, font metrics, colour of the text, readability, etc.) has been adapting to the linguistic evolution. The book is a very complex printed object, since its making may reflect many different types of knowledge. This means that the organization and the edition of a book may imply different and specialised processes, that range from the literary creation, the definition of typographic family, page architecture, the conception of images, proof reading and the study of papers, to bookbinding and printing. Mastering the basic principles of typographic composition will allow the students to acquire conceptual, visual and technical skills in order to improve both pagination, and editorial graphics.

Drawing II

D201 - ECTS AIMS:
Consolidate visual acuity and manual dexterity in the depiction of reality.
Explore the links between perceptual processes, means and the images of drawing.
Start the confrontation with the historical and functional universe of drawings.
Introduce and develop technical and process skills in drawing, that improved the instrumental capabilities of each student.
Place the relationship between visual and haptic perception as drawing framework.
Use drawing as a process of hypothesis and correction.
Encourage the use of drawing as a privileged instrument for the communication of visible and conceptual reality.
Develop skills that promote a continuous learning and self-management of the work.

LEARNING OUTCOMES:
Capability to deal with complex visual information in a clear, proportional and critical way, particularly in subjects related to spatial, anatomical and scenic contexts.
Capability for mobilize and adapt the procedures and strategies appropriate to the work.
Knowledge and versatility in the use of means and drawing techniques.
Familiarity with graphic behaviors of various kinds, from taxonomic to calligraphy approaches.
Capability to relate acquired knowledge, history, modes of drawing, and individual expectations.

Aesthetics I

E201 - ECTS Fornecer os instrumentos conceptuais capazes de potenciar o exercício de uma reflexão crítica e informada que tenha como objecto primeiro a criação e recepção das obras de arte. O contacto com um percurso temático historicamente orientado —o qual percorre o pensamento de alguns dos principais agentes da reflexão estética do passado e da contemporaneidade— deverá potenciar a autonomia crítica e a interiorização da intrínseca interdependência entre a dimensão de produção e recepção artísticas e o discurso conceptual; e, de um modo mais lato, a intrínseca interdependência entre as representações de mundo privilegiadas por uma dada época, cultura ou artista, e o modo como a arte é pensada, produzida e experienciada. Neste sentido, pensar a arte será, antes do mais, entendido como uma investigação sobre o próprio pensamento, isto é, sobre os instrumentos culturais de representação do real.

Procuraremos identificar qual a especificidade das linguagens de representação artísticas face a outras formas de pensar e experienciar o mundo. Genericamente, o problema da Representação colocar-se-á segundo uma dupla dimensão:
1) Qual a representação de mundo privilegiada por uma dada época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é o mundo?; ou ainda, qual o modo privilegiado de representar o mundo?
2) Qual a representação de arte privilegiada por uma da época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é a arte?
Se normalmente é em função de uma resposta, pelo menos implícita, à questão o que é o mundo? que se define a resposta à questão o que é a arte?, também é possível pensar que em algumas épocas, práticas ou pensadores é em função da segunda que se define a primeira. É disto exemplo o modo como a representação de mundo produzida pela arte num determinado período histórico-cultural condiciona activamente a própria transformação do mundo —estejam ou não os agentes conscientes disso.
Parece-nos possível pensar a história da arte e a história da estética, enquanto reflexão temática, como resultado de um processo de interacção entre uma —múltipla— representação de mundo e uma —igualmente múltipla— representação de arte. Esta interacção desenvolve-se em duas vertentes principais:
a) — A da adequação —ou inadequação— da representação artística a uma subjacente, mas nem sempre consciente representação de mundo. Segundo esta concepção, a arte imita a vida. É este o óbice maior à noção de representação mimética, que durante largo tempo estruturou e condicionou a arte ocidental: tratar-se-ia sempre de uma representação de segundo grau, isto é, da representação de uma representação.
b) — A adequação do mundo a uma determinada representação artística de mundo — isto é, o desejo de fazer do mundo uma obra de arte. Este é o desejo que animou ao longo, pelo menos, do último século, as vanguardas artísticas socialmente comprometidas. Segundo este modelo, que é o da modernidade, não é a arte que imita a vida, é a vida que imita a arte. No entanto, a pretensão várias vezes formulada de adequar o mundo a uma representação ideal inspirou algumas das mais terríveis experiências políticas do século XX.
Isto torna claro o carácter extremamente problemático da relação entre arte e realidade, adquirindo um papel central a noção de representação: é a partir dela que um e outro conceito se definem. Torna-se, por isso, pertinente interrogar a arte a partir da noção de representação, segundo as variáveis acima referidas. O equacionar destas variáveis permitirá uma focalização das nossas análises, desenhando um percurso dirigido, tendente a proporcionar uma compreensão da arte enquanto fenómeno cultural histórica e culturalmente situado.

Media

M201 - ECTS The main aim of this curricular unit is to establish a general approach to a multiplicity of media relevant to the practice of communication design, through a generic introduction to its specific technologies and basic concepts in interdependent modules.

Through the development of small projects the students will develop generic skills in the fields of digital photography, video, audio and programming. In the end of the semester the students will have accomplish an informal contact with multiple media relevant to their daily curricular practice that will be further developed in subsequent curricular units of a more specific nature.

Video I

V201 - ECTS Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspectiva da concepção e realização.
Aprendizagem técnica e tecnológica da video-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a concepção, realização e edição de objectos audiovisuais: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Primeira aproximação à história e análise dos media no cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros e as estruturas narrativas.
Desenvolvimento de projectos multidisciplinares acentuando-se a componente de pós-produção\edição digital.
Introdução aos grafismos cinemáticos (motion graphics) e à publicidade institucional.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Photography I

F202 - ECTS — Compreender e dominar a gramática da luz e o seu significado na transformação da linguagem do objecto fotográfico;
— Analisar o espaço de representação a partir da ferramenta fotográfica;
— Adquirir um discurso fotográfico que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação visual;
— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e design de comunicação.

History of Design

HD102 - ECTS O objectivo desta cadeira é dar aos alunos um conhecimento operativo e crítico da história do design gráfico.

Competências: escrita e argumentação crítica sobre a história do design gráfico.

Resultados: Espera-se que o aluno conheça de modo fluente as tendências e a história do design, bem como as suas metodologias, conseguindo aplicar este conhecimento de modo dinâmico enquanto designer, enquanto investigador e enquanto editor ou comissário.

Illustration I

I202 - ECTS Understanding Illustration on visual literacy context and its ways of action.

Mapping the universe and historical archives of illustration, in order to access the different vocabularies and speeches that will enable every student to develop skills in terms of technologies, techniques and expressions in the exercise of illustration.

Explore methods and narratives of illustrations as well as its authors throughout its approach to narrative mechanisms inherent to different media and materials.

Sound and Image Laboratory

LSI202 - ECTS Understand the historical, social and technical context of digital media, focusing on their audiovisual potential, in order to integrate this knowledge into one's expressive and critical practice.
Develop an experimental practice based on visual and aural phenomena, adopting various strategies and research methods.
Consolidate project documentation habits and methodologies.

Design II

DSG300 - ECTS To understand structural concepts in communication design related with multimodal representational systems
To develop and understand identity design systems through it’s current manifestations
To develop projects using several media in which identity design is currently developed
To develop a culture project in design, questioning the pratice of design

Animation I

AI500 - ECTS Iniciação à animação - Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolver de uma narrativa, a elaboração de um "story-board" e de mapas de programação.
Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.


Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Animation II

AII500 - ECTS Aprofundamento à prática e história do cinema de animação - nível II.
Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
A elaboração de story-boards, de animatics e de mapas de programação.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.

Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Scenography

CN500 - ECTS Nesta UC opcional semestral, o discente deverá adquir competências que lhe permitam ter noções sobre a evolução da Cenografia em termos históricos; ter conhecimento da relevância do Espaço Cénico em àreas da Arte distintas, bem como das relações que esta área estabelece com outras para a construção da Obra.
São igualmente analisadas questões de produção bem como luz, som, figurinos, adereços, ... além da importância dos diferentes intervenientes e do trabalho individual e em grupo.
O discente que frequente esta unidade curricular deverá ser capaz não só de criar, como de saber apresentar um projecto e saber concretizá-lo.
Deverá igualmente conciliar o seu potêncial criativo e plástico e saber aplicá-lo mediante as situações que lhe forem propostas.

Ceramics I

CI500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Os objectivos, de caracter informativo e formativo, coexistem numa estreita relação como fonte de conhecimento e aprendizagem do processo cerâmico.
Fornecida a teoria, deverá ser dada prova do seu conhecimento por via oral ou escrita. A prática ocupará uma forte componente temporal.
Aliada à potencialidade criativa, a tecnológica, pretende incentivar os sentidos para possibilitar uma prática consciente dos projectos que ao longo do ano deverão ser desenvolvidos.

Ceramics II

CII500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Conhecidos os materiais, os processos e o rendimento de uma série de destrezas instrumentais, resulta como objectivo prioritário, o aprofundamento do conhecimento cerâmico em concepção, e propostas mais complexas, que proporcionem maior sensibilidade com os meios.
O desenho, a pintura, a escultura, a problemática mural, os sistemas de revestimento e a integração, são componentes importantes nas propostas dos trabalhos práticos.

Design Critics

CD211 - ECTS O objectivo desta cadeira é dar aos alunos um conhecimento operativo das correntes da crítica do design gráfico, bem como a sua história.

Competências: escrita e argumentação crítica sobre design.

Resultados: Espera-se que o aluno conheça de modo fluente as tendências e a história da crítica do design, bem como as suas metodologias, conseguindo aplicar este conhecimento de modo dinâmico enquanto designer, enquanto investigador e enquanto editor ou comissário.

Figure Drawing

DSC500 - ECTS This course have as unique subject the study of human body in its visual and morphological complexity, having the drawing as the tool for its study,
in its various strategies.
Its goal is not to produce "autonomous" and author drawings whose pretext is the human figure, but, rather, to develop the drawing skills as a tool to understand, organize and communicate knowledge.
The course intends to systematize and to develop skills in the study of the body and its various representations, to develop the capabilities of the drawing as well as developing knowledge of the concepts involved such as representation, image, figure, body and model.

Photography II

F502 - ECTS — Explorar linguagens de comunicação fortemente sustentadas pela imagem fotográfica (suporte analógico e digital).
— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativo ao registo e reprodução de imagens fotográficas.
— Compreender técnicas de manuseamento de equipamentos e de materiais necessários à obtenção de fotografias.
— Articulação de conhecimentos teóricos em contextos históricos e contemporâneos associados à prática fotográfica.
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre processos criativos que derivem da utilização da fotografia.
— Criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem fotográfica.
— Realização de exercícios/ projectos que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a importância da fotografia.

Specialized Graphisms

GE301 - ECTS Objectivo:
Preparar o estudante, numa perspectiva conceptual e operacional, para a prática de projectos de Design de Comunicação, cujo ciclo de produção é reduzido, desenvolvidos em territórios clássicos do Design Gráfico, com aplicações em suportes específicos.

Competências:
Dotar o estudante de ferramentas e metodologias operacionais por forma a responder a programas de encomenda específicos, que vão desde a animação gráfica de volumetrias, até à conceptualização de embalagens, optimizadas ao nível das suas funcionalidades, até à execução de artefactos gráficos de escala reduzida.

Resultados de Aprendizagem:
Permitir que o estudante, no final do período de aprendizagem possua capacidade autónoma para a resolução de projectos no âmbito do Design Gráfico, desde a sua concepção até à sua produção industrial, desenvolvendo competências e capacidade para o manipular e justificar.

Illustration II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaic II

M502 - ECTS Following on from Mosaic I, Mosaic II pursuit all the information about this technique on the fundamental aspects of monumental painting and parietal art.
It is understood that Mosaic II should be extended in a perspective that encompasses aspects of creativity. The technique is not limited to a means and a method, but constitutes itself an uncontroversial meaning of creativity.
The student most analyze, understand and use various functions in different mosaic techniques previously learned.

Drawing Practices

PD500 - ECTS Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura e Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do carácter “projectual” do Desenho nas suas possíveis vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de atelier, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate e na elaboração de um relatório final;
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.

Culture Sociology

SC311 - ECTS A cadeira de Sociologia da cultura tem como propósito introduzir os estudantes aos principais eixos temáticos, perspectivas teóricas e abordagens metodológicas da Sociologia enquanto Ciência Social. O objectivo perseguido é o de permitir a definição de alguns conceitos operatórios para um melhor entendimento do discurso sociológico. Neste sentido, parte-se de uma abordagem geral da Sociologia, para uma abordagem específica da Sociologia da Arte enquanto constituinte de uma Sociologia da Cultura. A partir do estudo e discussão dos temas e materiais seleccionados, pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento teórico que lhes permita destacar e contextualizar as particularidades do discurso sociológico no conjunto das outras ciências humanas e sociais. Procura-se deste modo que os estudantes possam, através de uma avaliação crítica, aquilatar a importância deste saber para a compreensão e prática da actividade artística e, nomeadamente, das artes plásticas e do design de comunicação. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento teórico e substantivo básico nesta área, evidenciando domínio sobre as problemáticas, as teses e os conceitos abordados, bem como competências essenciais à análise sociológica dos objectos, práticas e instituições culturais.

Printmaking I

TII211 - ECTS Know and test the practice of Printmaking with an emphasis on learning basic aspects of its key technology,
Identify the technological possibilities in the sense of autonomy and their possible connection with the areas of training core
Develop a solid learning methods of attending a workshop production in an accountability on the use of a collective space
Explore the plastic language of each technique
Apply knowledge and increasing technical skills to develop projects to address the self-publishing

Printmaking II

TIII211 - ECTS In printing techniques II aims to promote and consolidate the processes started on the first level. Appreciates the need to focus in the contemporary artistic practice of printmaking, sharing space where you can continue to introduce and deepen the technical capabilities and procedures related to the procedures of printing. In more specific terms, students should work on experimental and creative aspects that assist the production of the picture in its various technologies (techniques of relief, intaglio, silkscreen and lithography), investigating and testing ideas and principles, methods and formats, redefining themselves through their practice and especially by broadening their instrumental possibilities.

The consolidation of the practice we mean an always professional approach and informed by long tradition and as such will require that the student has the motivation to work in accordance with the scheduled classroom sessions as well as being responsible for managing the time needed to develop an investigation under demanding nature workshop Atelier / Workshop.

The evidence produced must be performed according to the criteria of quality and presentation to assist the production of graphic work in a professional context and where appropriate work should be edited.

At the end of the semester students present their individual project based on the use of printing techniques before the class, the theoretical context and methodological course underlying the practice of printmaking .

At the end of the course the student will have to be complied with:
- Frequency of demonstrations on techniques and procedures related complementary to initial training
- Production of a portfolio of prints which demonstrate his mastery of the methods introduced and agreement of them with a personal investigation
- Development of an individual project and consistent with the appropriate means, monitored and guided by the teacher responsible for the curricular unit
- Developing skills to work independently or in a collaboration in order to continue its practice of producing and editing work after training

Learning outcomes:
- Acquiring and developing the skills and technical knowledge, conceptual references to the work of editing and production of multiples.
- Identify, develop and consolidate knowledge about the techniques and etching processes best suited to your work
- Learn how to maximize use of available equipment and time in the workshops, participating actively in the environment of sharing and interdependence desirable in printmaking workshop
- Develop skills in editing and production of multiple, presentation and time management, resources and equipment workshops for the implementation of the project personal or collective
- Identify clearly the authors, processes, and issues relevant to their own work

Graphic Production Technologies

TPG301 - ECTS
Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos que permitam solucionar questões
específicas ao nível da Produção gráfica. Impressão sobre Papel e outros suportes.

Assentar esta informação não só ao nível da aula na preparação de documentos para produção ,
mas também na experiência e know-how na concretização desses mesmos projectos com visitas a Gráficas
e produção de testes reais de impressão off-set e outros suportes como o aço, aluminio, vinil, alucobond, ferro; e conhecimento das possibilidade de manipulação dos mesmos.


Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Stained Glass I

V500 - ECTS Analyze and understand glass as a material for fine art. Be able to use it in different techniques such as stained glass, slumping, fusing and laminated glass.
Developing specific knowledge and apply it to a particular content
To distinguish, select and make use of multiple media and modes of representation of the various glass techniques
Understanding glass as a material to produce contemporary art.

Web Design II

WD502 - ECTS * To develop technological, historical, theoretical and practical knowledge about designing for the World Wide Web;
* To plan, manage and implement design projects in the WWW;
* To encourage a critical and reflexive stance, promoting the argumentation of projects;
* To understand and integrate the multiple resources and media available in the Internet in projects for the WWW;
* To understand the specificities of the multiple technologies that are aggregated and remediated by the WWW and to select and use them according to the nature of the projects in development;
* To study the relations between digital publishing resources and traditional media, trying in particular to understand how they can be articulated and complemented in the development of communication projects.

Animation I

AI500 - ECTS

Urban Anthropology

AU302 - ECTS The discipline of Urban Anthropology is interested in a whole range of issues related to various otherness - social, cultural, sexual, ethnic, etc. - that form the basis of the social fabric, and that coexist in urban contexts. The main objective of this course is to promote among students an "anthropological and denatured gaze" on the socio-cultural complexity from the exploration of theories and conceptual tools of anthropological sciences.

Ceramics I

CI500 - ECTS

Ceramics II

CII500 - ECTS

Visual Culture I

CV302 - ECTS In this course students will learn about the phenomena and systems of perception situated in a field of media representation.

Students will develop new skills of vision, understanding and analysis of a contemporary visual universe. The subject will provide them the abiliity to grasp the broad field of Visual Culture while acquiring skills for visual literacy;

Following these objectives the student:

1. will be able to interpret the images with instruments capable of identifying the contexts in which they are generated and the correlations of other disciplines that contribute to the visual realm;
2. Acquire relevant knowledge to understand the relationship of images with their producers, a specific plan of public visual arts and design;
3. Appreciate the progress and transformation of visual objects and media that contribute to the ethical and cultural emancipation of the public to whom the images are intended for the use of their personal and collective history (memory);
4. understand to find a balanced visual plan between creator and consumer of images that can enhance the intellectual development and knowledge.

Aesthetics II

E202 - ECTS

Institutional Corporate Identity

ICI211 - ECTS

Illustration II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaic I

M500 - ECTS Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade.A técnica não se limita a um meio e um método mas,constitui-se ela própria,um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica do mosaico e das várias aplicações desta técnica.
Entender o mosaico como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Psychology of Art

PAT500 - ECTS The discipline of Psychology of Art aims to meet two key objectives, which are interrelated. First, highlight the usefulness of psychological concepts and theories and research to address the phenomenon of art, and, secondly, to show that psychology, as a science of man, is not restricted to psychopathology and its practical application far exceeds reduced field of psychotherapy. In other words, the discipline of Psychology of Art aims to sensitize students to the central issues of the discipline through an integrative approach that thinks artistic phenomena as a whole, regardless of their diverse origins ("normal", "pathological", "adult" "child," "primitive," "civilized," etc.)..

Design Seminar I

SDI211 - ECTS . Leitmotif: “Design and Human Ecology - Topics for a project culture”;

. The classes will have an expository approach on key issues of design as an area of professional activity intrinsically related to the Project. The intervention of the designer considering the logic of the environment / human context and its environmental implications;

. Each of the structural issues will be decomposed into some of its sub-themes, in blocks of nine to ten classes, foreseeing each week a teacher's lecture supplemented by the intervention of a guest in the industry and / or environmental research area, whose project takes design as an added value in the final product, analyzing the role and implications of the designer’s decisions;

. Partners: Lipor.

Design Seminar II

SDII211 - ECTS - Develop critical thinking skills, which ought to be made manifest in a set of writing assignments;
- Find strategies and techniques for effectively expressing particular viewpoints;
- Get familiar with individual and collaborative methods for organising ideas and thoughts;
- Acquire the necessary conceptual vocabulary to properly frame the field of digital media, as well as the social and political issues that they brought to society, in order to assimilate this discourse into design theory and practice.

Printmaking I

TII211 - ECTS Know and test the practice of Printmaking with an emphasis on learning basic aspects of its key technology,
Identify the technological possibilities in the sense of autonomy and their possible connection with the areas of training core
Develop a solid learning methods of attending a workshop production in an accountability on the use of a collective space
Explore the plastic language of each technique
Apply knowledge and increasing technical skills to develop projects to address the self-publishing

Printmaking II

TIII211 - ECTS Printing techniques II aims to promote and consolidate the processes started on the first level. Appreciates the need to focus in the contemporary artistic practice of printmaking, sharing space where you can continue to introduce and deepen the technical capabilities and procedures related to the procedures of printing. In more specific terms, students should work on experimental and creative aspects that assist the production of the picture in its various technologies (techniques of relief, intaglio, silkscreen and lithography), investigating and testing ideas and principles, methods and formats, redefining themselves through their practice and especially by broadening their instrumental possibilities.

The consolidation of the practice we mean an always professional approach and informed by long tradition and as such will require that the student has the motivation to work in accordance with the scheduled classroom sessions as well as being responsible for managing the time needed to develop an investigation under demanding nature workshop Atelier / Workshop.

The evidence produced must be performed according to the criteria of quality and presentation to assist the production of graphic work in a professional context and where appropriate work should be edited.

At the end of the semester students present their individual project based on the use of printing techniques before the class, the theoretical context and methodological course underlying the practice of printmaking .

At the end of the course the student will have to be complied with:
- Frequency of demonstrations on techniques and procedures related complementary to initial training
- Production of a portfolio of prints which demonstrate his mastery of the methods introduced and agreement of them with a personal investigation
- Development of an individual project and consistent with the appropriate means, monitored and guided by the teacher responsible for the curricular unit
- Developing skills to work independently or in a collaboration in order to continue its practice of producing and editing work after training

Learning outcomes:
- Acquiring and developing the skills and technical knowledge, conceptual references to the work of editing and production of multiples.
- Identify, develop and consolidate knowledge about the techniques and etching processes best suited to your work
- Learn how to maximize use of available equipment and time in the workshops, participating actively in the environment of sharing and interdependence desirable in printmaking workshop
- Develop skills in editing and production of multiple, presentation and time management, resources and equipment workshops for the implementation of the project personal or collective
- Identify clearly the authors, processes, and issues relevant to their own work

Theory and History of Photography

THF500 - ECTS

Theory and History of the Cinema

THCN500 - ECTS

Video II

VD502 - ECTS Video II is a practical approach to the audiovisual and contemporary history of cinema and video
It is intended to go deeper on learning technical and audiovisual technology, but also, secondly, to experiment in a broader sense the video and film culture, justifying complementary approaches, particularly in the approach to title credit design, motion graphics and institutional advertising.
The learning practice of film and video covers the three stages that mainly define filmmaking: pre-production, production and post-production.

The student's should prove a creative attitude, critical consciousness of the potential and limits of the media used and the components of the video-cinematography.

Stained Glass II

V502 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pate de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Web Design I

WD302 - ECTS * Acquire and develop technological skills, historical, theoretical and practical knowledge on designing for the World Wide Web;
* Understand the integrative nature of the WWW and its potential for the development of communication design projects;
* Encourage a critical and reflexive stance, promoting habits of argumentation and discussion of projects.

Design Studies

ED400 - ECTS O objectivo desta unidade curricular é proporcionar ao aluno um conjunto de metodologias teóricas e críticas, integradas organicamente tanto na prática profissional do design, como no seu ensino e em particular na escrita e edição de publicações. Pretende-se incentivar o aluno a um produção crítica e teórica que não esteja isolada da prática, mas que esteja integrada com ela.

Competências a desenvolver: edição, design editorial, escrita, publicação, investigação, argumentação pública, participação em projectos colectivos.

Resultados de aprendizagem: espera-se que, tendo concluído Estudos de Design, o aluno tenha um conhecimento operativo da teoria e da crítica do design, conseguindo iniciar e desenvolver trabalhos de investigação em ambiente académico, bem como aplicar este conhecimento ao exercício profissional do design. Espera-se que consiga participar activamente em projectos editoriais, curatoriais e críticos, quer como colaborador, quer como organizador.

Animation I

AI500 - ECTS Iniciação à animação - Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolver de uma narrativa, a elaboração de um "story-board" e de mapas de programação.
Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.


Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Animation II

AII500 - ECTS Aprofundamento à prática e história do cinema de animação - nível II.
Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
A elaboração de story-boards, de animatics e de mapas de programação.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.

Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Anthropology of Art

AAT500 - ECTS A Antropologia constituiu-se como ciência da alteridade na passagem do século XIX para o século XX e desde então tem centrado o seu interesse no estudo dos grupos humanos a partir das suas diversidades culturais, sociais, históricas e geográficas. A disciplina de Antropologia da Arte visa introduzir os alunos nas problemáticas centrais desta disciplina bem como contribuir para o alargamento do campo de referências ocidental, sensibilizando os alunos para «outras» estéticas e promovendo a reflexão antropológica no âmbito da praxis artística.

Scenography

CN500 - ECTS Nesta UC opcional semestral, o discente deverá adquir competências que lhe permitam ter noções sobre a evolução da Cenografia em termos históricos; ter conhecimento da relevância do Espaço Cénico em àreas da Arte distintas, bem como das relações que esta área estabelece com outras para a construção da Obra.
São igualmente analisadas questões de produção bem como luz, som, figurinos, adereços, ... além da importância dos diferentes intervenientes e do trabalho individual e em grupo.
O discente que frequente esta unidade curricular deverá ser capaz não só de criar, como de saber apresentar um projecto e saber concretizá-lo.
Deverá igualmente conciliar o seu potêncial criativo e plástico e saber aplicá-lo mediante as situações que lhe forem propostas.

Ceramics I

CI500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Os objectivos, de caracter informativo e formativo, coexistem numa estreita relação como fonte de conhecimento e aprendizagem do processo cerâmico.
Fornecida a teoria, deverá ser dada prova do seu conhecimento por via oral ou escrita. A prática ocupará uma forte componente temporal.
Aliada à potencialidade criativa, a tecnológica, pretende incentivar os sentidos para possibilitar uma prática consciente dos projectos que ao longo do ano deverão ser desenvolvidos.

Ceramics II

CII500 - ECTS A prática da cerâmica na Faculdade de Belas Artes desenvolve-se num só espaço com materiais e técnicas executivas diversificadas que exigem cuidados de manutenção e higiene no particular e no geral, sendo estas responsabilidades de todos os intervenientes que nesse espaço actuam.
Por ser numa cadeira essencialmente prática, os objectivos informativos e formativos estão direccionados para a investigação, a experimentação e o conhecimentos de meios e processos executivos.
Este conjunto de atitudes pretende auxiliar e objectivar o processos criativo.

Conhecidos os materiais, os processos e o rendimento de uma série de destrezas instrumentais, resulta como objectivo prioritário, o aprofundamento do conhecimento cerâmico em concepção, e propostas mais complexas, que proporcionem maior sensibilidade com os meios.
O desenho, a pintura, a escultura, a problemática mural, os sistemas de revestimento e a integração, são componentes importantes nas propostas dos trabalhos práticos.

Visual Culture II

CV401 - ECTS Recognize and learn the dimension of the image and visual narratives in the visual realm(image / language) in a context of culture, society and design;
It is planned to enhance the intellectual production in the perceptual processes. Looking through these the structure and operation of a visual field;
Application of the image as an original way to work with different types of memory. Use the picture as a tool, such as research
a plan of cultural mediation and aesthetics;
The visual culture as a device to understand the relationship between the individual / contemporary life and society;
The visual culture beyond the discipline of study such as ecology of the look. Taking it as an element capable of participating in sociao-economic models, in which the public and producers enjoy visual representations and visual objects created.

Thus it is intended that the student:
1. Get the experimentation with the concept of visual culture as a space integrator, and study different models of scientific, artistic, aesthetic and social;
2. Learn to read and catalog the images in different visual categories and identify consequential relationships between different areas of visual objects;
3. Develop a critical capacity to distinguish the structural concepts of visual culture and tailor them to specific situations of other representations and / or visual objects created;
4. Recognized itself as a producer and / or visual public within a model of visual culture that balances their relationship as an individual / collective social
5. Identify and remove repertoires in the current visual society aimed at favoring certain visions;
6. Be able to question the meaning of certain models of representation and the processes of alienation stemming a practice of citizenship;
7. Have ability to create visual narratives and languages​​, as an alternative response to existing models of representation;

Figure Drawing

DSC500 - ECTS This course have as unique subject the study of human body in its visual and morphological complexity, having the drawing as the tool for its study,
in its various strategies.
Its goal is not to produce "autonomous" and author drawings whose pretext is the human figure, but, rather, to develop the drawing skills as a tool to understand, organize and communicate knowledge.
The course intends to systematize and to develop skills in the study of the body and its various representations, to develop the capabilities of the drawing as well as developing knowledge of the concepts involved such as representation, image, figure, body and model.

Image Design

DI401 - ECTS

Editorial Design

DED500 - ECTS Design Editorial tem como objectivo instalar um laboratório operacional no espaço da unidade curricular. Pretende-se que o estudante actue como elemento catalisador da orgânica laboratorial adequando práticas do design editorial aplicados a desafios concretos, tendo como objectivo informar e comunicar. Através de um projecto de ciclo longo, pretende-se levar à prática noções fundamentais de manipulação e hierarquização gráfica dos elementos estruturais do projecto editorial, nomeadamente a interacções entre imagens + texto + suporte, assim como a aprendizagem de metodologias de projecto que conduzam à eficácia da resposta.

Multimedia Design

DM302 - ECTS * To study the multiple media in which communication design operates;
* To study and explore the complementarity and the crossings of media, hybrid media, media transparency, hypermediation and remediation;
* To study the role of different media in contemporary convergence culture;
* To study the various distribution technologies, their media and the access and usage contexts;
* To study the diverse structures, the temporal and spatial influences of media;
* To study non-linear information structures, the role of transcodification in computational media and the various classes of processing that are made possible by different media;
* To develop a culture of project for the design of the so-called "new media".

Photography II

F502 - ECTS — Explorar linguagens de comunicação fortemente sustentadas pela imagem fotográfica (suporte analógico e digital).
— Aprofundar o conhecimento tecnológico relativo ao registo e reprodução de imagens fotográficas.
— Compreender técnicas de manuseamento de equipamentos e de materiais necessários à obtenção de fotografias.
— Articulação de conhecimentos teóricos em contextos históricos e contemporâneos associados à prática fotográfica.
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre processos criativos que derivem da utilização da fotografia.
— Criação de metodologias processuais na aprendizagem e na execução de projectos sustentados pela imagem fotográfica.
— Realização de exercícios/ projectos que consolidem conhecimentos técnicos e teóricos sobre a importância da fotografia.

Institutional Corporate Identity

ICI211 - ECTS

Illustration II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Project Methodologies

MP301 - ECTS o provide the students with a constructive and strategic capacity of their creative work and communication. To promote the construction of projectual repertoires and the reflexion of paradigmatic cases of visual communication. Testing new models and structures of creativity individually or in team.

Mosaic II

M502 - ECTS Following on from Mosaic I, Mosaic II pursuit all the information about this technique on the fundamental aspects of monumental painting and parietal art.
It is understood that Mosaic II should be extended in a perspective that encompasses aspects of creativity. The technique is not limited to a means and a method, but constitutes itself an uncontroversial meaning of creativity.
The student most analyze, understand and use various functions in different mosaic techniques previously learned.

Visual Narratives

NV211 - ECTS Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais.
Motivar metodologias diferenciadas de análise.
Acentuar uma leitura crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.

Drawing Practices

PD500 - ECTS Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura e Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do carácter “projectual” do Desenho nas suas possíveis vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de atelier, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate e na elaboração de um relatório final;
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.

Printmaking I

TII211 - ECTS Know and test the practice of Printmaking with an emphasis on learning basic aspects of its key technology,
Identify the technological possibilities in the sense of autonomy and their possible connection with the areas of training core
Develop a solid learning methods of attending a workshop production in an accountability on the use of a collective space
Explore the plastic language of each technique
Apply knowledge and increasing technical skills to develop projects to address the self-publishing

Printmaking II

TIII211 - ECTS In printing techniques II aims to promote and consolidate the processes started on the first level. Appreciates the need to focus in the contemporary artistic practice of printmaking, sharing space where you can continue to introduce and deepen the technical capabilities and procedures related to the procedures of printing. In more specific terms, students should work on experimental and creative aspects that assist the production of the picture in its various technologies (techniques of relief, intaglio, silkscreen and lithography), investigating and testing ideas and principles, methods and formats, redefining themselves through their practice and especially by broadening their instrumental possibilities.

The consolidation of the practice we mean an always professional approach and informed by long tradition and as such will require that the student has the motivation to work in accordance with the scheduled classroom sessions as well as being responsible for managing the time needed to develop an investigation under demanding nature workshop Atelier / Workshop.

The evidence produced must be performed according to the criteria of quality and presentation to assist the production of graphic work in a professional context and where appropriate work should be edited.

At the end of the semester students present their individual project based on the use of printing techniques before the class, the theoretical context and methodological course underlying the practice of printmaking .

At the end of the course the student will have to be complied with:
- Frequency of demonstrations on techniques and procedures related complementary to initial training
- Production of a portfolio of prints which demonstrate his mastery of the methods introduced and agreement of them with a personal investigation
- Development of an individual project and consistent with the appropriate means, monitored and guided by the teacher responsible for the curricular unit
- Developing skills to work independently or in a collaboration in order to continue its practice of producing and editing work after training

Learning outcomes:
- Acquiring and developing the skills and technical knowledge, conceptual references to the work of editing and production of multiples.
- Identify, develop and consolidate knowledge about the techniques and etching processes best suited to your work
- Learn how to maximize use of available equipment and time in the workshops, participating actively in the environment of sharing and interdependence desirable in printmaking workshop
- Develop skills in editing and production of multiple, presentation and time management, resources and equipment workshops for the implementation of the project personal or collective
- Identify clearly the authors, processes, and issues relevant to their own work

Theory and History of Video

THV211 - ECTS

Video II

VD502 - ECTS Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.

Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Stained Glass I

V500 - ECTS Analyze and understand glass as a material for fine art. Be able to use it in different techniques such as stained glass, slumping, fusing and laminated glass.
Developing specific knowledge and apply it to a particular content
To distinguish, select and make use of multiple media and modes of representation of the various glass techniques
Understanding glass as a material to produce contemporary art.

Web Design II

WD502 - ECTS * To develop technological, historical, theoretical and practical knowledge about designing for the World Wide Web;
* To plan, manage and implement design projects in the WWW;
* To encourage a critical and reflexive stance, promoting the argumentation of projects;
* To understand and integrate the multiple resources and media available in the Internet in projects for the WWW;
* To understand the specificities of the multiple technologies that are aggregated and remediated by the WWW and to select and use them according to the nature of the projects in development;
* To study the relations between digital publishing resources and traditional media, trying in particular to understand how they can be articulated and complemented in the development of communication projects.

Ceramics I

CI500 - ECTS

Ceramics II

CII500 - ECTS

Design Management

GD402 - ECTS To develop project and team management skills, preparing students to deal with diverse scenarios and difficulties in managing communication design projects.

Illustration II

I502 - ECTS Pretende-se como objectivos para esta unidade curricular:
- o desenvolvimento de uma linguagem visual própria e a construção de aptidões técnicas para o seu desenvolvimento.
- a compreensão prática e aplicação de metodologias direccionadas para a investigação, crítica e reflexão da Ilustração.
- a auto-orientação e originalidade na abordagem e resolução de problemas, assim como a interacção de forma autónoma no planeamento e na execução de tarefas
- o desenvolvmento da noção de investigação pessoal na construção de Ilustração como caligrafia identitária, passando por diferentes patamares, tais como: a pesquisa, as metodologias, o desenho, as notas visuais (sketchbooks) e as conclusões

Mosaic I

M500 - ECTS Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade.A técnica não se limita a um meio e um método mas,constitui-se ela própria,um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica do mosaico e das várias aplicações desta técnica.
Entender o mosaico como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Project / Internship

APPE200 - ECTS The unit Project /Practices fundamental aims is the achievement of curriculum and professional preparation.

The domain of Practices allows to provide students with skills and capital gains in operating performance of its project area, applied to specific work.

The domain of Project corresponds to a space of affirmation and research staff of the student, in the form of a research project theoretical and practical self-proposed and supervised by a teacher. This project should include assumptions such as creativity, originality and a sense of authorship in its design, structure and implementation.

Printmaking I

TII211 - ECTS Know and test the practice of Printmaking with an emphasis on learning basic aspects of its key technology,
Identify the technological possibilities in the sense of autonomy and their possible connection with the areas of training core
Develop a solid learning methods of attending a workshop production in an accountability on the use of a collective space
Explore the plastic language of each technique
Apply knowledge and increasing technical skills to develop projects to address the self-publishing

Printmaking II

TIII211 - ECTS Printing techniques II aims to promote and consolidate the processes started on the first level. Appreciates the need to focus in the contemporary artistic practice of printmaking, sharing space where you can continue to introduce and deepen the technical capabilities and procedures related to the procedures of printing. In more specific terms, students should work on experimental and creative aspects that assist the production of the picture in its various technologies (techniques of relief, intaglio, silkscreen and lithography), investigating and testing ideas and principles, methods and formats, redefining themselves through their practice and especially by broadening their instrumental possibilities.

The consolidation of the practice we mean an always professional approach and informed by long tradition and as such will require that the student has the motivation to work in accordance with the scheduled classroom sessions as well as being responsible for managing the time needed to develop an investigation under demanding nature workshop Atelier / Workshop.

The evidence produced must be performed according to the criteria of quality and presentation to assist the production of graphic work in a professional context and where appropriate work should be edited.

At the end of the semester students present their individual project based on the use of printing techniques before the class, the theoretical context and methodological course underlying the practice of printmaking .

At the end of the course the student will have to be complied with:
- Frequency of demonstrations on techniques and procedures related complementary to initial training
- Production of a portfolio of prints which demonstrate his mastery of the methods introduced and agreement of them with a personal investigation
- Development of an individual project and consistent with the appropriate means, monitored and guided by the teacher responsible for the curricular unit
- Developing skills to work independently or in a collaboration in order to continue its practice of producing and editing work after training

Learning outcomes:
- Acquiring and developing the skills and technical knowledge, conceptual references to the work of editing and production of multiples.
- Identify, develop and consolidate knowledge about the techniques and etching processes best suited to your work
- Learn how to maximize use of available equipment and time in the workshops, participating actively in the environment of sharing and interdependence desirable in printmaking workshop
- Develop skills in editing and production of multiple, presentation and time management, resources and equipment workshops for the implementation of the project personal or collective
- Identify clearly the authors, processes, and issues relevant to their own work

Video II

VD502 - ECTS Video II is a practical approach to the audiovisual and contemporary history of cinema and video
It is intended to go deeper on learning technical and audiovisual technology, but also, secondly, to experiment in a broader sense the video and film culture, justifying complementary approaches, particularly in the approach to title credit design, motion graphics and institutional advertising.
The learning practice of film and video covers the three stages that mainly define filmmaking: pre-production, production and post-production.

The student's should prove a creative attitude, critical consciousness of the potential and limits of the media used and the components of the video-cinematography.

Stained Glass II

V502 - ECTS Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pate de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-09-26 at 22:48:44 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal