Você está em: Início > Notícias > Carla Garrido, Filipa Guerreiro e Pedro Bragança vencem 14ª edição do Prémio Fernando Távora

'Pelo estremo: Viagem pela viagem de Duarte d'Armas, perspectivas presentes de territórios limiares' recebeu o 14.º Prémio Távora, uma bolsa de viagem de investigação.

A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura atribuiu segunda-feira à noite (1 de Outubro 2018) o Prémio Fernando Távora de 2018 ao colectivo de arquitectos Filipa Guerreiro, Carla Garrido (professoras e investigadoras da FAUP-CEAU) e Pedro Bragança (investigador FAUP-CEAU) que venceram a distinção com a proposta de viagem "Pelo estremo: Viagem pela viagem de Duarte d’Armas, perspectivas presentes de territórios limiares".

Com esta proposta de viagem, Filipa Guerreiro, Carla Garrido e Pedro Bragança propõem "perspectivar colectivamente imagens de futuro a partir de um olhar presente tendo por mote o percurso e as gravuras de Duarte d’Armas, realizadas no território português, no início do século XVI, a pedido do rei D. Manuel".

O plano de viagem prevê percorrer, em etapas distribuídas ao longo de 2018 e 2019, todos os 57 lugares registados no livro das fortalezas que são situadas no estremo de Portugal e Castela, tanto quanto possível, na mesma sequência que o autor terá realizado a viagem de estudo de 1509, determinada na publicação.

Para o colectivo de arquitectos, a proposta que venceu o Prémio "é assim um percurso pelo estremo, entre tempos e escalas, intermitente e ‘sinuoso’, por auto-estradas, entre caminhos e atalhos, procurando vislumbrar colaborações múltiplas; meia volta a Portugal, em duas linhas, tendo Duarte d’Armas e Fernando Távora como ‘condutores’". Sobretudo, acrescentam, defendem "uma viagem em equipa, considerando ainda que viajar no nosso ‘interior’ é tão fundamental para nos (re)conhecermos como conhecer mundo fora".

O Júri do 14º Prémio, que consiste numa bolsa de viagem no valor de seis mil euros, foi composto pelo músico Miguel Guedes, pelos arquitectos Conceição Melo (nomeada pela Casa da Arquitectura), Cláudia Antunes (em representação da OASRN) e António Belém Lima e pelo Dr. José Bernardo Távora Sequeira Pinto, em representação da família do Arquitecto Fernando Távora.

Na sessão do dia 1 de Outubro de 2018, Isa Clara Neves, arquitecta pela FAUP e vencedora da anterior edição do Prémio, apresentou a conferência "Histórias da cultura computacional na arquitectura. Entre Europa e Estados Unidos da América".

Em edições anteriores, venceram o Prémio, entre outros, os antigos estudantes da FAUP Maria MoitaSidh MendirattaPaulo Moreira e André Tavares, e as investigadoras do CEAU-FAUP
Maria NetoSusana Ventura.

www.oasrn.org

Duarte d’Armas
Este livro he das fortalezas que sam setuadas no estremo de Portugall e Castella 1.
Duarte d’Armas e seu pajem, ‘em movimento’, a dois tempos – chegada a Monsanto, pela banda do Sul
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 13:50:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias