Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > André Tavares vence 10º Prémio Fernando Távora

Notícias

André Tavares vence 10º Prémio Fernando Távora

Edição 2015 do Prémio recebeu 23 candidaturas.

A proposta de viagem 'Ruínas, ou o Livro de Arquitectura' valeu a André Tavares, docente convidado da FAUP, a 10ª edição do Prémio Fernando Távora.

A proposta vencedora foi anunciada a 9 de Abril e propõe "um percurso por edifícios e edições originais de livros em Roma, Vicenza, Paris e Londres, a fim de, através da história do livro de arquitectura, sintetizar a cultura arquitectónica europeia".

Para o Júri a "proposta vencedora distingue-se por uma profunda originalidade: percurso por edifícios e edições originais de livros em Roma, Vicenza, Paris e Londres, a fim de, através da história do livro de arquitectura, sintetizar a cultura arquitectónica europeia. (...) Num momento em que as tecnologias digitais ameaçam a compreensão das qualidades físicas dos objectos, o livro é um reduto da arquitectura que exige a compreensão da sua natureza física, da textura das suas páginas, da natureza do seu peso".

O Júri da presente edição do Prémio foi presidido pelo escritor Valter Hugo Mãe e constituído pelos arquitectos José Manuel Botelho, João Luís Carrilho da Graça (nomeado pela Casa da Arquitectura), Pedro da Rocha Vinagreiro (em representação da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte) e Luísa Távora, em representação da família do arquitecto Fernando Távora.

André Tavares licenciou-se e doutorou-se em Arquitectura na FAUP (2000-09), é docente convidado na FAUP, tem-se dedicado à investigação, crítica e edição (Dafne), sendo ainda comissário geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016.

O resultado da viagem será apresentado numa conferência na Câmara Municipal de Matosinhos a 5 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura, altura em que será lançada a 11ª edição deste Prémio.

Em edições anteriores, foram vencedores, entre outros, os arquitectos Maria Moita (3ª edição), Paulo Moreira (7ª edição), ambos alumni FAUP, e Susana Ventura (9ª edição), actualmente a desenvolver o projecto de Pós-Doutoramento na FAUP, sendo membro efectivo do centro de estudos do CEAU-FAUP.

O Prémio Fernando Távora, uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros, é uma distinção anual destinada a arquitectos membros da Ordem dos Arquitectos, sendo organizado pela sua Secção Regional do Norte, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Casa da Arquitectura.

+ info
www.oasrn.org

André Tavares
© DR
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-16 às 04:09:34