Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Repositório da U.Porto

Repositório da U.Porto

A criação do Repositório da U.Porto enquadra-se no Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento Científico (Open Access Initiative). Tendo por objectivos a promoção da acessibilidade, da visibilidade, da valorização, da difusão e da preservação dos resultados da atividade científica desenvolvida pela comunidade académica da U.Porto, a facilitação do acesso livre à informação científica e tecnológica por cidadãos e empresas, a potenciação da utilização da produção intelectual e, por consequência, o aumento do seu impacto na comunidade científica internacional, a criação de oportunidades acrescidas para o estabelecimento de parcerias e de projectos com outras instituições e empresas nacionais e internacionais e a promoção da transferência de conhecimento e a inovação, a U.Porto criou e disponibilizou na Internet, em 2007, o seu Repositório Institucional.

Este repositório agrega e disponibiliza publicações da autoria da comunidade académica e científica através da componente Repositório Aberto; a componente Repositório Temático regista e disponibiliza recursos informativos produzidos em áreas ou para públicos específicos; uma terceira componente designada Repositório de Dados foi recentemente adicionada às anteriores e constitui um protótipo de repositório para armazenar, preservar e partilhar conjuntos de dados produzidos por investigadores da U.Porto.

O envolvimento crescente da comunidade académica e, em particular, das bibliotecas da U.Porto, tem permitido um rápido e sustentado crescimento do número de publicações disponíveis no Repositório Aberto da Universidade. Este repositório conta atualmente com a participação das 14 faculdades, da Reitoria, da Porto Business School e do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), disponibilizando mais de 37.000 publicações.

A interface de ligação entre o sistema de informação SIGARRA e o Repositório Aberto assegura a transferência automática para este repositório das publicações registadas pelos respetivos autores no módulo Publicações das diversas instâncias do SIGARRA. Os autores apenas necessitam de assegurar que anexam ao registo a versão integral da publicação com permissão de acesso público.

A informação registada no Repositório Temático é maioritariamente de livre acesso. Excetuam-se algumas coleções, como as designadas pelo título genérico de coleções ALFA, dirigidas a estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais. O acesso a estes conteúdos obriga à autenticação federada no repositório através da infraestrutura RCTSaai / U.PORTOaai (Infraestrutura de Autenticação e Autorização).

A plataforma escolhida para implementar o Repositório da U.Porto é a DSPACE.

O suporte aos utilizadores é assegurado pela Unidade Gestão de Documentação e Informação da UPdigital.

As obras disponibilizadas pelo Repositórios da U.Porto estão abrangidas pela licença pública Creative Commons ou protegidas por direito de autor e/ou por outra legislação aplicável. Qualquer uso da obra que não seja o autorizado por esta licença ou nos termos admitidos pela legislação relativa ao direito de autor é expressamente proibida. Ao aceder à obra o utilizador concorda com os termos desta licença e aceita vincular-se aos mesmos.

Para mais informações contactar documentacao.informacao@uporto.pt.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2015-04-20 I  Página gerada em: 2017-10-23 às 09:01:16