A organização dos serviços da Universidade do Porto pode compreender:
A Reitoria é o serviço vocacionado para o apoio central à governação da Universidade, garantindo o regular funcionamento da Universidade e respetivas unidades orgânicas.
Unidade Orgânica é a entidade do modelo organizativo, dotada de pessoal próprio, que pode ser dotada de personalidade tributária e que tem uma relação hierárquica direta com o governo central da Universidade do Porto.
Podem existir dois tipos de unidades orgânicas:
A estrutura organizativa das unidades orgânicas pode incluir subunidades orgânicas, que adotam a designação de Departamento, com órgãos de gestão simplificados que reportam hierarquicamente aos órgãos de gestão da Unidade Orgânica em que se integram.
Estas subunidades podem ser transversais a diferentes unidades orgânicas reportando ao conjunto dos órgãos de gestão dessas unidades em termos que podem ser definidos em regulamento próprio aprovado pelos mesmos.
As unidades orgânicas poderão agregar-se em agrupamentos com fins específicos, nomeadamente de índole estratégica (que promovam e incentivem a interdisciplinaridade nas atividades de formação e de investigação e desenvolvimento) ou ligados à prossecução da formação pós-graduada (que possam contribuir para a internacionalização e a promoção da qualidade, interdisciplinaridade e excelência).
Regem-se por regulamentos ou estatutos próprios, os quais estabelecerão a sua organização e modo de funcionamento.
Os Serviços Autónomos são entidades vocacionadas para assegurar funções a exercer a nível central. Gozam de autonomia administrativa e financeira e dependem do governo central da Universidade do Porto.
Caso existam estatutos, estes devem ser aprovados pelo Conselho Geral sob proposta do Reitor.
Na U.Porto existem os seguintes serviços autónomos, dotados de autonomia administrativa e financeira:
Os SASUP (Serviços de ação social da Universidade do Porto) são um serviço autónomo da U.Porto que visa assegurar as funções da ação social escolar legalmente previstas.
O CRSCUP (Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto), designados por Serviços Partilhados, é um serviço autónomo da U.Porto que assegura a partilha de recursos e de serviços tendo em vista uma maior eficácia e eficiência da respetiva gestão.
O CDUP-UP (Centro de Desporto da Universidade do Porto) é um serviço autónomo da U.Porto que fomenta e assegura a prática de desporto pela sua Comunidade Académica.