Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Centros Funcionais > Universidade do Porto Digital > Gestão de Documentação e Informação

Centros Funcionais

Gestão de Documentação e Informação

Esta unidade não está activa.
Sigla: GDI Gestão de Documentação e Informação - Abre numa nova janela
Responsável: Augusto Ribeiro
Descrição: A Unidade de Gestão de Documentação e Informação exerce as suas competências nos domínios do património da informação da Universidade, competindo-lhe:
  • Assegurar e promover o acesso a conteúdos e fontes de informação disponibilizados pela U.Porto à comunidade académica e científica.
  • Gerir os conteúdos informacionais do Repositório da U.Porto nas suas diversas vertentes, incentivando e apoiando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade.
  • Promover a política de acesso aberto da U.Porto em alinhamento com projetos e iniciativas de reconhecido mérito.
  • Gerir o Arquivo Digital da U.Porto, alargando o seu âmbito de intervenção e fomentando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade.
  • Promover a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação da U.Porto tendo em vista facilitar a pesquisa, melhorar o acesso e incrementar a utilização dos recursos de informação que a Universidade disponibiliza.
  • Manter e gerir o Arquivo da U.Porto, definindo normas para a sua gestão e assegurando o controlo da informação em todo o seu ciclo de vida.
  • Elaborar e manter atualizadas as disposições relativas a prazos de conservação de documentos, assegurando a sua aplicação em articulação com as entidades constitutivas da U.Porto.
  • Promover, assegurar e validar as transferências documentais, garantindo a segurança e a preservação no longo termo da informação de conservação permanente, independentemente do suporte em que se encontre registada.
  • Garantir o funcionamento de um serviço de requisições, consultas e pesquisas, observando os requisitos de acessibilidade e de comunicabilidade da informação.
  • Tratar, preservar e divulgar o património bibliográfico e iconográfico que constitui o Fundo Antigo da Universidade e os fundos de reservados existentes.
  • Divulgar e alargar as atividades desenvolvidas pela Oficina de Conservação e Restauro e as suas competências.
  • Apoiar as Bibliotecas, os Arquivos e os Museus da U.Porto na parametrização, configuração e utilização de aplicações informáticas específicas.
  • Assegurar a produção e atualização dos conteúdos que constituem a memória da U.Porto, publicados na área Historial do Sistema de Informação da Universidade.
  • Promover a realização de eventos e ações que divulguem os recursos e serviços de informação disponibilizados pela Unidade.
  • Desenvolver e implementar projetos e serviços inovadores nos domínios de intervenção da Unidade, bem como a troca de experiências e de boas práticas entre as entidades constitutivas da U.Porto.
  • Assegurar a manutenção e beneficiação do património afeto à Unidade;
  • Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção de Serviço.
Email: documentacao.informacao@uporto.pt
Telefone: 220408885
Morada: Universidade do Porto
Unidade de Gestão de Documentação e Informação
Praça Gomes Teixeira
Código Postal: 4099-002
Localidade: Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-05 às 08:49:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias