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A Unidade de Gestão de Documentação e Informação exerce as suas competências nos domínios do património da informação da Universidade, competindo-lhe:
- Assegurar e promover o acesso a conteúdos e fontes de informação disponibilizados pela U.Porto à comunidade académica e científica.
- Gerir os conteúdos informacionais do Repositório da U.Porto nas suas diversas vertentes, incentivando e apoiando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade.
- Promover a política de acesso aberto da U.Porto em alinhamento com projetos e iniciativas de reconhecido mérito.
- Gerir o Arquivo Digital da U.Porto, alargando o seu âmbito de intervenção e fomentando a sua utilização pelas entidades constitutivas da Universidade.
- Promover a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação da U.Porto tendo em vista facilitar a pesquisa, melhorar o acesso e incrementar a utilização dos recursos de informação que a Universidade disponibiliza.
- Manter e gerir o Arquivo da U.Porto, definindo normas para a sua gestão e assegurando o controlo da informação em todo o seu ciclo de vida.
- Elaborar e manter atualizadas as disposições relativas a prazos de conservação de documentos, assegurando a sua aplicação em articulação com as entidades constitutivas da U.Porto.
- Promover, assegurar e validar as transferências documentais, garantindo a segurança e a preservação no longo termo da informação de conservação permanente, independentemente do suporte em que se encontre registada.
- Garantir o funcionamento de um serviço de requisições, consultas e pesquisas, observando os requisitos de acessibilidade e de comunicabilidade da informação.
- Tratar, preservar e divulgar o património bibliográfico e iconográfico que constitui o Fundo Antigo da Universidade e os fundos de reservados existentes.
- Divulgar e alargar as atividades desenvolvidas pela Oficina de Conservação e Restauro e as suas competências.
- Apoiar as Bibliotecas, os Arquivos e os Museus da U.Porto na parametrização, configuração e utilização de aplicações informáticas específicas.
- Assegurar a produção e atualização dos conteúdos que constituem a memória da U.Porto, publicados na área Historial do Sistema de Informação da Universidade.
- Promover a realização de eventos e ações que divulguem os recursos e serviços de informação disponibilizados pela Unidade.
- Desenvolver e implementar projetos e serviços inovadores nos domínios de intervenção da Unidade, bem como a troca de experiências e de boas práticas entre as entidades constitutivas da U.Porto.
- Assegurar a manutenção e beneficiação do património afeto à Unidade;
- Exercer as demais competências que lhe sejam cometidas pela Direção de Serviço.
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