O Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) é organizado conjuntamente por:
- Duas Escolas da Universidade do Porto (U: Porto) - o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS UP) e a Faculdade de Farmácia;
- Dois Centros de Investigação - O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE);
- Um Hospital - O Centro Hospital Universitário do Porto (CHP)
Mais de vinte instituições, maioritariamente internacionais, incluindo universidades, institutos de investigação e empresas, estão também associadas ao BiotechHealth.
Este programa oferece uma formação em biotecnologia molecular aplicada às ciências da saúde, nomeadamente em tecnologias de diagnóstico e terapêutica, regeneração de tecidos, terapias celulares e nanomedicina, e biotecnologia microbiana, num ambiente verdadeiramente interdisciplinar e internacional.
O programa está desenhado de modo a permitir que os estudantes concentrem a sua aprendizagem num ambiente de investigação e na condução de trabalho experimental.
Um dos elementos distintivos do programa é a aquisição de competências transversais que reforçam a autonomia dos estudantes e a capacidade de se inserirem após o doutoramento em ambientes académicos ou empresariais. Estas competências são adquiridas ao longo do programa, de acordo com a necessidade do estudante. Além disso, o estudante tem a possibilidade de frequentar ações de formação avançada escolhidos pelo próprio e que permitem uma atualização constante do conhecimento. A participação em conferências, seminários e outros encontros científicos é fortemente incentivada e valorizada.
A componente letiva destina-se a fornecer aos estudantes a oportunidade de adquirirem competências transversais, particularmente nas áreas da propriedade intelectual, empreendedorismo, ética, escrita científica, grant writing e comunicação. Estas competências podem ser adquiridas tanto no âmbito de cursos oferecidos pelo BiotechHealth como por instituições de investigação nacionais e estrangeiras. Neste caso, é necessário o reconhecimento do mérito da formação por parte da Comissão Científica do BiotechHealth.
Uma componente essencial do programa é a colaboração com grupos de investigação internacionais de excelência e empresas. Os estudantes deverão passar um mínimo de 6 meses numa instituição estrangeira (laboratório de investigação, hospital ou industria).
O Programa BiotechHealth aceita até 15 estudantes por ano, com base numa avaliação rigorosa. Os candidatos deverão possuir como condição mínima para a candidatura o grau de Mestre e formação académica em pelo menos uma das áreas seguintes: bioengenharia, biotecnologia, ciências farmacêuticas, biologia, medicina, bioquímica, nanomedicina, química.
De modo a apoiar os estudantes no cumprimento de seus objetivos, um PhD Advisory Committee (PAC) é constituído para cada estudante, de modo a permitir uma discussão regular sobre o andamento do trabalho. O PAC é proposto pelo estudante e pelo supervisor à Comissão Científica do BiotechHealth. O PAC deve incluir o supervisor, o co-supervisor (se aplicável) e até dois outros investigadores não envolvidos diretamente no trabalho de pesquisa. O PAC reúne a pedido do estudante. Recomenda-se que o PAC reúna com o estudante pelo menos uma vez por ano. As informações científicas trocadas durante as reuniões são mantidas em sigilo.
Objetivos
O Programa BiotechHealth tem por objetivo fornecer uma formação doutoral de excelência em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde, num ambiente interdisciplinar e internacional, promovendo a colaboração com grupos de investigação reconhecidos internacionalmente, hospitais e empresas nacionais e internacionais.
BiotechHealth combina biotecnologias celulares e moleculares, cruciais em aplicações clínicas e industriais. A Biotecnologia Molecular (ou Bioengenharia Molecular) é uma área interdisciplinar nova, a qual combina várias disciplinas, como (Micro)Biologia, Bioquímica, Biofísica, Ciência de Materiais, Ciências Médicas e Farmacêuticas, Bioinformática e Nanotecnologia.
Áreas de Especialização
O Programa incidirá especialmente nas áreas científicas abaixo indicadas, incentivando-se a realização de projetos interdisciplinares entre duas ou mais áreas.
- Medicina Regenerativa e Terapias Celulares
- Nanodiagnóstico e Nanoterapêutica
- Biofísica Molecular e Celular e Desenho Computacional de Biomoléculas
- Biotecnologia Microbiana
Competências Profissionais
Os doutorados do Programa BiotechHealth terão competências científicas ao nível do estado da arte, na área específica da tese. Terão ainda competências em empreendedorismo, gestão científica e elaboração de projetos, propriedade intelectual e comunicação.
Saídas Profissionais
O Programa BiotechHealth garante uma formação de grande qualidade que permitirá iniciar uma carreira profissional no meio académico ou na indústria, facilitando a inserção em redes internacionais de investigação ou em empresas da área da biotecnologia ligadas à saúde.
Entre outros requisitos, considera-se como condição absoluta para submissão da tese a provas públicas a inclusão na mesma de pelo menos 1 (um) artigo original (full length paper) publicado ou aceite para publicação em revista internacional indexada (SCI), cujo 1º autor seja o estudante de doutoramento.
Informações
Início do ano letivo: 02 de janeiro de 2025
Duração normal do curso: 4 anos (8 semestres)
Contactos