Código Oficial: | 6497 |
Sigla: | MO |
Conhecimentos – os estudantes deverão ficar a saber: Os dados essenciais de epidemiologia descritiva do cancro em Portugal e no mundo; Identificar determinantes nutricionais de cancro; Descrever a tipologia de estudos epidemiológicos (observacionais, analíticos e experimentais) reconhecendo as suas limitações; Explicar a distinção entre associação e causalidade; Descrever os usos da Epidemiologia no planeamento de intervenções em Oncologia;
Capacidades - os estudantes deverão ficar a ser capazes de: Calcular medidas de frequência e de medidas de associação; Interpretar estudos epidemiológicos publicados (validade e utilidade);
Atitudes - os estudantes deverão passar a: Criar o hábito de exigir evidência epidemiológica; Advogar a importância e a necessidade de os clínicos colaborarem como notificadores dos registos oncológicos; Ser advogados da necessidade de recursos destinados à promoção da saúde e prevenção da doença, na área específica do cancro
Esta UC tem por principal objetivo apresentar as células imunes como uma componente muito importante do microambiente tumoral, fundamentais para a eliminação eficiente do tumor ou, pelo contrário, permissivas e facilitadoras da progressão do tumor. Para tal, iremos abordar conceitos base de imunologia inata e adaptativa, identificando as principais células e mediadores imunológicos que intervêm no contexto de uma infeção ou de um tumor. Exploraremos os principais mecanismos através dos quais as células tumorais escapam à vigilância imunológica. Discutiremos os principais avanços na terapia oncológica, nomeadamente na área da imunoterapia com apresentação dos mais recentes casos clínicos.
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
Adquirir conceitos básicos sobre a classificação molecular dos vários tipos de neoplasia;
Compreender os principais mecanismos de carcinogénese e de progressão tumoral;
Identificar as síndromes mais frequentes de predisposição hereditária para cancro;
Compreender os conceitos e identificar exemplos de terapêutica dirigida a alvos moleculares.
O objetivo desta unidade curricular consiste em proporcionar aos estudantes os conhecimentos inerentes à abordagem global do doente oncológico, baseada na melhor evidência científica e regras de boas práticas.
No final do programa da unidade curricular os estudantes devem estar habilitados a:
1.Descrever a biologia, imunologia e epidemiologia do cancro.OBJETIVOS
1 - Contacto com ambiente laboratorial na abordagem do problema cancro
2 - Aprendizagem e compreensão das técnicas laboratorias usadas nas áreas da patologia clínica, anatomia patológica, citogenética e biologia molecular, aplicáveis ao estudo do cancro
3 - Reconhecimento do equipamento de trabalho em laboratórios hospitalares
4 - Praticar o trabalho em meio laboratorial
1-Identificar os principais mecanismos epigenéticos e implicações no processo de transformação neoplásica
2-Compreender o potencial das alterações epigenéticas como biomarcadores de deteção, prognóstico e predição de resposta à terapia, bem como quais as técnicas moleculares aplicadas.
3-Identificar as principais estratégias terapêuticas baseadas na reversibilidade das alterações epigenéticas.
A disciplina visa contribuir para a construção de uma visão geral e integrada de Metodologias de Investigação em investigação básica e clínica em Oncologia.
Esta unidade curricular tem por objetivo a realização de um estágio prático em contexto laboratorial ou clínico.
OBJECTIVOS
1-Contacto com ambiente laboratorial/ clínico na abordagem do doente oncológico;
2-Aprendizagem e compreensão das técnicas laboratorias/métodos de abordagem clínica dos principais tipos de cancro;
3-Reconhecer o papel crucial da multidisciplinaridade na abordagem diagnóstica e clínica dos doentes oncológicos;
4-Pratica laboratorial/ estágio observacional em contexto clínico.
- Abordar os aspectos principais da prevenção primária, secundária, terciária e quimio-prevenção do cancro.
- Analisar as diferenças existentes entre as abordagens comunitária e individual de prevenção do cancro.
- Analisar os principais métodos de avaliação dos rastreios, erros e determinantes da aplicação dos rastreios na população.
- Avaliar os programas de intervenção em Saúde na Região Norte como os de rastreio de cancro da mama, do colo do útero e do cancro coloretal.
O programa tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos mecanismos moleculares utilizados pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais. Serão discutidos os mecanismos gerais através dos quais a informação é transmitida por proteínas e as cascatas de sinalização envolvidas na transdução de sinal, assim como a relação entre alterações em vias de sinalização e o cancro.
O estudante deve ser capaz de compreender a relevância dos xenobióticos na etiologia do cancro, para humanos e animais, sabendo identificar quais as classes / tipos de xenobióticos que estão mais associadas à cancerização.
Deverá saber identificar os modos mais habituais de exposição (ocupacional, ambiental, acidental ou iatrogénica) e o destino dos xenobióticos em organismos (terrestes e aquáticos), sistematizando os mecanismos gerais de ativação e de desintoxicação de carcinogéneos químicos.
Deve compreender as estratégias, nomeadamente experimentais (in vitro e in vivo), para avaliação de xenobióticos como agentes mutagénicos e/ou carcinogénicos.
Deverá conhecer os “pros” e “cons” das espécies modelos mais usados em carcinogénese química experimental.
Deverá ser capaz de, por e si só e em dinâmicas de grupo, apresentar e discutir criticamente a temática focada, fazendo sínteses descritivas e esquemáticas.
Esta unidade curricular tem por objetivo a realização de um trabalho de natureza técnico-científica, de cariz inovador, no domínio científico das Ciências da Saúde. Envolve a condução de trabalhos práticos de investigação e a redação de uma dissertação, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas no final do ano letivo. O tema, conteúdo e organização da dissertação será definido sob a supervisão do(s) orientador(es) de dissertação de Mestrado, de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Regulamento de Estudos da Universidade do Porto. Em alternativa o estudante poderá elaborar uma monografia, que será igualmente avaliada em provas públicas no final do ano letivo.
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ter atingido os objetivos de aprendizagem descritos no artigo 15º do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto de 2013.
Esta unidade curricular tem por objetivo a realização de um trabalho de natureza técnico-científica, de cariz inovador, no domínio científico das Ciências da Saúde. Envolve a condução de trabalhos práticos de investigação e a redação de uma dissertação, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas no final do ano letivo. O tema, conteúdo e organização da dissertação será definido sob a supervisão do(s) orientador(es) de dissertação de Mestrado, de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Regulamento de Estudos da Universidade do Porto. Em alternativa o estudante poderá elaborar uma monografia, que será igualmente avaliada em provas públicas no final do ano letivo.
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ter atingido os objetivos de aprendizagem descritos no artigo 15º do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto de 2013.
Esta unidade curricular tem por objetivo a realização de um trabalho de natureza técnico-científica, de cariz inovador, no domínio científico das Ciências da Saúde. Envolve a condução de trabalhos práticos de investigação e a redação de uma dissertação, elaborada com rigor técnico-científico, que será avaliada em provas públicas no final do ano letivo. O tema, conteúdo e organização da dissertação será definido sob a supervisão do(s) orientador(es) de dissertação de Mestrado, de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Regulamento de Estudos da Universidade do Porto. Em alternativa o estudante poderá elaborar uma monografia, que será igualmente avaliada em provas públicas no final do ano letivo.
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ter atingido os objetivos de aprendizagem descritos no artigo 15º do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto de 2013.
Esta UC, de tipo orientação tutorial, destina-se a preparar um projecto de investigação e fazer a sua apresentação. É de esperar que os estudantes saibam pesquisar a bibliografia sobre um assunto, estudá-la e organizá-la na forma de uma actualização integrada e sobre esta saibam colocar questões e identificar problemas. Terão também de desenhar uma estratégia para abordar essas questões ou problemas e encontrar-lhes soluções. Todos estes dados serão redigidos num documento-síntese que será suporte de uma apresentação e uma avaliação por um júri qualificado.