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Rastreio e Prevenção em Oncologia

Código: MO14     Sigla: RPO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 20 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 3 23 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Abordar os aspectos principais da prevenção primária, secundária, terciária e quimio-prevenção do cancro.

- Analisar as diferenças existentes entre as abordagens comunitária e individual de prevenção do cancro. 

- Analisar os principais métodos de avaliação dos rastreios, erros e determinantes da aplicação dos rastreios na população. 

- Avaliar os programas de intervenção em Saúde na Região Norte como os de rastreio de cancro da mama, do colo do útero e do cancro coloretal.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ficar a conhecer os diferentes níveis de prevenção do cancro, assim como saber distinguir as estratégias comunitária e individual (de risco) da prevenção do cancro

Os estudantes derão ficar capazes de aplicar as metodologias de avaliação de rastreios

Os estudantes deverão adquirir uma atitude crítica relativamente à aplicabilidade e efetividade dos programas de preveção primária e de rastreio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Prevenção do cancro

-Definição e âmbito dos diversos níveis de prevenção

-Principais factores de risco: tabaco, infecção, agentes químicos. Papel da dieta e do exercício físico

-Prevenção a nível individual e da comunidade


2. Rastreio do cancro

-Princípios gerais de um rastreio

-Aplicabilidade

-Avaliação


3. Rastreio do cancro da mama, colo do útero e coloretal

- População abrangida

- Método

- Aspectos práticos da implementação dos rastreios na Região Norte de Portugal

4. Definição de áreas prioritárias de intervenção

 

Bibliografia Obrigatória

Hennekens CH & Buring JE; Epidemiology in Mediicne. ISBN: 0-316-35636-0

Observações Bibliográficas

Nas aulas será fornecida documentação e bibliografia adicional.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas clássicas e trabalhos em grupos, com apresentação e discusssão de temas pelos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Artigo 19º do Regulamento Pedagógico e de Avaliação do Aproveitameto dos Estudantes do ICBAS.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação oral de um tema = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não tem

Trabalho de estágio/projeto

Não tem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não tem

Melhoria de classificação

Não aplicável, segundo o ponto 8 do artigo 21º do Regulamento Pedagógico e de Avaliação do Aproveitameto dos Estudantes do ICBAS.
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