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Epidemiologia

Código: MO03     Sigla: EPID

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 21 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 3 23 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Guilherme Almeida Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Outra: 1,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
António Guilherme Almeida Gonçalves 1,285
Maria Jose Afonso Teodosio Bento 0,214
Outra Totais 1 1,142
António Guilherme Almeida Gonçalves 0,142

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos – os estudantes deverão ficar a saber: Os dados essenciais de epidemiologia descritiva do cancro em Portugal e no mundo; Identificar determinantes nutricionais de cancro; Descrever a tipologia de estudos epidemiológicos (observacionais, analíticos e experimentais) reconhecendo as suas limitações; Explicar a distinção entre associação e causalidade; Descrever os usos da Epidemiologia no planeamento de intervenções em Oncologia;

 

Capacidades - os estudantes deverão ficar a ser capazes de: Calcular medidas de frequência e de medidas de associação; Interpretar estudos epidemiológicos publicados (validade e utilidade);

 

Atitudes - os estudantes deverão passar a: Criar o hábito de exigir evidência epidemiológica; Advogar a importância e a necessidade de os clínicos colaborarem como notificadores dos registos oncológicos; Ser advogados da necessidade de recursos destinados à promoção da saúde e prevenção da doença, na área específica do cancro

Resultados de aprendizagem e competências

Atingimento dos objetivos acima descritos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhuns em especial.

Programa

O raciocínio científico. Questões metodológicas em Epidemiologia e Saúde Pública. Associação e causalidade. Noções básicas de Epidemiologia. Medidas de frequência, de associação e de impacto. Métodos de padronização. Análise de sobrevivência. Epidemiologia descritiva do cancro. Epidemiologia nutricional e cancro. Controvérsias em epidemiologia do cancro e avaliação crítica da evidência publicada.

Bibliografia Obrigatória

Gordis Leon; Epidemiologia. ISBN: 978-989-8075-30-7
Hennekens CH & Buring JE; Epidemiology in Mediicne, Little, Brown and Company, 1987. ISBN: 0-316-35636-0

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia, nomeadamente no formato de artigos swerá fornecida durante as aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas clássicas, discussões em grupo, resolução de exercícios e "journal club" com apresentação e discussão de artigos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 17,50
Total: 80,50

Obtenção de frequência

Segundo o regulamento de avaliação dos estudantes do ICBAS.

Fórmula de cálculo da classificação final

Seminário sobre "controvérsias" no formato de "journal club": 0 a 8 valores. Nota mínima de 4 valores.

Exame escrito final (ou oral na época especial): 0 a 12 valores. Nota mínima de 4 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo o novo REGULAMENTO.

Melhoria de classificação

Nesta UC os estudantes poderão requerer melhoria de classificação do exame final realizado na época normal, aplicando-se a alínea a) do nº1 do Artigo 17º do novo REGULAMENTO. A melhoria pode realizar-se na Época de Recurso, no formato de prova oral.

Observações

O regente entende que o modo de trabalho presencial é o mais adequado aos conteúdos e métodos da UC. No entanto, se se repetir a situação ocorrida no ano letivo 2019/2020, em que, por razões de defesa da saúde de discentes, docentes, funcionários e população em geral, for superiormente determinada a alteração de algumas UCs para ensino à distância, em teletrabalho, esta UC está concebida de forma a rapidamente alterar o modo de trabalho. Neste caso, o exame final será substituído por trabalhos de grupo e individuais (0-12 valores) e não terá lugar o exame da época de recurso. A avaliação passará a ser do tipo “avaliação continuada sem exame final”.

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