Psicologia Médica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
309 |
Plano Oficial 2021 |
2 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Perspetivar a pessoa na sua complexidade como um todo (nos seus padrões de funcionamento individuais, sociais e culturais) e na sua especificidade em cada fase desenvolvimental (infância, adolescência, estado adulto).
- Aplicar competências de observação, identificação e interpretação de expressões humanas (comportamentos, reações emocionais ou manifestações não-verbais) em jogo no contexto da dinâmica de consulta médica.
- Agir adequadamente perante essas expressões e dinâmicas inerentes à relação/comunicação médico-doente.
- Adotar uma atitude clínica relacional que contribua para uma correta prática médica (postura atenta, disponível e compreensiva, conducente à criação de empatia e de respeito).
- Aplicar competências crítico-analíticas face às matérias.
6. Desenvolver uma postura profissional no contexto da aula, da consulta e perante os colegas.
Resultados de aprendizagem e competências
- Perspetiva da pessoa na sua especificidade(diferença) e na sua complexidade como um todo (nos seus padrões de funcionamento individuais, sociais e culturais), em cada fase de desenvolvimento (infância, adolescência, estado adulto).
- Adoção de uma atitude clínica relacional que contribua para uma correta prática médica (postura atenta, disponível e compreensiva, conducente à criação de empatia e de respeito).
a. Aplicação adequada de competências de observação, identificação e interpretação de expressões humanas (comportamentos, reações emocionais ou manifestações não-verbais) em jogo no contexto da dinâmica de consulta médica.
b. Ação adequada perante essas expressões e dinâmicas inerentes à relação/comunicação médico-doente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas Teóricas:
- Apresentação da unidade curricular: Desenvolvimento Humano em Contexto
- A pessoa na infância
- A pessoa adolescente
- A pessoa adulta
- Aprendizagem
- Introdução às neurociências
- Perceção e memória
- Emoções, mecanismos de defesa, frustração e conflito, motivação
- Personalidade
- Sexo e género
- A família
Sessões Práticas:
- Introdução à entrevista clínica
- Abrir a sessão
- Planear a consulta
- Recolher informação
- Exame físico
- Encerrar a sessão
- A comunicação não-verbal
- Estruturar a entrevista
9. Construir a relação
Bibliografia Obrigatória
Sigelman C K, Rider E A.; Life-span human development (7th ed.)., Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning, 2012
Textos de apoio ; disponibilizados em cada aula.
Rui Mota Cardoso (ed.);
Competências de Comunicação Clínica, FMUP, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: Seminários 1 hora por semana.
Aulas práticas de cariz clínico, para o desenvolvimento de perícias adequadas à relação médico-doente: discussão inicial sobre o tópico da aula, observação de modelos, role-playing entre pares e discussão (com feedback), baseados em casos clínicos: 1h30m por semana.
Avaliação:
Exame escrito final para avaliação teórica dos conhecimentos. A nota final obtida no exame escrito corresponde a 16 do total de 20 valores.
Avaliação contínua: Fichas de avaliação em cada sessão temática. Assiduidade, pontualidade, participação e conduta. Realização de entrevista clínica com doente simulado. A nota final da avaliação contínua é de 4 no total de 20 valores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Trabalho laboratorial |
17,50 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de número mínimo de presenças e aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
4 + 16 = 20 valores
Avaliação Contínua = 4 valores (nota inferior a 1 é eliminatória)
Avaliação teórica Final = 16 valores (com 8 como mínimo para aprovação)
Provas e trabalhos especiais
Entrevista com Doente Simulado.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final.
Ainda que a frequência das aulas não seja obrigatória é altamente recomendada.
Melhoria de classificação
75% de número mínimo de presenças e aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final, após obtenção de frequência no exame de Época Normal