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Gerontopsiquiatria

Código: OPT169     Sigla: GERONTPSIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Aprofundar o conhecimento dos principais quadros clínicos, bem como o seu enquadramento epidemiológico na área da Psiquiatria Geriátrica.

  2. Aprofundar as competências de exploração e avaliação em Psiquiatria Geriátrica.

  3. Desenvolver aptidão e atitude crítica, que permita desconstruir os diferentes mecanismos envolvidos nas géneses dos processos neurodegenerativos e consequentemente as suas diferentes formas de apresentação clínica.

  4. Compreender as diferentes formas de intervenção farmacológica, psicológica e social (institucional e em rede multidisciplinar).

  5. Saber aplicar os conceitos da Medicina Baseada na Evidência na área da Psiquiatria Geriátrica, bem como desenvolver uma perspectiva integradora dos diferentes conceitos da Psiquiatria Geriátrica.       

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos desta unidade curricular destacam a importância da aprendizagem dos principais conceitos psicopatológicos ligados ao envelhecimento em geral e à Psicogeriatria em particular. Estes tornam-se imprescindíveis a uma adequada exploração e avaliação em Psiquiatria Geriátrica. Tais conteúdos abordados numa dinâmica de exposição, interpretação e análise dos referidos conceitos, pretendem adquirir significado, numa perspectiva integradora em contexto clínico, facilitando deste modo, a sua adequação à intervenção terapêutica (farmacológica, psicológica e social).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I

  • Aspectos epidemiológicos e assistenciais do envelhecimento, com enquadramento na realidade Portuguesa
  • Critérios de diagnóstico e diferentes manifestações clínicas da demência
  • Patofisiologia e diferentes tipos de demência
  • Diagnósticos diferenciais
  • Avaliação neuropsicológica
  • Abordagem clínica dos diferentes estadios
  • Prevenção primária, secundária e terciária
  • Intervenção terapêutica: farmacológica, psicoterapêutica/psicoeducacional, apoio aos cuidadores/familiares e estratégias de intervenção em instituições

Parte II

  • Sintomas comportamentais e psicológicos na demência
  • Etiologia e prevalência das alterações comportamentais
  • Principais grupos sintomáticos: agressão, apatia, agitação psicomotora, psicose e depressão
  • Factores ambientais e sociais
  • Diagnósticos diferenciais
  • Intervenção terapêutica: farmacológica, psicoterapêutica/psicoeducacional, apoio aos cuidadores/familiares e adaptação do meio ambiente

Bibliografia Obrigatória

American Psychiatric Association (APA); Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. , Climepsi Editora. , 2014
Fernandes, L., Gonçalves Pereira, M., Cortez Pinto, L., Firmino, H., & Leuschner, A. (Ed.). ; Jornadas de Gerontopsiquiatria., Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria (APG). , 2011
Firmino, H., Cortez Pinto, L., Leuschner, A., & Barreto, J. (Ed.). ; Psicogeriatria, Psiquiatria Clínica, 2006
Fonseca, A. (Ed.); Envelhecimento, Saúde e Doença, Coisas de Ler, 2014
Simões, M.R., Santana, I., & Grupo de Estudos Envelhecimento Cerebral e Demências (GEECD) ; Escalas e Testes na Demência (3ª edição). , Novartis: Grupo de Estudos Envelhecimento Cerebral e Demências/GEECD., 2015
Sadock B, Sadock V, Ruiz P. ; Kaplan and Sadock's Synopsis of Psychiatry: Behavioral Sciences/Clinical Psychiatry (11th Ed.),, Wolters Kluwer Health,, 2014
Sheehan, B., Karim, S., & Burns, A. S. ; Oxford Specialist Handbook of Old Age Psychiatry. , Oxford University Press, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular (de 19h de contacto), de 7 semanas (semestral) será leccionada sob a forma de seminários e aulas práticas. Os seminários terão uma metodologia de caracter expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo. Serão utilizados recursos didáticos convencionais, audiovisuais e multimédia (ex. power-point e filmes). As aulas práticas serão ministradas em regime de internamento e de consultas, no contacto directo com o doente idoso, em regime de tutoria. E sempre que possível com visitas domiciliárias, englobando a observação em contexto comunitário. 

Os alunos serão estimulados a recorrer a técnicas de autoestudo, através de leituras obrigatórias, pesquisa individual, preparação e análise de casos clínicos para discussão. Sobre cada tema será indicada bibliografia específica e/ou fornecidos textos de apoio para além da bibliografia básica referida.

Muito em particular, será estimulada a colaboração de alunos em projectos de investigação já em curso, bem como eventual estimulação de integração nestes projectos na elaboração de futura dissertação.


Para além da exposição teórica dos diferentes conteúdos, recorrer-se-á a metodologias interactivas, com o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Deste modo, serão utilizadas técnicas pedagógicas, com simulação, demonstração, estudo de casos clínicos, brainstorming e exercícios práticos. Assim, serão aplicados metodologias de ensino em conexão com os objetivos de aprendizagem, por forma a permitir uma visão holística da Psiquiatria Geriátrica, com a adequada ponte entre os aspectos teóricos e a prática clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Realização de Estágio 19,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

A avaliação final, resultará da conjugação da avaliação contínua (através da participação no estágio com o exercício das competências de prática clínica), com a realização de uma história clínica e sua apresentação e discussão, em prova oral final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final, resultará da conjugação da avaliação contínua (60%) e uma avaliação final (40%).

Observações


Considera-se 75% o numero mínimo de presenças para efeito de assiduidade.
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