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Neurologia e Neurocirurgia

Código: MI433     Sigla: NN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=494656#tab2
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 142 Plano Oficial 2021 4 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do sistema nervoso (SN) no sentido de, com os dados da história e exame clínico, determinar o síndrome neurológico, propor hipóteses diagnósticas, determinar quais os exames complementares adequados para esclarecimento, tendo como base o conhecimento das doenças do SN e músculo mais frequentes na população em geral.

- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeceira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:

  • Exame neurológico;
  • Síndromes neurológicos;
  • Epilepsia;
  • Demências;
  • Doença vascular cerebral;
  • Cefaleias;
  • Doenças do movimento;
  • Vertigem, síncope e coma
  • Doenças neuromusculares;
  • Doenças inflamatórias e desmielinizantes do sistema nervoso;
  • Perturbação neurológica funcional
  • Doenças da coluna vertebral e do seu conteúdo;
  • Traumatismos crânio-encefálicos;
  • Tumores sistema nervoso central;
  • Urgências em Neurologia e em Neurocirurgia;
  • Meios complementares de diagnóstico;

 

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem e competências

- Competências na avaliação clínica de doentes com Doenças Neurológicas, nomeadamente na realização e interpretação do Exame Neurológico.

- Capacidade de, com base na avaliação clínica, determinar o Síndrome Neurológico e propor uma etiologia.

- Escolher quais os exames subsidiários capazes de confirmarem a proposta, muito particularmente a imagem e neuropatologia.

- Conhecimentos sobre as características clínicas das doenças mais frequentes e seu tratamento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Neuroanatomia, Fisiologia, Propedêutica Médica
Farmacologia e Terapêutica
Neuroimagiologia

Programa

Programa

- Revisão neuroanatómica e da fisiologia do sistema nervoso

- Avaliação clínica na Enfermaria, Consulta Externa e Serviço de Urgência.

- Aprendizagem da história clínica e da técnica do Exame Neurológico; contacto com algumas das técnicas complementares de diagnóstico na patologia neurológica, assim como com algumas técnicas terapêuticas.

- Aprendizagem dos síndromes neurológicos

- Epilepsias - Clínica e tratamento

- Demências - caracterização clínica, neuropatológica e tratamento

- Doença Vascular Cerebral - clínica e normas de atuação

- Cefaleias - principais quadros clínicos e tratamento

- Doenças do Movimento - características clínicas e tratamento.

- Vertigem, Síncope e Coma - características clínicas e tratamento

- Doenças neuromusculares - diagnóstico clínico e neuropatológico, e tratamento

- Doenças Desmielinizantes e Inflamatórias do SNC - características clínicas e tratamento

- Perturbação Neurológica Funcional - características clínicas e tratamento

- Doenças da coluna vertebral e seu conteúdo, diagnóstico e tratamento.

- Traumatismos cranioencefálicos - normas de atuação

- Tumores cerebrais, diagnóstico, possibilidades terapêuticas e prognóstico.

- Urgências em Neurologia e em Neurocirurgia;

- Exames complementares de diagnóstico, nomeadamente a integração dos estudos de imagem com os aspetos clínicos das neurociências clínicas.

Bibliografia Obrigatória

Michael Aminoff, David; Greenberg, Roger Simon; Clinical Neurology, Lange, 2018. ISBN: ISBN: 9781259861734.

Bibliografia Complementar

Elan Louis, Stephan A. Mayer, Lewis P. Rowland; Merritt's Neurology, Lippincott Williams & Wilkins, 2016. ISBN: ISBN: 9780781791861
Andrew H. Kaye; Essential Neurosurgery, Blackwell Publishing, 2005. ISBN: ISBN: 978-1405116411
Rui Vaz; Traumatismos crânio-encefálicos - Questões essenciais na prática Clínica , Edições Universidade do Porto. ISBN: ISBN: 978-989-746-191-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas assíncronas, na plataforma Moodle, para todos os alunos, de cerca de 60 minutos, nas quais serão fornecidos os aspetos mais importantes da avaliação clínica e das características clínicas de cada grupo de doenças.

- Seminários para aproximadamente 30-35 alunos, com duração de 90 minutos, baseados em casos clínicos reais, com discussão interativa.

- Sessões práticas de 90 a 120 minutos cada, com a observação de doentes no Internamento, na Consulta externa, na Urgência, ou noutras atividades clínicas/técnicas, por grupos de aproximadamente 4 alunos, com discussão com o respetivo Docente.

- Aulas de simulação  acerca do traumatismo crânioencefálico e da via verde do acidente vascular cerebral, em pequenos grupos, com treino dos estudantes na abordagem e orientação destas situações urgentes

 

Cada aluno terá uma caderneta onde a sua atividade letiva será registada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 22,50
Exame 17,50
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 101,50
Frequência das aulas 60,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obtenção de frequência Segundo as normas da Instituição (número mínimo de presenças de 75%, quer nos seminários, quer nas sessões práticas/estágios)

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação distribuída:

  • Avaliação contínua - 22,5

- Assiduidade/pontualidade, atitudes, interesse, motivação

- Nível e integração dos conhecimentos

  • Exame prático – 17,5

- Folha de gestos – execução e discussão

  • Exame teórico final – 60

A aprovação na Unidade Curricular implica classificação superior a 50% em cada uma das três componentes de avaliação

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação:

Repetição do teste

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