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Psicologia Médica II

Código: MI242     Sigla: PM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 290 Plano Oficial 2021 2 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se contribuir a maturidade emocional do instruendo, passível de se traduzir em atitude terapêutica.

O que passa por aquisição de conhecimentos no âmbito da propedêutica — perícias da entrevista clínica onde se contempla, por um lado, a vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.

Conhecimentos a serem complementados pelo treino de competências a adquirir, no sentido de reconhecer o que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como para identificar estilos de vida tóxicos. E por outro lado, incidindo sobre a relação médico-doente, pelo desenvolvimento da capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância

Resultados de aprendizagem e competências

Compreensão da vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.

Reconhecimento do que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como identificação de estilos de vida tóxicos. Incidindo sobre a relação médico-doente, capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância

  
A importância dada à Relação Médico-doente e à entrevista focada no paciente traduz-se no peso de 30% que esta matéria tem na avaliação final do estudante.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Aulas Teóricas:

  1. Aspetos psicológicos da prática médica
  2. Relação médico-doente; da relação contratual à relação terapêutica
  3. Adesão à terapêutica. Efeito placebo
  4. Idade avançada
  5. Doente terminal. Cuidados paliativos. Luto
  6. Ambiente, comportamento e saúde. Estilos de vida patogénicos. Tabagismo
  7. Nutrição e alterações do comportamento alimentar
  8. Alcoolismo e toxicofilias
  9. Psicossomática. Comportamento na doença; somatização. Perturbações somatoformes e doenças factícias
  10. Aspetos psicológicos da dor; dor crónica benigna
  11. Stress e coping
  12. Normalidade, alienação e saúde mental. Causalidade e fundamentos da classificação.
  13. Alterações do humor. Suicídio e para-suicídio

Sessões Práticas:

 

  1. Emoções Fortes
  2. Comunicar Más Notícias

Bibliografia Obrigatória

Ayers S, deVisser R. ; Psychology for Medicine (1st Ed)
Alder B, Abraham CS, vanTeijlinge W, Porter M; Psychology and Sociology Applied to Medicine. An Illustrated Colour Text (3rd Edition). Churchill Livingstone, 2009
Froelich RE and Bishop FM; Clinical Interviewing Skills: Programmed Manual for Data Gathering Evaluation and Patient Management. , 1977
Ivey AE, Ivey MB, Zalaquett CP; Intentional Interviewing & Counselling. Facilitating Client Development in a Multicultural Society
Mota Cardoso R ; Competências de Comunicação Clínica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

 

Sessões teóricas: uma sessão teórica por semana de 1h por semana.

Trabalho de prática clínica: uma sessão por semana de uma hora e meia: treino individual na Relação Médico-Doente,

passando por um entrevista clínica tutorada de um doente ambulatório, seguida de discussão metaclínica dos aspetos inerentes à relação estabelecida, à compreensibilidade do doente, da doença e do médico, e á intervenção/atitude/resposta deste.

Avaliação

Avaliação contínua (6/20 valores)

Prova Teórica (14/20 valores) - (exame de escolha múltipla com 1 de 5 alíneas correta).  

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 11,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho laboratorial 17,00
Estudo autónomo 53,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

 

75% de numero minimo de presenças em aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação 
avaliação de exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (6/20 valores)

Prova Teórica (14/20 valores)

6 + 14 = 20 valores

Provas e trabalhos especiais

 

 

Trabalho de estágio/projeto

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final.
Ainda que a frequência das aulas não seja obrigatória é altamente recomendada.

 

Melhoria de classificação

 75% de número mínimo de presenças e aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final, após obtenção de frequência no exame de Época Normal

 

Observações

 

 

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