Código: | MI242 | Sigla: | PM2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 290 | Plano Oficial 2021 | 2 | - | 3 | 28 | 81 |
Pretende-se contribuir a maturidade emocional do instruendo, passível de se traduzir em atitude terapêutica.
O que passa por aquisição de conhecimentos no âmbito da propedêutica — perícias da entrevista clínica onde se contempla, por um lado, a vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.
Conhecimentos a serem complementados pelo treino de competências a adquirir, no sentido de reconhecer o que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como para identificar estilos de vida tóxicos. E por outro lado, incidindo sobre a relação médico-doente, pelo desenvolvimento da capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância
Compreensão da vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.
Reconhecimento do que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como identificação de estilos de vida tóxicos. Incidindo sobre a relação médico-doente, capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância
A importância dada à Relação Médico-doente e à entrevista focada no paciente traduz-se no peso de 30% que esta matéria tem na avaliação final do estudante.
Aulas Teóricas:
Sessões Práticas:
Sessões teóricas: uma sessão teórica por semana de 1h por semana.
Trabalho de prática clínica: uma sessão por semana de uma hora e meia: treino individual na Relação Médico-Doente,
passando por um entrevista clínica tutorada de um doente ambulatório, seguida de discussão metaclínica dos aspetos inerentes à relação estabelecida, à compreensibilidade do doente, da doença e do médico, e á intervenção/atitude/resposta deste.
Avaliação
Avaliação contínua (6/20 valores)
Prova Teórica (14/20 valores) - (exame de escolha múltipla com 1 de 5 alíneas correta).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 11,00 |
Trabalho de campo | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 17,00 |
Estudo autónomo | 53,00 |
Total: | 81,00 |
75% de numero minimo de presenças em aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação
avaliação de exame final
Avaliação contínua (6/20 valores)
Prova Teórica (14/20 valores)
6 + 14 = 20 valores
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final.
Ainda que a frequência das aulas não seja obrigatória é altamente recomendada.
75% de número mínimo de presenças e aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação.
Avaliação de exame final, após obtenção de frequência no exame de Época Normal