Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MEAC16_6

Integridade académica e profissional

Código: MEAC16_6     Sigla: IAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Vida

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 11 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Integridade académica e profissional" pretende habilitar os estudantes com os conhecimentos e competências em ética que lhes permite, não só aplicar à experimentação em qualquer área, à docência e prática profissional, mas também identificar más práticas de conduta e fraude.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Conhecer e aplicar conceitos nucleares da ética e integridade académica e profissional;
  2. Identificar casos de práticas questionáveis de conduta e de fraude;
  3. Reconhecer os efeitos de práticas questionáveis de conduta e de fraude na academia e na profissão;
  4. Demonstrar compreensão sobre as diferenças e semelhanças entre os Códigos de Ética e Deontologia da Academia e dos Profissionais de Saúde;
  5. Demonstrar compreensão sobre os processos de escrita e publicação de um artigo científico;
  6. Reconhecer estratégias para promover boas práticas de conduta.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Definição de integridade académica e profissional. O ambiente académico e profissional e o seu impacto na integridade. O processo de publicação científica: como escrever, como definir a revista e  os autores, como publicar e rever um artigo.  Códigos de ética e deontologia que regulam a prática docente e dos profissionais de saúde: conhecimentos e competências, deveres gerais e específicos, relação com os estudantes e utentes, relação entre profissionais e entre instituições. Más práticas de conduta e fraude. Mecanismos de promoção da integridade académica e profissional através da educação. Responsabilidade individual e institucional.

Bibliografia Obrigatória

Universidade do Porto; Código Ético de Conduta Académica, Universidade do Porto, 2017
Martinson, B. C., Anderson, M. S., de Vries, R.; Scientists behaving badly, Nature, 2005
Bretag T. ; Challenges in addressing plagiarism in education. , PLoS Med 10(12):e1001574. doi: 10.1371, 2013. ISBN: 1932-6203 (doi: 10.1371/journal.pmed.1001574.)
Sivasubramaniam, S. D.; Cosentino, M.; Ribeiro, L.; Marino, F.; Unethical practices within medical research and publication – An exploratory study. , International Journal for Educational Integrity. , 2021 (http://dx.doi.org/10. 1007/s40979-021-00072-y.)

Bibliografia Complementar

The Lancet; Retractions: the lessons for research institutions, The Lancet, 2014
Fanelli, D.; Do pressures to publish increase scientists' bias? An empirical support from US States Data, PLoS One, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa desta unidade envolve 21 horas distribuidas por 3 semanas em horário pós-laboral.

Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.

O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes.  Durante as palestras, os estudantes irão adquirir/reforçar os seus conhecimentos sobre conceitos chave relacionados com a integridade académica e profissional. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da investigação realizada pelos vários docentes nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos da integridade académica e profissional, através da apresentação e discussão de casos simulados avaliados por comissões de ética.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será baseada no resultado da elaboração de um ensaio na área da integridade académica e profissional (100 %).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 05:37:11
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital