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Psicologia Médica I

Código: MI223     Sigla: PMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 280 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 29,5 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Perspetivar a pessoa na sua complexidade como um todo (nos seus padrões de funcionamento individuais, sociais e culturais) e na sua especificidade em cada fase desenvolvimental (infância, adolescência, estado adulto).

  2. Aplicar competências de observação, identificação e interpretação de expressões humanas (comportamentos, reações emocionais ou manifestações não-verbais) em jogo no contexto da dinâmica de consulta médica.

  3. Agir adequadamente perante essas expressões e dinâmicas inerentes à relação/comunicação médico-doente.

  4. Adotar uma atitude clínica relacional que contribua para uma correta prática médica (postura atenta, disponível e compreensiva, conducente à criação de empatia e de respeito).

  5. Aplicar competências crítico-analíticas face às matérias.


6. Desenvolver uma postura profissional no contexto da aula, da consulta e perante os colegas.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Perspetiva da pessoa na sua especificidade(diferença) e na sua complexidadecomo um todo (nos seus padrões de funcionamento individuais, sociais e culturais), em cada fase de desenvolvimento (infância, adolescência, estado adulto).

2. Adoção de uma atitude clínica relacional que contribua para uma correta prática médica (postura atenta, disponível e compreensiva, conducente à criação de empatia e de respeito).

a. Aplicação adequada de competências de observação, identificação e interpretação de expressões humanas (comportamentos, reações emocionais ou manifestações não-verbais) em jogo no contexto da dinâmica de consulta médica.

b. Ação adequada perante essas expressões e dinâmicas inerentes à relação/comunicação médico-doente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas:

  1. Apresentação da unidade curricular: Desenvolvimento Humano em Contexto
  2. A pessoa na infância
  3. A pessoa adolescente
  4. A pessoa adulta
  5. Aprendizagem
  6. Introdução às neurociências
  7. Perceção e memória
  8. Emoções, mecanismos de defesa, frustração e conflito, motivação
  9. Personalidade
  10. Sexo e género
  11. A família

 

Sessões Práticas:

  1. Introdução à entrevista clínica
  2. Abrir a sessão
  3. Planear a consulta
  4. Recolher informação
  5. Exame físico
  6. Encerrar a sessão
  7. A comunicação não-verbal
  8. Estruturar a entrevista
9. Construir a relação

Bibliografia Obrigatória

Sigelman C K, Rider E A.; Life-span human development (7th ed.)., Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning, 2012
Textos de apoio ; disponibilizados em cada aula.
Rui Mota Cardoso (ed.); Competências de Comunicação Clínica, FMUP, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Seminários 1 hora por semana.

Aulas práticas de cariz clínico, para o desenvolvimento de perícias adequadas à relação médico-doente: discussão inicial sobre o tópico da aula, observação de modelos, role-playing entre pares e discussão (com feedback), baseados em casos clínicos: 1h30m por semana.

Avaliação:

Exame escrito final para avaliação teórica dos conhecimentos. A nota final obtida no exame escrito corresponde a 16 do total de 20 valores.

Avaliação contínua: Fichas de avaliação em cada sessão temática. Assiduidade, pontualidade, participação e conduta. Realização de entrevista clínica com doente simulado. A nota final da avaliação contínua é de 4 no total de 20 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,50
Frequência das aulas 12,00
Trabalho laboratorial 17,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de numero minimo de presenças e aulas práticas.
Avaliação prática obrigatória com aprovação
avaliação de exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

4 + 16 = 20 valores

Avaliação Contínua = 4 valores (nota inferior a 1 é eliminatória) 
Avaliação teórica Final = 16 valores (com 8 como mínimo para aprovação)

Provas e trabalhos especiais

Entrevista com Doente Simulado.

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