Responsabilidade Social em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Saúde - programas não classificados noutra área de formação |
Ocorrência: 2020/2021 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
RSS |
0 |
Plano Oficial 2018 |
1 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
- Desenvolver competências de Responsabilidade Social na abordagem das problemáticas no contexto da saúde;
- Refletir sobre a valorização pessoal e social do doente mental;
- Empoderar os formandos relativamente à aquisição de conhecimentos acerca da proteção social vigente;
- Promover competências de pesquisa de informação científica na área de Responsabilidade Social em Saúde;
- Fomentar uma cultura institucional associada à Responsabilidade Social.
Resultados de aprendizagem e competências
- Demonstrar conhecimento e competências na análise das problemáticas sociais no contexto da saúde;
- Promover processos de mudança no âmbito da Responsabilidade Social nomeadamente a reintegração do doente mental na família e na sociedade;
- Identificar e aplicar princípios éticos para a promoção da equidade em saúde;
- Identificar fontes informação científica e desenvolver estratégias de pesquisa na área de Responsabilidade Social em Saúde;
- Compreender a importância da Responsabilidade Social nas Instituições:
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Condições específicas de acesso:
Licenciatura/Mestrado ou frequência do ensino superior nas áreas da Saúde e Ciências Sociais.
Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:
- Licenciados/Mestres nas áreas da saúde e ciências socias externos
Avaliação curricular (AC) - 50%
- Percurso curricular prévio com licenciatura ou mestrado integrado na área da saúde e das ciências sociais com classificação final de 10 valores – 10 pontos.
- Por cada valor adicional à classificação final de 10 valores - mais 1 ponto por valor.
Experiência profissional (EPR) – 50%
- Ausência de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 0 pontos;
- Até dois anos de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 3 pontos;
- Mais de dois anos de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 5 pontos.
- Estudantes inscritos em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais:
- Estudante inscrito em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais (> ou = 3.º ano curricular) – 10 pontos;
- Estudante inscrito em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais (< 3.º ano curricular) no curriculares – 5 pontos;
- Participação em atividades ou projetos no âmbito de Responsabilidade Social – 3 pontos.
Critérios de desempate: classificação final do ano curricular anterior.
Programa
Seminário 1 – Responsabilidade Social na Saúde Mental – 4 horas
Seminário 2 – Serviço Social e Responsabilidade Social – 4 horas
Seminário 3 – Envelhecimento Ativo – 4 horas
Seminário 4 – Ética na Saúde – 3 horas
Seminário 5 – Sociologia das Organizações – 4 horas
Seminário 6 – Pesquisa Científica – 4 horas
Bibliografia Obrigatória
Payne, M. ; Modern social work theory. Oxford University Press., Oxford University Press., 2015
Reid, L. ; Scientism in Medical Education and the Improvement of Medical Care: Opioids, Competencies, and Social Accountability, Health Care Analysis, 26(2), 155-170., 2018
Rourke, J. ; Social Accountability: A Framework for Medical Schools to Improve the Health of the Populations They Serve. , Academic Medicine, 93(8), 1120-1124., 2018
Almedom, A. M.; Social capital and mental health: An interdisciplinary review of primary evidence. , Social science & medicine, 61(5), 943-964, 2005
EURYDI, E. E. E. E. ; Modernisation of higher education in Europe: Funding and the social dimension., 2011
European Commission ; European Council Conclusions on the Social Dimension of Higher Education Brussels: 2013/C 168/02, 2013
Leuven Communiqué ; The Bologna Process 2020 - The European Higher Education Area in the new decade., 2009 (Available at: http://www.ehea.info/article-details.aspx?Articleld=43 ( Accessed 10 December 2012)
Calderón, A. I., Pedro, R. F., & Vargas, M. C. ; Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 15, 1185-1198., 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino
Seminários – 22h
Apresentação Oral de trabalho de grupo – 6h
A adequação das horas/metodologias de ensino têm por objetivo promover as competências maioritáriamente transversais desta UC. A componetne teórica premitirá construir e reforçar os conhecimentos sobre as competências de Responsabilidade Social na abordagem das problemáticas. A componente prática composta por apresentações favorecem a partilha e o desenvolvimento efetivo das referidas competências.
O estudo autónomo permitirá a refelxão e consolidação dos referidos conhecimentos e competências de aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Participação em Seminários (frequência mínima de 75%) – 70%
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação em Seminários (frequência mínima de 75%)
Apresentação Oral do Trabalho de Grupo
A classificação positiva é expressa na escala de 0 a 20, segundo uma grelha de avaliação que contempla apresentação oral do trabalho de grupo (5 grupos de 4 estudantes).
A classificação final é calculada com base na componente:
- Assiduidade nos Seminários - 30% (AS)
- Trabalho de grupo – 70% (TG)
CF = 30%xAS+ 70%xTG