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Responsabilidade Social em Saúde

Código: RSS1     Sigla: RSS1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde - programas não classificados noutra área de formação

Ocorrência: 2020/2021 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Responsabilidade Social em Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
RSS 0 Plano Oficial 2018 1 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Boavista Vieira Marques Brandão Regente

Docência - Horas

Seminário: 0,00
Outras: 0,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos


  • Desenvolver competências de Responsabilidade Social na abordagem das problemáticas no contexto da saúde;

  • Refletir sobre a valorização pessoal e social do doente mental;

  • Empoderar os formandos relativamente à aquisição de conhecimentos acerca da proteção social vigente;

  •  Promover competências de pesquisa de informação científica na área de Responsabilidade Social em Saúde;

  • Fomentar uma cultura institucional associada à Responsabilidade Social.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Demonstrar conhecimento e competências na análise das problemáticas sociais no contexto da saúde;

  • Promover processos de mudança no âmbito da Responsabilidade Social nomeadamente a reintegração do doente mental na família e na sociedade;

  • Identificar e aplicar princípios éticos para a promoção da equidade em saúde;

  • Identificar fontes informação científica e desenvolver estratégias de pesquisa na área de Responsabilidade Social em Saúde;

  • Compreender a importância da Responsabilidade Social nas Instituições:

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Condições específicas de acesso:
Licenciatura/Mestrado ou frequência do ensino superior nas áreas da Saúde e Ciências Sociais.



Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:


  • Licenciados/Mestres nas áreas da saúde e ciências socias externos


Avaliação curricular (AC) - 50%


- Percurso curricular prévio com licenciatura ou mestrado integrado na área da saúde e das ciências sociais com classificação final de 10 valores – 10 pontos.


- Por cada valor adicional à classificação final de 10 valores - mais 1 ponto por valor.


Experiência profissional (EPR) – 50%


- Ausência de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 0 pontos;


- Até dois anos de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 3 pontos;


- Mais de dois anos de experiência profissional nas áreas social e da saúde – 5 pontos.



  • Estudantes inscritos em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais:


- Estudante inscrito em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais (> ou = 3.º ano curricular) – 10 pontos;


- Estudante inscrito em Ciclo de Estudo das áreas na área da saúde e das ciências sociais (< 3.º ano curricular) no curriculares – 5 pontos;


- Participação em atividades ou projetos no âmbito de Responsabilidade Social – 3 pontos.


Critérios de desempate: classificação final do ano curricular anterior.

Programa

Seminário 1 – Responsabilidade Social na Saúde Mental – 4 horas

Seminário 2 – Serviço Social e Responsabilidade Social – 4 horas

Seminário 3 – Envelhecimento Ativo – 4 horas

Seminário 4 – Ética na Saúde – 3 horas

Seminário 5 – Sociologia das Organizações – 4 horas

Seminário 6 – Pesquisa Científica – 4 horas

Bibliografia Obrigatória

Payne, M. ; Modern social work theory. Oxford University Press., Oxford University Press., 2015
Reid, L. ; Scientism in Medical Education and the Improvement of Medical Care: Opioids, Competencies, and Social Accountability, Health Care Analysis, 26(2), 155-170., 2018
Rourke, J. ; Social Accountability: A Framework for Medical Schools to Improve the Health of the Populations They Serve. , Academic Medicine, 93(8), 1120-1124., 2018
Almedom, A. M.; Social capital and mental health: An interdisciplinary review of primary evidence. , Social science & medicine, 61(5), 943-964, 2005
EURYDI, E. E. E. E. ; Modernisation of higher education in Europe: Funding and the social dimension., 2011
European Commission ; European Council Conclusions on the Social Dimension of Higher Education Brussels: 2013/C 168/02, 2013
Leuven Communiqué ; The Bologna Process 2020 - The European Higher Education Area in the new decade., 2009 (Available at: http://www.ehea.info/article-details.aspx?Articleld=43 ( Accessed 10 December 2012)
Calderón, A. I., Pedro, R. F., & Vargas, M. C. ; Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 15, 1185-1198., 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino

Seminários – 22h

Apresentação Oral de trabalho de grupo – 6h

 
A adequação das horas/metodologias de ensino têm por objetivo promover as competências maioritáriamente transversais desta UC. A componetne teórica premitirá construir e reforçar os conhecimentos sobre as competências de Responsabilidade Social na abordagem das problemáticas. A componente prática composta por apresentações favorecem a partilha e o desenvolvimento efetivo das referidas competências.

O estudo autónomo permitirá a refelxão e consolidação dos referidos conhecimentos e competências de aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação em Seminários (frequência mínima de 75%) – 70%

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação em Seminários (frequência mínima de 75%)

Apresentação Oral do Trabalho de Grupo

A classificação positiva é expressa na escala de 0 a 20, segundo uma grelha de avaliação que contempla apresentação oral do trabalho de grupo (5 grupos de 4 estudantes).

A classificação final é calculada com base na componente:

  • Assiduidade nos Seminários - 30% (AS)
  • Trabalho de grupo – 70% (TG)

CF = 30%xAS+ 70%xTG

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