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Neuropsicologia Forense

Código: MCF13_10     Sigla: MCF13_10

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Forenses

Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 09-09-2019 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências Forenses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCF 8 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade curricular introduzir o estudante:
1. à origem, razões do desenvolvimento histórico e fundamentos da Neuropsicologia Forense;
2. aos âmbitos de atuação e às principais questões da Neuropsicologia Forense;
3. aos possíveis fatores neuropsicológicos envolvidos em casos do direito civil, do trabalho ou criminal e os contributos da perícia neuropsicológica;
4. aos contributos da neuropsicologia forense para a planificação e implementação de programas de reabilitação/reinserção;
5. às “boas práticas” de avaliação neuropsicológica em contexto forense;
6. ao testemunho pericial no âmbito da neuropsicologia forense.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. conhecer a origem, razões do desenvolvimento histórico e fundamentos da Neuropsicologia Forense;
2. definir âmbitos de atuação e enunciar as principais questões da Neuropsicologia Forense na atualidade, no plano da avaliação, da intervenção e da investigação;
3. reconhecer os possíveis fatores de domínio neuropsicológico envolvidos em casos do direito civil, do trabalho ou criminal e os contributos da perícia neuropsicológica;
4. reconhecer os contributos da neuropsicologia forense para a planificação e implementação de programas de reabilitação/reinserção;
5. identificar “boas práticas” de avaliação neuropsicológica em contexto forense;
6. prestar testemunho ou contraditar testemunho pericial no âmbito da neuropsicologia forense.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Licenciatura em Psicologia, Medicina ou outras Ciências da Saúde

Programa

1. Fundações da Neuropsicologia Forense
2. Avaliação neuropsicológica em contexto forense: questões gerais
3. Avaliação neuropsicológica em contexto forense: questões especiais
3.1. Avaliação neuropsicológica em casos do direito civil e do trabalho
3.1.1. TCE e outros casos específicos
3.1.2. Contributos da avaliação neuropsicológica para determinação da incapacidade
3.1.3. Contributos da avaliação neuropsicológica para a reabilitação
3.1.4. Avaliação da simulação
3.2. Avaliação neuropsicológica em casos do direito penal
3.2.1. Disfunção neuropsicológica e responsabilidade criminal
3.2.2. Avaliação neuropsicológica do psicopata e do agressor violento
3.2.3. Avaliação do risco
3.3. Avaliação neuropsicológica da criança
4. O especialista em neuropsicologia no tribunal
5. Questões éticas em Neuropsicologia Forense
6. Investigação em Neuropsicologia Forense
7. O Futuro da Neuropsicologia Forense

Bibliografia Obrigatória

Bush, S. ; Casebook of Ethical Challenges in Neuropsychology, Psych. Press, 2005
Denney, R. & Sullivan, J.; Clinical Neuropsychology in the Criminal Forensic Setting., Guilford, 2008
Hall, H. ; Forensic Psychology & Neuropsychology for Criminal & Civil Cases., CRC, 2008
Heilbronner, R.; Forensic Neuropsychology Casebook. , Guilford, 2005
Heilbronner, R.; Neuropsychology in the Courtroom., Guilford, 2008
Horton, A. & Hartlage, L .; Handbook of Forensic Neuropsychology., Springer, 2003

Bibliografia Complementar

Barbosa, F., Quadros, F., & Ribeiro, L. ; Reincidência Criminal, LivPsic, 2012
Boone, K. ; Assessment of Feigned Cognitive Impairment, Guilford, 2007
Franklin, R. ; Prediction in Forensic & Neuropsychology., LEA, 2003
IIria, C. & Barbosa, F.; Psicopatas criminosos e não criminosos., Livpsic., 2008
Morgan, J. & Sweet, J.; Neuropsychology of Malingering Casebook., Psych. Press, 2009
Murrey, G. & Starzinski, D. ; The Forensic Evaluation of TBI., CRC, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas em plenário e aulas práticas, com demonstração e treino dos procedimentos de avaliação em pequeno grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 122,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica a participação em pelo menos 75% das horas de aula efetivamente leccionadas,

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = classificação do exame

Provas e trabalhos especiais


Trabalho de estágio/projeto


Avaliação especial (TE, DA, ...)


Melhoria de classificação

O estudante pode melhorar a sua classificação nos termos do Regulamento aplicável.

Observações

Esta UC destina-se a estudantes com uma licenciatura/1.º ciclo de estudos em Psicologia, Medicina ou Ciências da Saúde.
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