Neuropsicologia Forense
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Forenses |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 09-09-2019 a 31-07-2020) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCF |
8 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta Unidade curricular introduzir o estudante:
1. à origem, razões do desenvolvimento histórico e fundamentos da Neuropsicologia Forense;
2. aos âmbitos de atuação e às principais questões da Neuropsicologia Forense;
3. aos possíveis fatores neuropsicológicos envolvidos em casos do direito civil, do trabalho ou criminal e os contributos da perícia neuropsicológica;
4. aos contributos da neuropsicologia forense para a planificação e implementação de programas de reabilitação/reinserção;
5. às “boas práticas” de avaliação neuropsicológica em contexto forense;
6. ao testemunho pericial no âmbito da neuropsicologia forense.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. conhecer a origem, razões do desenvolvimento histórico e fundamentos da Neuropsicologia Forense;
2. definir âmbitos de atuação e enunciar as principais questões da Neuropsicologia Forense na atualidade, no plano da avaliação, da intervenção e da investigação;
3. reconhecer os possíveis fatores de domínio neuropsicológico envolvidos em casos do direito civil, do trabalho ou criminal e os contributos da perícia neuropsicológica;
4. reconhecer os contributos da neuropsicologia forense para a planificação e implementação de programas de reabilitação/reinserção;
5. identificar “boas práticas” de avaliação neuropsicológica em contexto forense;
6. prestar testemunho ou contraditar testemunho pericial no âmbito da neuropsicologia forense.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Licenciatura em Psicologia, Medicina ou outras Ciências da Saúde
Programa
1. Fundações da Neuropsicologia Forense
2. Avaliação neuropsicológica em contexto forense: questões gerais
3. Avaliação neuropsicológica em contexto forense: questões especiais
3.1. Avaliação neuropsicológica em casos do direito civil e do trabalho
3.1.1. TCE e outros casos específicos
3.1.2. Contributos da avaliação neuropsicológica para determinação da incapacidade
3.1.3. Contributos da avaliação neuropsicológica para a reabilitação
3.1.4. Avaliação da simulação
3.2. Avaliação neuropsicológica em casos do direito penal
3.2.1. Disfunção neuropsicológica e responsabilidade criminal
3.2.2. Avaliação neuropsicológica do psicopata e do agressor violento
3.2.3. Avaliação do risco
3.3. Avaliação neuropsicológica da criança
4. O especialista em neuropsicologia no tribunal
5. Questões éticas em Neuropsicologia Forense
6. Investigação em Neuropsicologia Forense
7. O Futuro da Neuropsicologia Forense
Bibliografia Obrigatória
Bush, S. ; Casebook of Ethical Challenges in Neuropsychology, Psych. Press, 2005
Denney, R. & Sullivan, J.; Clinical Neuropsychology in the Criminal Forensic Setting., Guilford, 2008
Hall, H. ; Forensic Psychology & Neuropsychology for Criminal & Civil Cases., CRC, 2008
Heilbronner, R.; Forensic Neuropsychology Casebook. , Guilford, 2005
Heilbronner, R.; Neuropsychology in the Courtroom., Guilford, 2008
Horton, A. & Hartlage, L .; Handbook of Forensic Neuropsychology., Springer, 2003
Bibliografia Complementar
Barbosa, F., Quadros, F., & Ribeiro, L. ; Reincidência Criminal, LivPsic, 2012
Boone, K. ; Assessment of Feigned Cognitive Impairment, Guilford, 2007
Franklin, R. ; Prediction in Forensic & Neuropsychology., LEA, 2003
IIria, C. & Barbosa, F.; Psicopatas criminosos e não criminosos., Livpsic., 2008
Morgan, J. & Sweet, J.; Neuropsychology of Malingering Casebook., Psych. Press, 2009
Murrey, G. & Starzinski, D. ; The Forensic Evaluation of TBI., CRC, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas em plenário e aulas práticas, com demonstração e treino dos procedimentos de avaliação em pequeno grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
122,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência implica a participação em pelo menos 75% das horas de aula efetivamente leccionadas,
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = classificação do exame
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de estágio/projeto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Melhoria de classificação
O estudante pode melhorar a sua classificação nos termos do Regulamento aplicável.
Observações
Esta UC destina-se a estudantes com uma licenciatura/1.º ciclo de estudos em Psicologia, Medicina ou Ciências da Saúde.