Código: | OPT96 | Sigla: | CCII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 8 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 5 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
Aquisição e consolidação de Conhecimentos:
Promover e consolidar a aquisição de competências avançadas da entrevista focada no doente, com compreensão e manejo de técnicas de EM, nomeadamente:
O conhecimento dos princípios e espírito centrado no doente mas directivo da Entrevista Motivacional, bem como a identificação e domínio das suas estratégias práticas, conduzirão ao desenvolvimento de competências facilitadoras da mudança de atitudes e comportamentos.
Pretende-se que o estudante compreenda e que utilize as técnicas específicas da EM (OARS; change talk) de forma a consiguir avaliar a convicção e confiança do outro para implementação de uma mudança de comportamento. Assim, poderá determinar qual a fase o processo de mudança em que o doente se encontra. A capacidade para identificar os estádios ou fases do processo de mudança a permitirão implementar de modo individualizado esta abordagem motivacional.
A extensão à prática clínica será conseguida pela exploração de intervenções específicas (adesão à terapêutica; monitorização de doenças crónicas; fomento de estratégias e comportamentos preventivos; cessação de comportamentos nocivos ou adictos) evitando a confrontação ou o criticismo e desenvolvendo uma atitude de aceitação e reconhecimento da dificuldade de mudar.Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Seminários – 1.5 h semanal (10.5h total), que incluirão:
Componente Teórica – Fundamentação teórica das técnicas de entrevista centrada no doente e competências de resposta às emoções. Definição, aplicabilidade e importância clinica da Entrevista Motivacional, seus princípios gerais e estratégias.
Componente Teórico-prática - Apresentação de vídeos didáticos exemplificativos com casos clínicos; discussão e identificação pelos alunos de estratégias de comunicação utilizadas na Entrevista Motivacional; exercícios de roleplay com base em casos clínicos reais para aplicação e treino na Entrevista Motivacional.
Componente Prática – Entrevistas clínicas com doentes simulados e doentes reais. Discussão e feedback de entrevistas registadas em áudio e vídeo seleccionadas.
Avaliação 3.5 h
Princípios Gerais: Formativa e quantitativa, providenciando feedback contínuo e abordando comportamentos e competências específicas.
14 horas de contacto
27 horas - prática tutelada, observação de situações reais e simuladas, consulta bibliográfica.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 90,00 |
Total: | 100,00 |