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Comunicação Clínica II - Entrevista centrada no doente - Entrevista Motivacional

Código: OPT96     Sigla: CCII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 8 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aquisição e consolidação de Conhecimentos:

  1. Fundamentos teóricos dos modelos explicativos dos comportamentos para a saúde e sua modificação;
  2. Compreensão dos conceitos de motivação; ambivalência e resistência;
  3. Conhecimento dos pressupostos da Entrevista motivacional (EM) e sua aplicabilidade, (Miller e Rollnick, 1983, 2009).

Promover e consolidar a aquisição de competências avançadas da entrevista focada no doente, com compreensão e manejo de técnicas de EM, nomeadamente:

  1. Aptidões para identificar ambivalência e perceber resistência à mudança.
  2. Aptidões para auxiliar a cessação de comportamentos nocivos para a saúde, incluindo adições, e promover a sua mudança;
  3. Aptidões para auxiliar a preparação e manutenção de comportamentos para a saúde;
  4. Aptidões para compreender e orientar a recaída em comportamentos nocivos.
  5. Aptidões para melhorar a adesão aos planos de tratamento e procedimentos preventivo.
  6.  
Adquirir e consolidar uma atitude empática e compreensiva facilitadora do processo de mudança, evitando a confrontação e a persuasão.

Resultados de aprendizagem e competências

O conhecimento dos princípios e espírito centrado no doente mas directivo da Entrevista Motivacional, bem como a identificação e domínio das suas estratégias práticas, conduzirão ao desenvolvimento de competências facilitadoras da mudança de atitudes e comportamentos.

Pretende-se que o estudante compreenda e que utilize as técnicas específicas da EM (OARS; change talk) de forma a consiguir avaliar a convicção e confiança do outro para implementação de uma mudança de comportamento. Assim, poderá determinar qual a fase o processo de mudança em que o doente se encontra. A capacidade para identificar os estádios ou fases do processo de mudança a permitirão implementar de modo individualizado esta abordagem motivacional.

A extensão à prática clínica será conseguida pela exploração de intervenções específicas (adesão à terapêutica; monitorização de doenças crónicas; fomento de estratégias e comportamentos preventivos; cessação de comportamentos nocivos ou adictos) evitando a confrontação ou o criticismo e desenvolvendo uma atitude de aceitação e reconhecimento da dificuldade de mudar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Competências avançadas em entrevista focada no doente

  2. Comportamentos para a saúde e sua modificação:

    1. Modelos sócio-cognitivos

      1. Modelo de crença na saúde (Rosenstock 1974, Stretcher 1997)

      2. Teoria do comportamento planeado (Ajzen 1988)



    2. Modelos integracionistas

      1. Modelo transteorético (Prochaska e DiClemente 1983)

      2. Teoria PRIME (West 2006)





  3. Compreensão dos conceitos de motivação; ambivalência e resistência

  4. Conhecer a EM, (Miller e Rollnick 1983,2009):

    1. Princípios da EM:

      1. Expressão de Empatia;

      2. Desenvolvimento de discrepância;

      3. “Rolling” com a resistência

      4. Apoio à autoeficácia



    2. Modelo dos 5 A’s

    3. Aplicabilidade da EM;

    4. Técnicas específicas da EM







      1. OARS (Open ended questions, Affirmations; Reflections; Summaries)

      2. Conversar para a mudança (“Change talk”);

        • Conversa Preparatória:

        • DARN (Desire; Ability, Reason ; Need);

        • Implementação:

        • CAT (Commitment; Activation; Taking steps)







  1. Aprender e utilizar estratégias específicas em estádios iniciais de tratamento.


Eliminar comportamentos anteriores inconsistentes com um estilo de EM.

Bibliografia Obrigatória

Rui Mota Cardoso; Competências Clinicas de Comunicação, 2015

Bibliografia Complementar

Ayers and de Visser; 2013; pp 99-117.; Psycology for Medicine, Cáp. Health and Behaviour, 2013
Davidoff F, Laine C. ; Patient-Centered Medicine - A Professional Evolution JAMA. 275(2):152-156, 1996
Hettema JU, Steel J, Miller WR. ; “Motivational Interviewing”, Annu Rev Clin Psychol,1:91-11., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Seminários – 1.5 h semanal (10.5h total), que incluirão:

Componente Teórica – Fundamentação teórica das técnicas de entrevista centrada no doente e competências de resposta às emoções. Definição, aplicabilidade e importância clinica da Entrevista Motivacional, seus princípios gerais e estratégias.

Componente Teórico-prática - Apresentação de vídeos didáticos exemplificativos com casos clínicos; discussão e identificação pelos alunos de estratégias de comunicação utilizadas na Entrevista Motivacional; exercícios de roleplay com base em casos clínicos reais para aplicação e treino na Entrevista Motivacional.

Componente Prática – Entrevistas clínicas com doentes simulados e doentes reais. Discussão e feedback de entrevistas registadas em áudio e vídeo seleccionadas.

Avaliação 3.5 h  

Princípios Gerais: Formativa e quantitativa, providenciando feedback contínuo e abordando comportamentos e competências específicas.

  1. Avaliação prática objetiva e padronizada, e avaliação clínica integrada (90%) observação comportamental directa e gravada de estratégias da EM (checklists standardizados)
  2. Assiduidade, atitude, comportamento profissional e competências de resolução de problemas (10%)

14 horas de contacto

27 horas - prática tutelada, observação de situações reais e simuladas, consulta bibliográfica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 90,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. Avaliação prática objetiva e padronizada, e avaliação clínica integrada (90%) observação comportamental directa e gravada de estratégias da EM (checklists standardizados)

  2. Assiduidade, atitude, comportamento profissional e competências de resolução de problemas (10%)

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