Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI525

Psiquiatria e Saúde Mental

Código: MI525     Sigla: PSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 124 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 6 56 162

Módulos

Código Nome
MI525_A Psiquiatria e Saúde Mental_A
MI525_B Psiquiatria e Saúde Mental_B

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem como a patologia emocional/afetiva, dando-se lugar à aquisição das competências diagnósticas e ao planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e da reação psicológica à doença física grave, numa perspetiva holística da compreensão do sofrimento humano. O ensino pretende-se integrado e multimodal, através da lecionação teórica, teórico-prática (seminários) e orientação tutorial (prática). Estas abordagens permitem a participação ativa por parte dos estudantes, promovendo um contacto mais direto com as pessoas com doença mental, o que facilita a compreensão dos conhecimentos teóricos. As aulas abrangem vários ambientes de diagnóstico e tratamento como o internamento, hospital de dia, consulta externa, serviço de urgência, consultoria e residências, inseridos em Unidades funcionais diferentes (Psiquiatria do Adulto e do Idoso; Psiquiatria do Jovem e da Família; Psiquiatria Comunitária e Hospital de Dia; Psiquiatria de Ligação).

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados parecem-nos francamente positivos, de acordo com a avaliação colhida junto dos alunos e com a análise dos resultados finais que se expressam nas classificações obtidas. O grande número de alunos que elege a Psiquiatria como a área em que pretendem desenvolver a sua tese de Mestrado Integrado é também um dos aspetos que defende este ponto de vista. O reconhecimento precoce de determinadas doenças mentais, permitindo o tratamento ou referenciação atempadas é de extrema importância. Este ensino pré-graduado fornece ao aluno as competências para uma abordagem primária das principais problemáticas da pessoa com doença mental, num futuro clínico que se avizinha, independentemente de o aluno optar, ou não, pela especialização em Psiquiatria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Entrevista Clínica e Psicopatologia

  • Depressão

  • Perturbação Afetiva Bipolar

  • Perturbações de Ansiedade + Perturbação Obsessivo-Compulsiva

  • Esquizofrenia e outras Perturbações Delirantes

  • Personalidade e Perturbações da Personalidade

  • Perturbações Somatoformes e Dissociativas

  • Doença Psicossomática

  • Perturbações do Comportamento Alimentar

  • Sexologia Clínica

  • Comportamentos Aditivos

  • Perturbações Neurocognitivas

  • Psicoterapias

  • Urgências Psiquiátricas

  • Perturbações do Sono

  • Psiquiatria da Infância e Adolescência

  • Radiologia e Imagem Médica (em Psiquiatria)

  • Psicofarmacologia

  • Psiquiatria Forense

Bibliografia Obrigatória

Caetano, D.; Classificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento da CID-10, Artmed,Porto Alegre., 1993. ISBN: 85-7307-326-8
Kupfer,J.; Regier, D. A.; DSM-V - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Climepsi Editores, 2014. ISBN: 9789727963478
Saraiva,C.B,; Cerejeira, J. ; Psiquiatria Fundamental. , Lidel. Lisboa, 2014. ISBN: 978-989-752-071-6
P, Cowen; Harrison, P.; Burns, T; Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. , Oxford University Press. Oxford, 2015. ISBN: 9780199605613
Sadock, B.J.; Sadock, V.A.; Ruiz, P. ; Synopsis of Psychiatry. , W&W. Philadelphia, 2015. ISBN: 9781451194340 145119434X
Vallejo Ruiloba, J. ; • Introducción a la Psicopatologia y la Psiquiatria., Masson. Barcelona., 2015. ISBN: 9788445825846
Figueira, M.L.; Sampaio,D.; Afonso, P. ; Manual de Psiquiatria Clínica. , Lidel. Lisboa., 2014. ISBN: 978-989-752-130-0
Oyebode, F.; Sims' Symptoms in the Mind: Textbook of Descriptive Psychopathology , Elsevier. Edinburgh., 2015. ISBN: 9780702055560
Casey, P.; K. Brendan; Psicopatologia Clínica : sinais e sintomas em psiquiatria, Libri-Faber. Lisboa., 2008. ISBN: 978-989-95046-2-2.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, seminários e orientação tutorial (unidade curricular semestral).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 85,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para além da classificação obtida no exame final, todos os estudantes serão avaliados pela sua residência no Serviço de Psiquiatria do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP, sendo de valorizar a assiduidade.

Exame teórico – escolha múltipla (50 perguntas)

Duração do exame (50 minutos)

 

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Avaliação objetiva por exame final (teste de escolha múltipla) – total 85% (= 17 valores em 20)

  • Assiduidade – total 15% (= 3 valores em 20)


Assiduidade nas aulas de OT:



  • 11 a 12 aulas - 3 valores

  • 8 a 10 aulas – 2 valores

  • 6 a 7 aulas – 1 valor

  • 5 aulas ou menos – 0 valores


Fórmula: Exame final (até 85% - 17 valores) + Assiduidade OT (até 15% - 3 valores).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 19:34:37
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital