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Doenças Neurológicas

Código: MI423     Sigla: DN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP (de 19-09-2016 a 15-07-2017) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 233 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 6 60 162

Módulos

Código Nome
MI423_A Doenças Neurológicas_A
MI423_B Doenças Neurológicas_B

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Competência na execução da avaliação da avaliação de um doente com suspeita de doença do Sistema Nervoso e Músculo.
Interpretação dos dados da avaliação clínica no sentido de determinar o sindrome neurológico e com os dados da história clínica, propor um diagnóstico, determinar quais os exames subsidiários adequados para o diagnóstico, com base no conheimento das doenças mais frequentes na população em geral.
Avaliar qual a capacidade da imagem no diagnóstico de doentes com doenças do SN e músculo.
Aplicação na avaliação neuropatológica, particularmente em doenças neuromusculares e neurodegenerativas.
Tratamento farmacológico em doenças do SN, particularmente na epilepsia, na exxaqueca, na demência e doença de parkinson.

Resultados de aprendizagem e competências

Competência na avaliação clínica das doenças neurológicas, nomeadamenre na realização do exame neurológico.
Capacidade de, com base na avaliação clínica determinar o síndrome neurológico e propor uma etiologia. Escolher quais os exames subsidiários capazes de confirmarem a proposta, muito particularmente a imagem e neuropatologia.
Conhecimentos sobre as características clínicas das doenças mais frequentes e seu tratamento farmacológico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de neuroanatomia, neurofisiologia , genetica.

Programa

Avaliação Clínica de doentes neurológicos e aplicação da imagem no seu diagnóstico (com Radiologia e Imagem Médica-RIM). Comas- avaliação neurológica dos comas Demências- caracterização clínica, neuropatológica e tratamento farmacológico e não farmacológico (com a Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica-TGFC e Anatomia Patológica Especial- APE). Doença vascular cerebral- clinica e normas de actuação. Doenças neuromusculares diagnóstico clínico e neuropatológico (com APE). Epilepsias- Clinica e tratamento farmacológico (com TGFC).. Cefaleias Principais quadros clínicos e tratamento farmacológico (com TGFC). Doenças desmielinizantes e inflamatórias do sistema nervoso central. Doenças do movimento- características clínicas e particular menção à doença de parkinson e tremor essencial. Quadros clínicos e tratamento farmacológico (com TGFC). Dor e espasticidade (características clínicas e seu tratamento). Doenças do Raquis, diagnóstico e tratamento; Tumores cerebrais, diagnóstico, possibilidades terapêuticas e prognóstico, Traumatismos cranioencefálicos normas de actuação e neurocirurgia pediátrica.


 

Bibliografia Obrigatória

Willinam W Campbell, MD; DeJong's The Neurological Examination, Wolters Kluwer, 2012. ISBN: 9781451109207 (Um bom livro para a aprendizagem do exame neurológico)
Michael Aminoff (Author), David Greenberg (Author), Roger Simon (Author) ; Clinical Neurology , Lange, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-0071841429 ISBN-10: 0071841423 (Um livro fácil de usar contendo a informação mais relevante)
Andrew H. Kaye; Essential Neurosurgery, Blackwell Publishing, 2005. ISBN: 978-1405116411 (Um livro fácil de usar contendo a informação mais relevante)

Bibliografia Complementar

Tymothy A. Pedley; Merritt's Neurology, Wolters Kluwer, 2010. ISBN: 9780781791861 (O livro de texto mais utilizado pelos neurologistas)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas para todos os alunos,  de cerca de 50 minutos, nas quais serão fornecidas os aspectos mais importantes da avaliação clínica e das características clínicas de cada grupo de doenças.

Seminários para aproximadamente 30 alunos, com duração de cerca de 90 minutos, com baseados em casos clínicos reais com discussão interactiva com a APE, TGFC e RIM.

Estágios- observação de doentes no internamento, na consulta externa e no SU por grupos de aproximadamente 3 alunos, com discussão de cada caso clínico com o respectivo docente.

Cada aluno terá uma caderneta onde toda a sua actividade lectiva será registada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 104,00
Frequência das aulas 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Segundo as normas da instituição

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Exame teórico - 12 valores

  • Caderneta escolar- 2 valores

  • Folha de gestos - 2 valores

  • Exame prático - 2 valores

  • Seminários e aulas práticas (assiduidade e pontualidade/comportamento, atitudes, interesse e motivação/ nivel e integração de conhecimentos / envolvimento noutras actividades) - 2 valores

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