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Medicina Física e de Reabilitação

Código: MI035     Sigla: MI035

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 2 32 54
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 2 32 54

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que no final do período de aprendizagem os estudante estejam aptos a conhecer em termos gerais a história, a filosofia e a praxis da Medicina Física e de Reabilitação (MFR). Compreender a noção de função e estruturas do corpo, atividades e participação. Dominar algumas técnicas semiológicas elementares em MFR. Conhecer alguns meios terapêuticos utilizados em MFR. Valorizar alguns meios de diagnóstico na perspetiva da MFR. Identificar situações clínicas com indicação para MFR.

Resultados de aprendizagem e competências

O conjunto de temas propostos para serem a base da aprendizagem constituem toda a informação necessária á obtenção dos Objetivos a que se propôs a Unidade Curricular

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conhecimento das potencialidades do recurso às tecnologias de Medicina Física para o tratamento de doentes. Introdução à história da Reabilitação. Conceitos Gerais da função e estruturas do corpo, atividades e participação. Livro branco de MFR. Avaliação de um doente em MFR (anamnese e exame Objetivo. Metrologia em MFR (escalas funcionais). Meios complementares de diagnóstico em MFR. Meios terapêuticos em MFR. Reabilitação em patologia do foro orto-traumatológico. Reabilitação em patologia do foro neurológico. Reabilitação em patologia do foro reumatológico; Reabilitação em patologia do foro pediátrico; Reabilitação em patologia do foro vascular; Reabilitação em patologia do foro oncológico; Reabilitação em patologia cardíaca e respiratória. Reabilitação em patologia vertebro medular.

Bibliografia Obrigatória

John R. Bach, François Haas; Pulmonary Rehabilitation, 1996

Bibliografia Complementar

Delisa J; Physical Medicine and Rehabilitation, ; Lippincott Williams & Wilkins, 2005
Braddom R; Physical Medicine and Rehabilitation, WB Saunders, 2000
Kapandji I; Fisiologia articular; , ; Manole, 1996
; Carr J.; Neurological Rehabilitation, Sepherd R, 2003
; Gabiriella Molnar, Michael Alexander; . Pediatric rehabilitation, .Hanley e Belfus, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da disciplina assenta em: blocos de duas semanas, e compreende aula teórica de 1 hora, aulas práticas (observação de doentes) e aula teórico-prática (discussão de casos clínicos)

Na caderneta de estágio (log book) são registados os dados relativos às ações pedagógicas (assiduidade, participação, etc), a história e notas clínicas e atitudes e aptidões adquiridas.

Compreende avaliação contínua e formativa. Para ser considerado apto terá de cumulativamente preencher as seguintes condições: assiduidade> ou = 90% do previsto, realização de uma história com proposta terapêutica, participação, capacidade de aquisição e aplicação de conhecimentos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O ensino ministrado tem como objectivo proporcionar aos alunos uma noção o mais alargada possível das patologias mais frequentes na área da Medicina Física e Reabilitação. Nesse sentido há a preocupação de colocar os alunos em contacto com as patologias abordadas na componente teórica

O ensino da disciplina assenta em: blocos de duas semanas, e compreende aula teórica de 1 hora, aulas práticas (observação de doentes) e aula teórico-prática (discussão de casos clínicos)

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Fórmula de cálculo da classificação final

Para ser considerado apto terá de cumulativamente preencher as seguintes condições: assiduidade> ou = 90% do previsto, realização de uma história com proposta terapêutica, participação, capacidade de aquisição e aplicação de conhecimentos.
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