Resumo (PT):
Este livro entra nos bastidores da actividade media, durante o período da governação marcelista (1968-1974), e descortina as manobras e motivações que conduziram à aquisição de vários jornais diários, por grandes grupos económicos. Desvenda as teias de interesses que então se desenhavam entre o poder político, o poder económico e o poder mediático. Mostra que deter uma empresa media tinha em vista apoiar e/ou pressionar o poder político; e não tanto o (real ou potencial) desempenho económico dessa empresa. Marcello Caetano resistiu a pressões, mas… Acabou por jogar um jogo perigoso, ao tentar moderar poderes de grupos económicos rivais.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1667
Notas:
Prémio Calouste Gulbenkian no âmbito da História Moderna e Contemporânea de Portugal atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2012
Nº de páginas:
618
ISBN:
978-989-689-228-9