Você está em: Início » Notícias » FMUP com «assento» na Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)

Notícias gerais

FMUP com «assento» na Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC)

alterar visualização

Janete Santos, Miguel Ricou e Hugo Braga Tavares foram designados membros

fachada principal

A Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) terá como membros dois professores e uma investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). São eles Janete Santos, Hugo Braga Tavares e Miguel Ricou.

Os novos membros da CEIC foram designados por despacho datado de 31 de julho, assinado pela secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, por delegação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

A designação destas personalidades foi feita com base na sua “reconhecida experiência profissional nas respetivas áreas de intervenção”.

Janete Quelhas dos Santos é licenciada em Biologia, doutorada em Biomedicina, investigadora auxiliar e coordenadora do Núcleo de Apoio à Investigação Clínica na Unidade de Gestão do Conhecimento do Departamento de Recursos Comuns da FMUP. Com “vasta experiência em investigação clínica e de translação, com diferenciação na área dos ensaios clínicos, desempenha funções de gestora clínica, tendo contribuído para a promoção da investigação clínica a nível institucional”.

Miguel Ricou é professor auxiliar com agregação em Bioética na FMUP (Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde), doutorado em Psicologia Clínica, mestre em Bioética e licenciado em Psicologia. É investigador integrado do CINTESIS@RISE, representante português e coordenador do Board de Ética da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA) e presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Quanto a Hugo Braga Tavares, é assistente convidado da FMUP (Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria) desde 2022. Licenciado em medicina, é pediatra desde 2009, com diferenciação em Medicina do Adolescente desde 2017, tendo assumido a presidência da Sociedade de Medicina do Adolescente da Sociedade Portuguesa de Pediatria entre 2022 e 2024.

A Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) é dotada de independência técnica e científica, funcionando junto do INFARMED, sob a tutela do membro do Governo responsável pela área da saúde.

Os membros designados irão exercer o seu mandato até 31 de julho de 2027.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-10-16 às 13:24:01
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital