1) Protocolo de entrada na FMUP
2) Normas Gerais
3) Tenho sintomas de COVID-19. E agora?
Na sequência da evolução epidemiológica da COVID-19, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) adequou as medidas aplicáveis (Orientação nº 003/2022 da DGS, atualizada a 28/04/2022), em conformidade com as suas necessidades específicas, nomeadamente no que se refere à partilha de infraestruturas com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).
Neste âmbito, a FMUP assegura que os seus estudantes, colaboradores e visitantes têm acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A FMUP garante ainda que todos os espaços são higienizados de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), com produtos de limpeza e desinfeção adequados à higienização de todos os equipamentos e edifícios.
Aconselha-se toda a comunidade académica e institucional a fazer-se acompanhar sempre do seu cartão da Universidade do Porto.
1) Protocolo de entrada na FMUP
O acesso aos espaços da FMUP é efetuado pela entrada principal do Centro de Investigação Médica (CIM), na Rua Dr. Plácido Costa, ou pelo piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ.
O uso de máscara facial continua a ser obrigatório nos espaços partilhados com o CHUSJ.
À entrada na FMUP, os estudantes, os colaboradores internos e externos e os visitantes devem sempre higienizar as mãos e colocar a máscara facial, de modo a poderem circular nos corredores partilhados com o CHUSJ.
A FMUP oferece, gratuitamente, uma máscara facial cirúrgica, que pode ser levantada no balcão de atendimento do átrio do Centro de Investigação Médica (CIM-FMUP), ou à entrada do piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ.
Nas áreas da FMUP que não sejam partilhadas com o CHUSJ, nomeadamente no CIM, gabinetes, anfiteatros e salas de aulas, o uso de máscara facial não é obrigatório.
Nas áreas de alimentação, mantém-se a obrigatoriedade do uso da máscara facial, exceto durante as refeições.
2) Normas Gerais
A FMUP promove o cumprimento das medidas gerais para redução no risco de transmissão do SARS-CoV-2, seguindo as recomendações das autoridades. Assim:
3) Tenho sintomas de COVID-19. E agora?
Perante sintomas sugestivos de COVID-19:
São sintomas sugestivos: febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) sem outra causa conhecida, tosse, dores de cabeça ou dores generalizadas no corpo, dificuldade respiratória/dispneia sem causa conhecida, perda total ou parcial do olfato, diminuição do paladar de início súbito.
Em caso de teste positivo:
Caso teste positivo para a COVID-19, deve informar o Núcleo de Saúde Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto através dos seguintes contactos: nso@med.up.pt ou 96 712 65 46.
A Saúde Pública é uma responsabilidade de todos!