Saltar para:
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: Início » Notícias » COVID-19: Informações Gerais e Plano de Contingência
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

COVID-19: Informações Gerais e Plano de Contingência

Atualizado a 12 de abril de 2021

(English Version Here)

1) Protocolo de entrada na FMUP
2) Normas gerais
3) Tenho sintomas de COVID-19. E agora?
4) Áreas de isolamento e circuitos
5) Estive com um(a) colega que está infetado(a). Sou um "contacto de risco"?


Plano de Contingência

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) implementou o Plano de Contingência definido pela Universidade do Porto, adequando-o às suas necessidades específicas, nomeadamente no que se refere à partilha de infraestruturas com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Neste âmbito, a FMUP assegura que os seus estudantes, colaboradores e visitantes têm acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados a cada situação e a cada espaço.

A FMUP garante ainda que todos os espaços são higienizados de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), com produtos de limpeza e desinfeção adequados à higienização de todos os equipamentos e edifícios.

Aconselha-se toda a comunidade académica e institucional a fazer-se acompanhar sempre do seu cartão da Universidade do Porto.

Protocolo de entrada na FMUP

O acesso aos espaços da FMUP é efetuado pela entrada principal do Centro de Investigação Médica (CIM), na Rua Dr. Plácido Costa, ou pelo piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ.

A FMUP oferece, gratuitamente, uma máscara cirúrgica a todos os estudantes, colaboradores internos e externos e visitantes. O material pode ser levantado no balcão de atendimento localizado no átrio do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP) ou à entrada do piso 01 do lado do hospital.

Acesso pelo CIM

À entrada, os estudantes, os colaboradores internos e externos e os visitantes devem dirigir-se à receção do CIM para higienizar as mãos e colocar uma máscara. A utilização de uma máscara é obrigatória por lei. Atendendo à sua ligação com os serviços de saúde, a FMUP recomenda a utilização de máscara cirúrgica em todos os seus espaços, sendo que o seu uso é obrigatório no edifício partilhado com o CHUSJ.

Os estudantes/colaboradores/visitantes que acedam ao edifício através da garagem estão obrigados a dirigirem-se à receção do CIM (piso 1), para cumprirem o protocolo de entrada implementado.

Acesso pelo piso 01

A entrada pelo piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ está aberta para uso exclusivo de estudantes e colaboradores da FMUP, que se devem fazer acompanhar do seu cartão de identificação da Universidade do Porto. Não será permitida a entrada de pessoas não identificadas. Nesta entrada será seguido o mesmo protocolo de higiene e segurança, designadamente, a higienização das mãos e disponibilização gratuita de máscara cirúrgica.

Normas gerais

A FMUP promove um cumprimento rigoroso das normas de higiene e segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde para combate à pandemia. Assim, dentro dos espaços FMUP:

  • É obrigatório o uso de máscara, colocada adequadamente e em permanência, em todo o recinto da Faculdade (espaços abertos e fechados);
  • É obrigatório cumprir o distanciamento social (2 metros radiais);
  • É obrigatório cumprir as normas de etiqueta respiratória (espirrar/tossir para o cotovelo);
  • É obrigatório desinfetar as mãos à entrada e à saída das salas;
  • É recomendado que se minimize a circulação entre edifícios e entre departamentos ao mínimo indispensável;
  • É recomendado que se desinfetem com regularidade os equipamentos de utilização pessoal, como telemóveis, teclados e ratos;
  • É recomendado que cada estudante/colaborador/visitante permaneça no edifício apenas durante os períodos de tempo estritamente necessários;
  • É recomendado que cada estudante/colaborador monitorize a sua saúde, estando atento a sintomas como tosse, febre ou dificuldades respiratórias.

Tenho sintomas de COVID-19. E agora?

Se tem sintomas de COVID-19 (tosse e/ou febre e/ou dificuldades respiratórias) e não está na FMUP, deve contactar imediatamente a Linha SNS 24 (808 24 24 24). Depois, contacte o responsável da FMUP, através do número 96 712 65 46Não deve entrar no edifício da Faculdade.

Se tem sintomas de COVID-19 (tosse e/ou febre e/ou dificuldades respiratórias) e está na FMUP, deve dirigir-se à área de isolamento mais próxima, seguindo um dos circuitos definidos (ver ponto seguinte) e contactar prontamente o responsável da FMUP, através do número 96 712 65 46.

Áreas de isolamento e circuitos

No âmbito do Plano de Contingência da U.Porto para o COVID-19, encontram-se definidas salas de isolamento e circuitos que devem ser utilizados em caso de suspeita de contaminação por SARS-CoV-2.

QUAIS SÃO AS SALAS DE ISOLAMENTO DA FMUP?
Existem duas áreas de isolamento devidamente preparadas:

1 no Edifício CIM (Centro de Investigação Médica):
(ver mapa aqui)

  • Edifício nascente, piso 1, sala de saída de emergência;
  • Com WC de apoio (WC para portadores de deficiência no piso 1, no edifício nascente);
  • Capacidade: 1 caso.

1 no Edifício FMUP/CHUSJ:
(ver mapa aqui)

  • Sala de reuniões do piso 4, zona dos serviços administrativos;
  • Com WC de apoio (WC homens no piso 4, zona dos serviços administrativos);
  • Capacidade: 1 caso.


COMO CHEGAR À ÁREA DE ISOLAMENTO?

  • Se estiver no CIM-Poente: Siga pelas escadas de emergência da ala sul do edifício até ao piso 1, desça pelas escadas junto ao elevador até ao piso 01, atravesse no parque de estacionamento para o edifício nascente, suba novamente ao piso 1 e entre na área de isolamento.
  • Se estiver no CIM-Nascente: Deve seguir pelas escadas da ala norte do edifício até ao piso 1 e entrar na área de isolamento.
  • Se estiver no CIM-Central: Siga pelas escadas de emergência até ao piso 1 e entre para a área de isolamento.
  • Se estiver no edifício FMUP/CHUSJ: Deve seguir pelas escadas da torre central do edifício até à porta norte do piso 4 (habitualmente aberta ao público) e entrar na área de isolamento. Por favor, evite zonas com muita circulação de pessoas.
  • Em caso de mobilidade reduzida: Use um dos elevadores e dirija-se ao piso 1.  Percorra o átrio e entre na área de isolamento. Se estiver no edifício FMUP/CHUSJ, deve utilizar o elevador n.º 11 (elevador de acesso à Direção da FMUP) e dirigir-se á área de isolamento no piso 4 (serviços administrativos). Certifique-se de que, aquando da utilização do elevador, este se encontra vazio. Depois de chegar à área de isolamento informe o responsável da FMUP (96 712 65 46) sobre a utilização do elevador, para que seja feita a devida higienização do equipamento.


DEPOIS DE CHEGAR À ÁREA DE ISOLAMENTO?

  • Contacte o responsável da FMUP, através do 96 712 65 46 (aconselhamos que leve consigo o seu telemóvel);
  • Mantenha a calma e siga as indicações. A FMUP vai apoiá-lo(a) neste processo.

Mais informações em www.up.pt/covid-19.

Em caso de dúvidas/questões, por favor, contacte a Unidade de Recursos de Equipamentos e Infraestruturas (lrmonteiro@med.up.pt) ou a Unidade de Comunicação (comunicacao@med.up.pt).

Estive com um(a) colega que está infetado(a). Sou um "contacto de risco"?

A avaliação do risco é sempre realizada caso a caso pela responsável COVID na FMUP e/ou pelas autoridades de saúde competentes.

A máscara e o distanciamento social são as principais defesas contra o risco de contaminação. No entanto, há determinados momentos em que a remoção da máscara pode acontecer, nomeadamente durante as refeições.

Os contactos de risco acontecem quando a máscara é retirada, sendo de dois tipos:

Alto risco:

  • Contacto frente a frente, em ambiente aberto, com um caso de COVID-19 a uma distância de menos de 2 metros e durante 15 minutos ou mais;
  • Contacto em ambiente fechado com um caso de COVID-19 (ex.: coabitação, sala de aula, sala de reuniões, sala de espera) durante 15 minutos ou mais;
  • Contacto físico direto com um caso de COVID-19;
  • Contacto direto desprotegido com secreções contaminadas de um caso de COVID-19;
  • Contacto desprotegido, em ambiente laboratorial ou locais de colheita, com produtos biológicos infetados com SARS-CoV-2.

 Isolamento profilático + vigilância 

Baixo risco:

  • Contacto com um caso de COVID-19, frente a frente, a uma distância de menos de 2 metros, durante menos de 15 minutos.

Manter atividade normal + vigilância 

Quando o contacto com um caso de COVID-19 acontece com máscara e mantendo o distanciamento físico, considera-se que o risco de contágio é muito reduzido.


A Saúde Pública é uma responsabilidade de todos!

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-15 às 01:47:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais