Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » COVID-19: Informações Gerais - ATUALIZAÇÃO!

Notícias

COVID-19: Informações Gerais - ATUALIZAÇÃO!

Atualizado a 9 de maio de 2022

1) Protocolo de entrada na FMUP
2) Normas Gerais

3) Tenho sintomas de COVID-19. E agora?



Na sequência da evolução epidemiológica da COVID-19, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) adequou as medidas aplicáveis (Orientação nº 003/2022 da DGS, atualizada a 28/04/2022), em conformidade com as suas necessidades específicas, nomeadamente no que se refere à partilha de infraestruturas com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Neste âmbito, a FMUP assegura que os seus estudantes, colaboradores e visitantes têm acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A FMUP garante ainda que todos os espaços são higienizados de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), com produtos de limpeza e desinfeção adequados à higienização de todos os equipamentos e edifícios.

Aconselha-se toda a comunidade académica e institucional a fazer-se acompanhar sempre do seu cartão da Universidade do Porto.

 1) Protocolo de entrada na FMUP

O acesso aos espaços da FMUP é efetuado pela entrada principal do Centro de Investigação Médica (CIM), na Rua Dr. Plácido Costa, ou pelo piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ.

uso de máscara facial continua a ser obrigatório nos espaços partilhados com o CHUSJ.

À entrada na FMUP, os estudantes, os colaboradores internos e externos e os visitantes devem sempre higienizar as mãos e colocar a máscara facial, de modo a poderem circular nos corredores partilhados com o CHUSJ.

A FMUP oferece, gratuitamente, uma máscara facial cirúrgica, que pode ser levantada no balcão de atendimento do átrio do Centro de Investigação Médica (CIM-FMUP), ou à entrada do piso 01 (Associação de Estudantes) do edifício partilhado com o CHUSJ.

Nas áreas da FMUP que não sejam partilhadas com o CHUSJ, nomeadamente no CIM, gabinetes, anfiteatros e salas de aulas, o uso de máscara facial não é obrigatório.

Nas áreas de alimentação, mantém-se a obrigatoriedade do uso da máscara facial, exceto durante as refeições.

 2) Normas Gerais

A FMUP promove o cumprimento das medidas gerais para redução no risco de transmissão do SARS-CoV-2, seguindo as recomendações das autoridades. Assim:

  • Deve-se usar máscara facial cirúrgica nos espaços da Faculdade partilhados com o CHUSJ, de acordo com a legislação em vigor, que obriga ao seu uso em estabelecimentos e serviços de saúde;
  • Devem usar máscara facial as pessoas com resultado positivo à COVID-19, quando saem do seu local de isolamento, até ao 10.º dia após a data do início de sintomas ou do teste positivo;
  • Devem usar máscara facial os contactos com casos confirmados de COVID-19, durante 14 dias após a data da última exposição;
  • Deve-se usar máscara facial sempre que o risco de transmissão da doença seja acrescido;
  • É da responsabilidade de cada um adotar comportamentos que minimizem o risco de transmissão do vírus, nomeadamente vacinar-se, lavar e/ou desinfetar as mãos frequentemente, manter os espaços ventilados, seguir a etiqueta respiratória, autoisolar-se em caso de teste positivo ou perante sintomas sugestivos;
  • O distanciamento físico é recomendado para as pessoas mais vulneráveis, não vacinadas ou sem o esquema vacinal completo.

3) Tenho sintomas de COVID-19. E agora?

Perante sintomas sugestivos de COVID-19:

  • Deve autoisolar-se e ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 ou médico de família/respetiva Unidade de Saúde Familiar/outra entidade e fazer o teste.

São sintomas sugestivos: febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) sem outra causa conhecida, tosse, dores de cabeça ou dores generalizadas no corpo, dificuldade respiratória/dispneia sem causa conhecida, perda total ou parcial do olfato, diminuição do paladar de início súbito.

Em caso de teste positivo:

  • Em caso de sintomas ligeiros, deve autoisolar-se e manter-se em isolamento no domicílio durante 7 dias, após os quais o autoisolamento termina, sem necessidade de teste. Se houver um agravamento dos sintomas, deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24
  • Em caso de sintomas moderados ou graves, deve isolar-se até ao 10º dia após o início dos sintomas ou do teste positivo.


Caso teste positivo para a COVID-19, deve informar o Núcleo de Saúde Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto através dos seguintes contactos: nso@med.up.pt ou 96 712 65 46.


A Saúde Pública é uma responsabilidade de todos!

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-28 às 01:38:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias