Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Cursos/CE » MIMED
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Informações

Mestrado Integrado em Medicina

 

Informações

O Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MMED-FMUP) confere o grau de Mestre em Medicina, depois de completadas 360 ECTS ao longo de 12 semestres. A conclusão dos primeiros 180 ECTS confere o grau de licenciado em Ciências Básicas da Saúde.

Estabelecido pelo Despacho Reitoral n.º 6071/2014 (DR 2ª série, Nº 89, 9 de maio), o atual Plano de Estudos do MMED-FMUP incluirá já no ano letivo 2016/2017 os 7º e 8º semestres, correspondentes ao 4º ano, que é também o primeiro ano de natureza eminentemente clínica. Em 2017/2018, ao estender-se simultaneamente ao 5º e 6º anos, completará o seu processo de instalação.

Dos 360 ECTS integrantes do grau de Mestre em Medicina, 336 ECTS são obtidos pela frequência e aprovação a 63 Unidades Curriculares (UC) nucleares de Ciências Básicas, Pré-Clínicas e Clínicas. Os restantes 24 ECTS provêm da opção livre entre 106 UC (em 2016/2017) distribuídas por quatro áreas, a saber, Ciências Biomédicas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Clínicas e Ciências da Informação e Epidemiologia. Estas UC permitirão o desenvolvimento mais aprofundado de áreas do plano de estudos, a diversificação de experiências e de áreas científicas, a exploração de interesses e a assunção da responsabilidade pela construção do seu próprio percurso educativo pelos próprios estudantes. Estes cumprirão entre um mínimo de 3 ECTS e um máximo de 9 ECTS, do 2º ao 5º ano do MMED-FMUP, em cada uma das áreas referenciadas.

Depois de 10 semestres de aquisição de competências nos domínios respetivos por meio de atividades letivas com sessões teóricas, práticas, sejam laboratoriais ou com pacientes ou com manequins em ambiente de simulação, sessões teórico-práticas e seminários, entre outras modalidades, os 2 semestres restantes são dedicados à Prática Clínica e decorrem em estabelecimentos de saúde afiliados à FMUP sedeados em regra no norte do país. Eles compreendem hospitais públicos, de que o Centro Hospitalar S. João é o de maior interação, hospitais privados e Centros de Saúde. Inclui-se ainda neste período de tempo a conclusão e apresentação pública de um projeto de investigação clínica ou biomédica, não raras vezes iniciado nos primeiros anos do curso, cujo manuscrito é frequentemente submetido e publicado em revista com fator de impacto.

Para além dos espaços de ensino convencional existentes, substancialmente alargados em 2012 com a entrada em funções das novas instalações, o MMED-FMUP tem beneficiado dos importantes investimentos que a FMUP realizou e continua a realizar nos domínios da prática laboratorial, do serviço de biblioteca e do centro de simulação biomédica.

O MMED-FMUP tem o apoio continuado de várias entidades dedicadas. Incluem-se o núcleo de consultadoria e gestão académicas, disponível para docentes e estudantes; um Gabinete de Apoio ao Estudante que dá suporte institucional à formação em áreas de desenvolvimento de competências transversais e auxilia ao sucesso académico e bem-estar dos estudantes; o Programa de Tutoria Académica, iniciado em 2014/2015, é meio adicional de promoção do desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes do MMED; nos anos clínicos, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade tem apoiado a realização de parte do programa de formação em instituições europeias e no Brasil, propiciando aos estudantes uma experiência de internacionalização e perspetivando-lhes a globalização da Educação Médica.

«O Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da FMUP tem por finalidade desenvolver um programa de educação médica integral para tornar os estudantes da FMUP profissionais de referência apetrechados das competências necessárias para melhorar a saúde das populações, através da excelência da prática clínica, da investigação, da inovação e da liderança».

(Comissão de Reforma Curricular da FMUP, 2012)


Dados Gerais

Código Oficial: 9813
Diretor: Dulce Madeira
Sigla: MIMED
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Duração: 6 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Medicina (360 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências Básicas de Saúde (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo