Comunicação Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEAC |
16 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC pretende contribuir para formar profissionais de saúde competentes a nível científico, técnico e humano, que lhes permita exercer a sua atividade em instituições hospitalares, de investigaçao e de ensino. Este módulo dirige-se especificamente à formação de profissionais competentes a nível da relação humana (e comunicação humana) em contexto clínico, para eficaz consecução dos objetivos do encontro clínico. Por outro lado, a aprendizagem das competências comunicacionais, que estão na base de todo o acto clínico, faz-se sobretudo através do trabalho lado a lado com um modelo, pelo que a formação académica dos docentes nesta área se torna indispensável.
Resultados de aprendizagem e competências
Promover, desenvolver e aperfeiçoar as competências e estratégias necessárias para a construção da relação terapêutica, para a prossecução dos objetivos e tarefas inerentes a uma consulta ou a um ato clínico e para aperfeiçoamento académico de um docente clínico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Comunicação e Comunicação na Clínica
- Cosntrução da Relação Clínica
- Estruturação de uma entrevista
- Entrevista centrada no Médico e entrevista centrada no Doente.
- Competências de Comunicação Clínica
- Partilhar informação e Tomada de resoluções.
- Comunicação durante o exame físico
- Lidar com emoções fortes
- Dar más notícias
- Desenvolvimento pessoal e relação clínica.
Bibliografia Obrigatória
Mota-Cardoso, R.; Competências de Comunicação Clínica, FMUP, 2012
Cole, S. A., & Bird, J.; The medical interview: The three-function approach, Elsevier Saunders, 2014
Ivey, A. E., Ivey, M. B., & Zalaquett, C.; Intentional Interviewing and Counseling (8th revised ed.), Brooks/Cole Cengage Learning, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada na leitura antecipada dos textos preparatórios.
- Visualização e discussão de vídeos e vinhetas clínicas.
- Aprendizagem experiencial em pequenos grupos com recurso a técnicas de role play e doentes fictícios.
- Discussão reflexiva e feedback sobre as prestações.
- Avaliação formativa e avaliação sumativa realizada através de instrumentos-padrão.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade: 75 %
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação por exame final (100 %).