Cirurgia da Coluna Vertebral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Adquirir conhecimentos sobre a patologia da coluna vertebral mais frequente na prática clínica e a sua semiologia.
- Utilizar racionalmente os meios complementares de diagnóstico.
- Praticar a orientação clínica de doentes com queixas relacionadas com a coluna vertebral.
- Reconhecer os quadros clínicos que necessitam de tratamento cirúrgico e o seu grau de prioridade.
Familiarizar-se com os procedimentos cirúrgicos raquidianos mais habituais.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as patologias da coluna vertebral mais frequentes na prática clínica
- Avaliar doentes com patologia raquidiana
- Executar o exame neurológico dirigido aos doentes com patologia raquidiana
- Solicitar os exames complementares de diagnóstico adequados para cada caso clínico e ter noções básicas sobre a sua interpretação
- Elaborar um plano terapêutico para doentes com patologia raquidiana degenerativa
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de Neurologia e Neurocirurgia e de técnica cirúrgica.
Programa
- Epidemiologia da patologia raquidiana.
- Imagiologia da coluna vertebral, medula espinhal e raízes nervosas.
- Exames neurofisiológicos de diagnóstico e monitorização intraoperatória.
- Patologia degenerativa da coluna vertebral (hérnia discal cervical e lombar, radioculopatia espondilótica, mielopatia espondilótica cervical, estenose lombar degenerativa).
- Espondilolise e espondilolistese.
- Metástases vertebrais, mieloma múltiplo e outros tumores raquidianos.
- Patologia da charneira crânio-cervical.
- Síndrome da cauda equina.
- Lesão vértebro-medular.
- Conceitos básicos sobre deformidade vertebral.
- Tratamento medicamentoso e fisiátrico.
- Técnicas raquidianas percutâneas diagnósticas e terapêuticas.
- Técnicas cirúrgicas raquidianas.
Bibliografia Obrigatória
Albert, T & Vaccaro, A.; Physical examination of the spine, 2017
Anderson, D. & Vaccaro, A.; Decision making in spine care, 2013
Baaj, A., Mummaneni, P., Uribe, J. Vaccaro, A. & Greenburg, M.; Handbook of spine surgery, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- As doenças da coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de absentismo no trabalho em todo o mundo. Em Portugal, os custos indirectos da dor crónica na região lombar e articulações foram estimados para o ano de 2010 em mais de 700 milhões de euros e a região lombar é a localização mais frequente de dor crónica.
- O reconhecimento das patologias degenerativas da coluna vertebral e a familiarização com a semiologia, investigação complementar e orientação clínica são fundamentais no âmbito dos cuidados de saúde primários. Importa, pois, racionalizando os recursos, aprender a orientar de forma adequada os doentes com patologia raquidiana, estabelecer prioridades e evitar erros.
- A familiarização com as técnicas cirúrgicas raquidianas mais frequentes, pela prevalência das doenças da coluna vertebral na população geral, constitui uma mais valia para a transmissão de informações adequadas e cientificamente corretas aos doentes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
80% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Autoavaliação - 40%
Avaliação contínua (incluindo apresentação e discussão de caso clínico ou tema - 60%
Provas e trabalhos especiais
Não
Trabalho de estágio/projeto
Voluntário
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não
Melhoria de classificação
Exame oral
Observações
Não