Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT178

Psicotraumatologia - Fundamentos psicobiológicos e relevância na prática médica

Código: OPT178     Sigla: PSICOTRAU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos








Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):


1.      Educar e capacitar os estudantes com as ferramentas necessárias para identificar e ajudar os doentes a lidar com as consequências emocionais e biológicas do trauma, monitorizando as reações normativas;


2.      Identificar mecanismos biológicos da relação entre trauma e doença física; obesidade, doença metabólica e acontecimentos traumáticos; doenças autoimunes e trauma; trauma e cancro.


3.      Desenvolver aptidões para identificar perturbação de stress aguda e perturbação de stress pós traumática;


4.      Aumentar o conhecimento dos recursos e suporte técnico a fornecer aos pacientes com experiências traumáticas em risco de desenvolver distúrbios psicológicos e físicos; aprender as diferentes possibilidades de abordagem terapêutica em perturbações da resposta ao trauma.


Resultados de aprendizagem e competências

A aquisição de conhecimentos sobre o trauma psicológico as reações adaptativas e patológicas aos acontecimentos e a identificação de fatores para o desenvolvimento de perturbação de stress pós-traumático permitirá aos estudantes sinalizar doentes em risco e monitorizar a sua evolução.

A capacidade para integrar mecanismos neurobiológicos e imunológicos envolvidos na reação ao trauma irá facilitar a avaliação e intervenção precoce em doenças físicas relacionadas com acontecimentos de vida traumáticos ou com adversidade em fases de vida precoces, nomeadamente doenças cardiovasculares, autoimunes e metabólicas.

O desenvolvimento de competências de avaliação e abordagem do processo de luto associado a perdas significativas promoverá a capacidade de individualizar a informação a fornecer, e a negociar um plano terapêutico envolvendo o doente e os seus sistemas de suporte, minimizando a possibilidade de uma reação pós traumática disfuncional

Modo de trabalho

Presencial

Programa








Conteúdos programáticos:


Acontecimentos traumáticos e trauma psicológico


Como reconhecer reações normais e patológicas a eventos estressantes e traumáticos;


Fases do luto e formas lidar com a perda; Identificação do risco para condições relacionadas com stress;


Respostas a eventos traumáticos e stressantes que podem ter um impacto negativo na saúde; trauma precoce e obesidade no adulto; inflamação, acontecimentos de vida e doença;


Patologias pós-traumáticas:


1.      Mecanismos biológicos



  1. Fatores relacionados com a experiência subjetiva do acontecimento traumático e variáveis pós-trauma

  2. Caracterização clínica

  3. Abordagens terapêuticas


Bibliografia Obrigatória

Weiss, S. J. ; Neurobiological Alterations Associated with Traumatic Stress. Persp in Psych Care, 43: 114–122. doi:10.1111/j.1744-6163.2007.00120.x, 2007
Perkonigg, A., Kessler, R. C., Storz, S. and Wittchen, H.-U.; Traumatic events and post-traumatic stress disorder in the community: prevalence, risk factors and comorbidity. Acta Psych Scand, 101: 46–59. doi:10.1034/j.1600-0447.2000.101001046., 2000
Sherin, J. E., & Nemeroff, C. B.; Post-traumatic stress disorder: the neurobiological impact of psychological trauma. Dialogues in Clinical Neuroscience, 13(3), 263–278., 2011
Gillies, D., Taylor, F., Gray, C., O'Brien, L., D'Abrew, N. ; ) Psychological therapies for the treatment of post-traumatic stress disorder in children and adolescents. Cochrane Database of Systematic Reviews. 12. Art. No.: CD006726. DOI: 10.1002/14651858.CD006726.pub2., 2012
Dias, A., Sales, L., Hessen, D.J. et al. ; Child maltreatment and psychological symptoms in a Portuguese adult community sample: the harmful effects of emotional abuse. Eur Child Adolesc Psychiatry 24: 767. https://doi.org/10.1007/s00787-014-0621-0, 2015
López-Martínez, A., Serrano-Ibáñez, E., Ruiz-Párraga, G., et al. ; Physical Health Consequences of Interpersonal Trauma: A Systematic Review of the Role of Psychological Variables. Trauma, Violence, & Abuse. Jul 25. pii: 1524838016659488., 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários – 2 h semanal (14h total), que incluirão:

Componente Teórica – Exposição introdutória teórica dos conteúdos programáticos, baseada na revisão da literatura científica relevante e atualizada. Consulta e recolha bibliográfica.

Componente Teórico-prática - Apresentação e discussão de casos ilustrada com vídeos didáticos exemplificativos; discussão e identificação pelos alunos das reações normais e patológicas aos acontecimentos traumáticos; Observação de situações reais e simuladas. Contacto e experimentação de algumas técnicas de intervenção psicoterapêutica e farmacológica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Exame 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 26,50
Frequência das aulas 14,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Assiduidade - 75% é o número mínimo de presenças.

Assiduidade, participação ativa, atitude e comportamento profissional (20%).

Avaliação sumativa objetiva e padronizada – mini testes sobre a componente teórica (60%)

Desenvolvimento e integração dos conhecimentos adquiridos – Avaliação e resposta a doentes simulados expostos a situações traumáticas (20%)

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade, participação ativa, atitude e comportamento profissional - 2 valores

Avaliação sumativa objetiva e padronizada – mini testes sobre a componente teórica - 16 valores


Desenvolvimento e integração dos conhecimentos adquiridos - 2 valores

Cálculo final: 2+16+2= 20 valores
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 03:28:57
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital