Código: | OPT178 | Sigla: | PSICOTRAU |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 4 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 5 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 1. Educar e capacitar os estudantes com as ferramentas necessárias para identificar e ajudar os doentes a lidar com as consequências emocionais e biológicas do trauma, monitorizando as reações normativas; 2. Identificar mecanismos biológicos da relação entre trauma e doença física; obesidade, doença metabólica e acontecimentos traumáticos; doenças autoimunes e trauma; trauma e cancro. 3. Desenvolver aptidões para identificar perturbação de stress aguda e perturbação de stress pós traumática; 4. Aumentar o conhecimento dos recursos e suporte técnico a fornecer aos pacientes com experiências traumáticas em risco de desenvolver distúrbios psicológicos e físicos; aprender as diferentes possibilidades de abordagem terapêutica em perturbações da resposta ao trauma. |
A aquisição de conhecimentos sobre o trauma psicológico as reações adaptativas e patológicas aos acontecimentos e a identificação de fatores para o desenvolvimento de perturbação de stress pós-traumático permitirá aos estudantes sinalizar doentes em risco e monitorizar a sua evolução.
A capacidade para integrar mecanismos neurobiológicos e imunológicos envolvidos na reação ao trauma irá facilitar a avaliação e intervenção precoce em doenças físicas relacionadas com acontecimentos de vida traumáticos ou com adversidade em fases de vida precoces, nomeadamente doenças cardiovasculares, autoimunes e metabólicas.
O desenvolvimento de competências de avaliação e abordagem do processo de luto associado a perdas significativas promoverá a capacidade de individualizar a informação a fornecer, e a negociar um plano terapêutico envolvendo o doente e os seus sistemas de suporte, minimizando a possibilidade de uma reação pós traumática disfuncional
Conteúdos programáticos: Acontecimentos traumáticos e trauma psicológico Como reconhecer reações normais e patológicas a eventos estressantes e traumáticos; Fases do luto e formas lidar com a perda; Identificação do risco para condições relacionadas com stress; Respostas a eventos traumáticos e stressantes que podem ter um impacto negativo na saúde; trauma precoce e obesidade no adulto; inflamação, acontecimentos de vida e doença; Patologias pós-traumáticas: 1. Mecanismos biológicos
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Seminários – 2 h semanal (14h total), que incluirão:
Componente Teórica – Exposição introdutória teórica dos conteúdos programáticos, baseada na revisão da literatura científica relevante e atualizada. Consulta e recolha bibliográfica.
Componente Teórico-prática - Apresentação e discussão de casos ilustrada com vídeos didáticos exemplificativos; discussão e identificação pelos alunos das reações normais e patológicas aos acontecimentos traumáticos; Observação de situações reais e simuladas. Contacto e experimentação de algumas técnicas de intervenção psicoterapêutica e farmacológica
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 60,00 |
Exame | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 26,50 |
Frequência das aulas | 14,00 |
Total: | 40,50 |
Assiduidade - 75% é o número mínimo de presenças.
Assiduidade, participação ativa, atitude e comportamento profissional (20%).
Avaliação sumativa objetiva e padronizada – mini testes sobre a componente teórica (60%)
Desenvolvimento e integração dos conhecimentos adquiridos – Avaliação e resposta a doentes simulados expostos a situações traumáticas (20%)Avaliação sumativa objetiva e padronizada – mini testes sobre a componente teórica - 16 valores