Código: | OPT64 | Sigla: | CC I - ECD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 17 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 4 | - | 1,5 | 14 | 40,5 |
Promover e consolidar a aquisição de Competências básicas da entrevista focada no doente
Avaliar crenças relativas à doença, impacto e reações emocionais à doença;
Capacidade para avaliar redes de suporte;
Competências focadas e não focadas – Escuta ativa, utilização de questões abertas, encorajamentos verbais e não verbais, linguagem positiva, paráfrases e resumos.
Desenvolver aptidões para lidar com emoções:
Capacidade de identificar e explorar emoções;
Técnicas de resposta empática às emoções;
Reflexão sobre as respostas pessoais às emoções.
Adquirir e consolidar estratégias de comunicação de más notícias – Protocolo de 6 passos (Buckman R 1996, Baile W 2000)
Sensibilizar os estudantes para a necessidade de pesquisar os conhecimentos e expectativas do doente antes de informar, de adaptar a quantidade e qualidade de informação a fornecer a cada doente, recolher e transmitir informação relevante e obter a colaboração do doente para o desenvolvimento do plano terapêutico.
Utilizar linguagem simples e fornecer informação personalizada.
Desenvolver nos estudantes a capacidade para comunicar e cuidar de doentes em situações clínicas difíceisDesenvolver competências para avaliar crenças relativas à doença, impacto e reações emocionais à doença; capacidade para avaliar redes de suporte e competências de escuta ativa, utilização de questões abertas, encorajamentos verbais e não verbais, linguagem positiva, paráfrases e resumos.
Promover nos estudantes a necessidade de pesquisar os conhecimentos e expectativas do doente antes de informar, de adaptar a quantidade e qualidade de informação a fornecer a cada doente, recolher e transmitir informação relevante e obter a colaboração do doente para o desenvolvimento do plano terapêutico.
Capacidade de utilizar linguagem simples e adaptada ornecer informação personalizada.
Desenvolver nos estudantes a capacidade para comunicar e cuidar de doentes em situações clínicas difíceis
Espera-se que os estudantes fiquem aptos a detetar e explorar as emoções do doente, mantendo uma postura profissional na presença de emoções fortes.
O domínio de técnicas empáticas de resposta às emoções (reflexão, validação, suporte, respeito e aliança) e a capacidade de refletir sobre as respostas emocionais aos doentes serão promovidas.
Como resultado desta UC o estudante estará capaz de utilizar o Protocolo de 6 passos (SPIKES) – Preparar o contexto, descobrir o que o doente já sabe, descobrir a que nível o doente quer saber, partilhar informação, identificar e responder aos sentimentos e reações do doente estabelecer um plano terapêutico e integrar sistemas de suporte social.
Será ainda desenvolvida a capacidade de transmissão verbal más notícias, nomeadamente a seleção adequada de palavras, evitar o uso de calão profissional, confirmar a acuidade e compreensibilidade da informação.
Entrevista centrada no doente – modelos e componentes estratégicos;
Comportamento de mostrar atenção (verbal e não verbal)
Obtenção da perspetiva do doente, perícias e estratégias
Técnicas específicas de comunicação
Lidar com emoções
Detetar e explorar as emoções do doente, manter uma postura profissional na presença de emoções fortes.
Técnicas empáticas de resposta às emoções (reflexão, validação, suporte, respeito e aliança). 2.3 Refletir sobre as respostas pessoais (emocionais) aos doentes.
Comunicar más notícias – Definição de má notícia, fundamentação de modelos e estratégias
Protocolo de 6 passos (SPIKES) – Preparar o contexto, descobrir o que o doente já sabe, descobrir a que nível o doente quer saber, partilhar informação, identificar e responder aos sentimentos e reações do doente estabelecer um plano terapêutico e integrar sistemas de suporte social.
Outras competências - Preservar a esperança, fornecer informação realista.
Transmissão verbal más notícias - Seleção adequada de palavras, evitar o uso de calão profissional, confirmar a acuidade e compreensibilidade da informação.Seminários – 1.5 h semanal (10.5h total), que incluirão:
Componente Teórica – Fundamentação teórica das técnicas de entrevista centrada no doente e competências de resposta às emoções. Definição de más notícias e apresentação de um protocolo estandardizado.
Componente Teórico-prática - apresentação e discussão de vídeos didáticos exemplificativos com casos clínicos; discussão e identificação pelos alunos de estratégias de comunicação; exercícios de role play incluindo a comunicação de más notícias, com base em casos clínicos reais.
Componente Prática – Entrevistas clínicas com doentes simulados e doentes reais. Discussão e feedback de entrevistas registadas em áudio e vídeo selecionadas
Avaliação 3.5 h
Princípios Gerais: Formativa e quantitativa, providenciando feedback contínuo e abordando comportamentos e competências específicas.
Avaliação prática objetiva e padronizada, e avaliação clínica integrada; utilização de checklists e grelhas de avaliação de competências preenchidas por docentes e estudantes (observadores) (70%).
Assiduidade, atitude, comportamento profissional e competências de resolução de problemas (30%).
14 horas de contacto
27 horas - prática tutelada, observação de situações reais e simuladas, consulta bibliográfica.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 26,50 |
Frequência das aulas | 14,00 |
Total: | 40,50 |
Assiduidade, atitude, comportamento profissional e competências de resolução de problemas - 6 valores.
Avaliação prática objetiva e padronizada, e avaliação clínica integrada; utilização de checklists e grelhas de avaliação de competências preenchidas por docentes e estudantes (observadores) 14 valores
14 + 6