Psiquiatria e Saúde Mental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulos
Código |
Nome |
MI525_A |
Psiquiatria e Saúde Mental_A |
MI525_B |
Psiquiatria e Saúde Mental_B |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem como a patologia emocional/afetiva, dando-se lugar à aquisição das competências diagnósticas e ao planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e da reação psicológica à doença física grave, numa perspetiva holística da compreensão do sofrimento humano.
O ensino pretende-se integrado e multimodal, através da lecionação teórica, teórico-prática (seminários) e orientação tutorial (prática). Estas abordagens permitem a participação ativa por parte dos estudantes, promovendo um contacto mais direto com as pessoas com doença mental, o que facilita a compreensão dos conhecimentos teóricos. As aulas abrangem vários ambientes de diagnóstico e tratamento como o internamento, hospital de dia, consulta externa, serviço de urgência, consultoria e residências, inseridos em Unidades funcionais diferentes (Psiquiatria do Adulto e do Idoso; Psiquiatria do Jovem e da Família; Psiquiatria Comunitária e Hospital de Dia; Psiquiatria de Ligação).
Resultados de aprendizagem e competências
Os resultados parecem-nos francamente positivos, de acordo com a avaliação colhida junto dos alunos e com a análise dos resultados finais que se expressam nas classificações obtidas. O grande número de alunos que elege a Psiquiatria como a área em que pretendem desenvolver a sua tese de Mestrado Integrado é também um dos aspetos que defende este ponto de vista.
O reconhecimento precoce de determinadas doenças mentais, permitindo o tratamento ou referenciação atempadas é de extrema importância. Este ensino pré-graduado fornece ao aluno as competências para uma abordagem primária das principais problemáticas da pessoa com doença mental, num futuro clínico que se avizinha, independentemente de o aluno optar, ou não, pela especialização em Psiquiatria.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Entrevista Clínica e Psicopatologia
- Depressão
- Perturbação Afetiva Bipolar
- Perturbações de Ansiedade + Perturbação Obsessivo-Compulsiva
- Esquizofrenia e outras Perturbações Delirantes
- Personalidade e Perturbações da Personalidade
- Perturbações Somatoformes e Dissociativas
- Doença Psicossomática
- Perturbações do Comportamento Alimentar
- Sexologia Clínica
- Comportamentos Aditivos
- Perturbações Neurocognitivas
- Psicoterapias
- Urgências Psiquiátricas
- Perturbações do Sono
- Psiquiatria da Infância e Adolescência
- Radiologia e Imagem Médica (em Psiquiatria)
- Psicofarmacologia
- Psiquiatria Forense
- Neuroética
Bibliografia Obrigatória
Caetano, D. ; Classificação dos Transtornos Mentais e do Comportamento da CID-10. , Artmed. Porto Alegre., 1993. ISBN: 85-7307-326
Kupfer, D J.; Darrel, A.; Regier.; DSM-V – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. , Climepsi Editores. Lisboa., 2014. ISBN: 9789727963478
Saraiva, C.B.; Cerejeira,J.; Psiquiatria Fundamental. Lidel. Lisboa, 2014., Lidel.Lisboa, 2014. ISBN: 978-989-752-071-6
Cowen P., Harrison P., Burns T.; Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. , Oxford University Press. Oxford, 2015. ISBN: 9780199605613
Sadock B.J., Sadock V.A., Ruiz P.; Synopsis of Psychiatry. , W&W. Philadelphia, 2015. ISBN: 9781451194340 145119434X
Vallejo Ruiloba, J. ; Introducción a la Psicopatologia y la Psiquiatria. , Edit. Masson. Barcelona,, 2015. ISBN: 9788445825846.
Figueira, M.L.; D. Sampaio; Afonso, P. ; Manual de Psiquiatria Clínica., Lidel. Lisboa., 2014. ISBN: 978-989-752-130-0.
Oyebode,F.; Sims' Symptoms in the Mind: Textbook of Descriptive Psychopathology. , Elsevier. Edinburgh, 2015. ISBN: 9780702055560
Casey, P.; K. Brendan.; Psicopatologia Clínica : sinais e sintomas em psiquiatria. , Libri-Faber. Lisboa., 2008. ISBN: 978-989-95046-2-2.
Observações Bibliográficas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, seminários e orientação tutorial (unidade curricular semestral).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
85,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Para além da classificação obtida no exame final, todos os estudantes serão avaliados pela sua residência no Serviço de Psiquiatria do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP, sendo de valorizar a assiduidade.
Exame teórico – escolha múltipla (50 perguntas)
Duração do exame (50 minutos)
Fórmula de cálculo da classificação final
- Avaliação objetiva por exame final (teste de escolha múltipla) – total 85% (= 17 valores em 20)
- Assiduidade – total 15% (= 3 valores em 20)
Assiduidade nas aulas de OT:
- 11 a 12 aulas - 3 valores
- 8 a 10 aulas – 2 valores
- 6 a 7 aulas – 1 valor
- 5 aulas ou menos – 0 valores
Fórmula: Exame final (até 85% - 17 valores) + Assiduidade OT (até 15% - 3 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NA
Melhoria de classificação
De acordo com o estipulado pela Faculdade de Medicina do Porto