Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DMDB > Informação para Candidatos

Cursos

Doutoramento em Medicina Dentária

Dados Gerais

Código Oficial: 5597
Sigla: DMDB

Diplomas

  • Doutoramento em Medicina Dentária (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências Dentárias (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biociências Orais I

1051 - ECTS
Os conteúdos programáticos da unidade curricular permitem que os estudantes adquiram uma perspetiva global das principais características celulares e moleculares da cavidade oral, em condições fisiológicas e em condições patológicas. É valorizada a importância dos conhecimentos bioquímicos e moleculares associados a várias alterações patológicas em diferentes estruturas da cavidade oral, de forma a permitir uma melhor compreensão das mesmas, bem como uma maior capacidade de atuação na prática clínica. Também se procura fomentar a investigação científica junto dos estudantes, de forma a realçar a necessidade de uma atualização permanente dos conhecimentos como uma mais­valia para o exercício da profissão de médico dentista.

Biomecânica Orofacial

1045 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular têm em vista proporcionar aos estudantes competências que os habilitem a uma formação especializada no âmbito da física e da biomecânica.
Assim, a compreensão das estruturas básicas da matemática aliada à física, através da interdisciplinaridade da Medicina Dentária, é central para o entendimento do funcionamento da biomecânica dos procedimentos usados no dia-a-dia da clínica, nos casos concretos da Prostodontia fixa e removível, da Implantologia, da Cirurgia, da Dentisteria, da Periodontologia, da Endodontia e da Ortodontia.

Ciências de Odontopediatria I

1049 - ECTS
Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objetivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentária, permitem ainda a aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado das Ciências de Odontopediatria I.

Ciências de Ortodontia I

1047 - ECTS
A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária, exigindo um curso de especialização pós-graduado de três anos a tempo integral para permitir ao profissional requerer exame de especialidade à Ordem dos Médicos Dentistas.
Sendo uma especialidade eminentemente de prática clínica e estando o seu exercício profissional regulado, não tem sentido num curso de doutoramento o ensino prático da especialidade. Por outro lado, a ortodontia é também uma área importante da investigação na medicina dentária, sendo uma das áreas com mais publicações científicas.
Por isso, num curso de doutoramento em medicina dentária entendemos promover o ensino das grandes questões científicas que inquietam os especialistas e académicos de ortodontia e fornecer conhecimentos do que mais atual acontece, no sentido de despertar e motivar o desenho de pesquisas neste âmbito.

Ciências Morfológicas Orais I

1052 - ECTS
Proporcionar competências que permitam a identificação e reconhecimento de características genéticas e/ou dos seus padrões de hereditariedade.
Fornecer conhecimentos que possibilitem a investigação de temas de Medicina dentária relacionados com a
Genética Médica e Orofacial.
Administrar competências ao estudante para que o mesmo consiga adquirir conhecimentos e capacidade de interpretação sobre:
  • Aplicabilidade das novas tecnologias de sequenciação em situações de normalidade e em condições patológicas.
  • Vanguarda das técnicas de estudo morfológico dos cromossomas (HibridizaçãoGenómicaComparativa),
  • Utilidade da globalidade das tecnologias de estudo do genoma humano.
  • Temas de investigação relacionados com genética médica e orofacial.

Cirurgia e Patologia Oral I

1040 - ECTS O médico-dentista tem a responsabilidade de avaliar o estado médico geral dos pacientes e identificar as patologias da cavidade oral. Como tal, esta UC aborda os fundamentos e métodos de recolha de informação médica e odontológica relevante, incluindo o exame do paciente, e o uso desta informação para fornecer cuidados de saúde oral seguros e adequados na área da patologia oral. O estudante deverá ser capaz de: recolher a história médica do paciente, examinar o paciente, estabelecer um diagnóstico diferencial, adquirir a informação adicional necessária para obter um diagnóstico final, tais como estudos e consultas de outros clínicos laboratoriais e de imagem auxiliares de diagnóstico relevantes, formular um plano de tratamento, executar a técnica cirúrgica indicada para cada patologia oral.

Controlo do Comportamento em Odontopediatria

1050 - ECTS
O programa curricular da UC Controlo do Comportamento em Odontopediatria foi elaborado de modo a disponibilizar ao estudante a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afectivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade.
Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições atualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.

Dentisteria Conservadora e Estética I

1043 - ECTS
Aquisição de competências e conhecimentos científicos mais aprofundados de temas relacionados com a harmonia facial, estética e funcional.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.

Diagnóstico e Terapêutica I

1001 - ECTS

Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.

Desenvolvimento de competências de diagnóstico e da integração nas terapêuticas interdisciplinares.

Valorização da casuística clínica para criação de bancos de dados para futura utilização no âmbito da pesquisa científica.

Consciencialização para a visão holística nos processos de diagnóstico e terapêutica.  

Motivação do interesse pela carreira académica.

Endodontia I

1044 - ECTS
Obter diferenciação e capacidade para desenvolver competências suficientes para ser possível uma formação complementar de excelência.
Pretende­-se que os estudantes de doutoramento da área de Endodontia sejam capazes de: ­Desenvolver e Aperfeiçoar os conhecimentos teóricos fundamentais adquiridos durante a licenciatura/mestrado integrado necessários para a realização dos trabalhos práticos ­ adquirir as competências e os conhecimentos suficientes para poderem diversificar­se em áreas diferenciadas, nomeadamente nas novas tecnologias, materiais e equipamentos que diariamente são colocadas à sua disposição. ­ aproveitar as condições materiais e científicas disponibilizadas para desenvolver programas de perquisa, investigação e inovação em áreas conhecidas ou emergentes.

Ética e Legislação Profissional

1002 - ECTS
O ensino do conteúdo programático desta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da Ética, Deontologia e Legislação Profissional. Desta forma serão transmitidas as guias de conduta reconhecidos como essenciais ao exercício profissional da medicina dentária.

Informática e Novas Tecnologias em Medicina Dentária

1003 - ECTS

Disciplina dirigida a estudantes do primeiro ano –3º ciclo.

Desenvolvimento de competências em ferramentas informáticas.

Familiarização com a aplicação dos computadores e das ciências da informação na prática clínica e na investigação, permitindo a utilização de tecnologias de informação de forma produtiva ao longo da sua educação.

Aumento da motivação para as novas tecnologias com especial atenção para a sua aplicação de forma fidedigna.

Consciencializar para a necessidade de atualização permanente.

Investigação e Estatística I

1004 - ECTS

Pretende­-se que os estudantes saibam diferenciar e aplicar os diferentes tipos de estudos epidemiológicos; apliquem e interpretem os principais indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e risco. É objetivo que os estudantes saibam identificar as principais fontes de erros de medição, regras de investigação e redação de acordo com o método científico­-experimental. Desta forma, tem-se por intenção sensibilizar os estudantes para a importância da validade interna e externa de um trabalho investigação científica. 

Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I

1005 - ECTS
A Medicina Dentária é uma área científica de forte componente clínica e laboratorial.
O curso de Doutoramento em Ciências Dentárias (não conferente de grau), correspondente ao 1.º ano do Doutoramento em Medicina Dentária (com 60 créditos ECTS), é um curso eminentemente teórico e teórico­ prático. A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial foi integrada no plano de estudos do referido doutoramento para colmatar a falta de vínculo do estudante à prática clínica e laboratorial.

Materiais Biomédicos I

1042 - ECTS

Ao completar a frequência desta unidade curricular o estudante deve estar habilitado para:

-                 Selecionar e manipular os diferentes biomateriais contemplados no conteúdo programático desta unidade curricular.

-                 Avaliar o desempenho destes biomateriais baseado no conhecimento científico da sua composição, estrutura e propriedades.

-                 Conhecer as limitações dos biomateriais dentários e as características que podem condicionar alterações no decurso do tempo.

-                 Reconhecer e compreender as razões de um insucesso clínico dos biomateriais.

-                 Avaliar de forma crítica as características de novos materiais apresentados pela indústria produtora, pelos institutos de normalização ou referidos em revistas científicas.

Medicina Regenerativa

1039 - ECTS
A unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos básicos das novas abordagens de medicina regenerativa para as áreas de Medicina Dentária. Pretende­se que através da aquisição dos conhecimentos fundamentais de funcionamento celular, da modulação da resposta biológica com os biomoduladores e do reconhecimento da importância de uma matriz (scaffold) para o desenvolvimento e mimetização do microambiente celular, que o estudante desenvolva as competências para a aplicação destes conhecimentos nas distintas estratégias regenerativas para os tecidos da cavidade oral.

Periodontologia I

1041 - ECTS
O estudante deverá ser capaz de apresentar pesquisa e resumo sintetico sobre alguns assuntos relacionados com a investigação na área da Periodontologia e até ao fim do semestre deverá efectuar uma revisão sistemática sobre uma temática da área da periodontologia.
Deverá dominar os conceitos sobre a relação doença periodontal/ tratamento periodontal e tabaco e a intervenção breve em cessação tabágica e estar familiarizado com os conceitos sobre intervenção intensiva em cessação tabágica.

Prótese Dentária e Oclusão I

1046 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências para a investigação científica nas áreas da Reabilitação Oral ­ Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão e Dor Orofacial.
Ser competente no conhecimento das matérias, técnicas e metodologias de investigação em Prótese Dentária e Oclusão, e da sua inter­relação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas, nomeadamente a Implantologia, a Cirurgia Oral, a Periodontologia, a Genética Orofacial e a Biomecânica.
Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais e das novas tecnologias utilizados em Prótese Dentária e Oclusão, e das suas relações com as metodologias de investigação.
Ter conhecimento dos trabalhos de investigação que conduziram a teses de doutoramento em Prostodontia nas Faculdades de Medicina Dentária portuguesas.

Técnicas Ortodônticas

1048 - ECTS
Assegurar os conhecimentos adequados dos aparelhos removíveis, aparelhos funcionais e aparelhos extra­ orais;

Desenvolver a capacidade de analisar diferentes tipos de técnicas ortodônticas fixas;

Adquirir um desejo de aprendizagem baseado na curiosidade, no rigor e na busca do conhecimento;

Assegurar os conhecimentos básicos da técnica de arco reto;

Desenvolver a capacidade de analisar e aplicar os postulados da filosofia bioprogressiva;

Adquirir os conhecimentos básicos para a utilização de mini implantes.

Biociências Orais II

1061 - ECTS
Aquisição de conhecimento relacionado com as características fisiológicas e bacteriológicas da cavidade oral.
Desenvolvimento de competências teóricas sobre os mecanismos de comunicação celular entre as células do hospedeiro e os microorganismos da cavidade oral.
Compreensão dos fenómenos moleculares envolvidos na manutenção da microbiota oral.
Compreensão dos fenómenos moleculares envolvidos na criação de desequilíbrios patológicos na microbiota oral.
Integração de conhecimentos de biologia, bioquímica oral e microbiologia oral nas áreas de intervenção clínica da medicina dentária.

 

Ciências de Odontopediatria II

1059 - ECTS

O objetivo da UC de Odontopediatria II foi elaborado de modo a desenvolver e especificar os conhecimentos previamente adquiridos quer físicos, psiquicos e biológicos sobre a criança bem como aprofundar conhecimentos de técnicas específicas odontopediátricas e proporcionar assim, um treino que permita realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento dentário da criança.

Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições actualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.

Ciências de Ortodontia II

1060 - ECTS
São objectivos gerais da Unidade Curricular de Ciências de Ortodontia II proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar os conhecimentos adequados das ciências básicas da ortodontia para permitir reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial;
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a má-oclusão e bases biológicas do movimento dentário e da ortopedia dento-facial;
- Estar apto a diagnosticar anomalias da dentição, estruturas craniofaciais e condições funcionais.

Ciências Morfológicas Orais II

1062 - ECTS
Proporcionar conhecimentos aos estudantes relativos à morfologia e histologia dentária suscetíveis de permitirem a identificação e reconhecimento de dentes humanos, decíduos e permanentes, com especial destaque para as características com implicações ao nível clínico e forense.

Cirurgia e Patologia Oral II

1053 - ECTS
No final da unidade curricular, o estudante deverá: Estar capacitado para um estudo crítico e reflexivo na área da Cirurgia e Patologia Oral. Adquirir conhecimentos sobre os mecanismos pato­fisiológicos subjacentes às doenças orais mais comuns. Efectuar um correcto diagnóstico das patologias orais. Conhecimento e domínio dos métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento da patologias na área da cirurgia e Patologia Oral. Dominar as técnicas e a literatura científica necessárias para efectuar tratamentos na área de Cirurgia Oral. Dominar a metodologia de investigação relativa à área da Cirurgia e Patologia Oral. Estar capacitado para a realização de investigação clínica e laboratorial. Ter as bases teóricas e práticas para a elaboração e publicação de artigos e trabalhos científicos.

Dentisteria Conservadora e Estética II

1056 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adequiram competência na estruturação de uma metodologia de investigação na área da Dentisteria Conservadora e Estética devidamente enquadrada com as especificidades inerentes. No final desta componente letiva os estudantes deverão ser capazes de diferenciar na Dentisteria a metodologia necessária para realizar uma investigação in vitro, in vivo e epidemiológica. Deverão também estar habilitados a apresentar um projecto de investigação na área.

Diagnóstico e Terapêutica II

1020 - ECTS
Proporcionar aos estudantes conhecimentos que os habilitem no diagnóstico diferencial de patologias orofaciais, com sinais e sintomas sobreponíveis.
 
Proporcionar conhecimentos que habilitem a melhor interpretar e compreender os aspectos relacionados com o diagnóstico e terapêutica de grupos particulares de pacientes, incluindo o diagnóstico diferencial e as diferentes opções de tratamento de patologias dento­maxilo­faciais.

Desenvolver competências de trabalho em equipas multidisciplinares e à protocolização do trabalho como forma de criação de dados fiáveis para investigação, principalmente na vertente clínica. 

Endodontia II

1057 - ECTS

Obter diferenciação e capacidade para desenvolver competências suficientes para ser possível uma formação complementar de excelência.

 

Investigação e Estatística II

1021 - ECTS Com a implementação desta unidade curricular pretende­-se aprofundar as competências adquiridas na unidade curricular correspondente do 1.º semestre, em particular, no domínio do nexo de causalidade, considerando a existência de relações etiológicas multifatoriais.

Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial II

1022 - ECTS

A Medicina Dentária é uma área científica em que as componentes clínica e laboratorial são notórias.

O Curso de Doutoramento em Medicina Dentária, com 60 ECTS, é um curso eminentemente teórico, mas em que a necessidade de ligação à clínica e aos laboratórios, em termos de investigação, se manifesta útil e necessária.

Assim, são objectivos desta unidade curricular:

1. Investigação em ambiente clínico (estudos retrospectivos ou outros) integrantes ou não da dissertação.

2. Investigação em ambiente laboratorial (anatomia e fisiologia dentárias, genética, prótese dentária, biomecânica, histocompatibilidade ou outros) integrantes ou não da dissertação.

3. Experiência docente no Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), nos Mestrados (Cirurgia Oral – MCOB, ou Reabilitação Oral - MROB) ou nos Cursos de Especialização (Cirurgia Oral, Odontopediatria, Ortodontia ou Reabilitação Oral) da FMDUP.

Materiais Biomédicos II

1055 - ECTS

Ao completar a frequência desta unidade curricular o estudante deve estar habilitado para:

-                 Selecionar e manipular os diferentes biomateriais.

-                 Avaliar o desempenho dos biomateriais baseado no conhecimento científico da sua composição, estrutura e propriedades.

-                 Conhecer as limitações dos biomateriais dentários e as características que podem condicionar alterações no decurso do tempo.

-                 Reconhecer e compreender as razões de um insucesso clínico dos biomateriais.

-                 Avaliar de forma crítica as características de novos materiais apresentados pela indústria produtora, pelos institutos de normalização ou referidos em revistas científicas.

Esta informação é referente aos materiais biomédicos contemplados no conteúdo programático da presente unidade curricular.

Periodontologia II

1054 - ECTS
O estudante deverá ser capaz de:
- elaborar uma pesquisa bibliográfica completa;
- desenhar protocolos de investigação.
- interpretar, discutir e sintetizar os resultados encontrados.

Prótese Dentária e Oclusão II

1058 - ECTS
Ser competente no conhecimento dos conceitos atuais de Prótese Dentária e Oclusão e suas linhas de investigação. ­ Ser competente para diagnosticar e apresentar um correto plano de tratamento de prótese dentária e oclusão, justificando as suas decisões terapêuticas. ­ Ser competente no conhecimento dos dados epidemiológicos existentes na área da reabilitação oral. ­ Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples ou complexas, tais como restaurações unitárias e pontes, dento ou implanto­suportadas, próteses removíveis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais. ­ Ter conhecimento dos novos conceitos e linhas de investigação na área da prostodontia, oclusão e dor orofacial.

Seminário de Projeto de Tese

1023 - ECTS
A unidade curricular procura identificar paradigmas epistemológiocos de pesquisa, promovendo o conhecimento de métodos de investigação actualizados; a utilização de instrumentos e práticas de investigação e as suas aplicações ao processo de investigação.
A unidade curricular apoia a preparação do projeto de tese, sendo os procedimentos de avaliação de natureza contínua.

Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial III

1035 - ECTS
A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial III, unidade curricular anual do 2º ano do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária, pretende estabelecer uma ponte entre a investigação e a prática clínica e laboratorial, componentes fundamentais nesta área científica.
Assim, são objetivos desta unidade curricular produzir trabalho científico em ambiente clínico e/ou laboratorial, em temas que podem integrar ou não a tese, bem como desenvolver competências no acompanhamento e controlo da atividade clínica ou laboratorial no Mestrado Integrado em Medicina Dentária ou nos outros Mestrado ou Cursos de Especialização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial IV

1037 - ECTS
A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial IV, unidade curricular anual do 3.º ano do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I, II e III, apoiando os estudantes nos trabalhos de investigação e na prática clínica e laboratorial, com a finalidade de desenvolverem trabalhos científicos susceptíveis de serem publicados em revistas científicas. Neste sentido, são objetivos primordiais desta unidade curricular continuar a apoiar o desenvolvimento de trabalho científico em ambiente clínico e/ou laboratorial, em temas que podem integrar ou não a tese, bem como na continuação do desenvolvimento de competências no acompanhamento e no controlo da atividade clínica ou laboratorial no Mestrado Integrado em Medicina Dentária ou nos outros Mestrado ou Cursos de Especialização da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-07-16 às 16:59:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias