Ciências de Odontopediatria I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objetivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentária, permitem ainda a aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado das Ciências de Odontopediatria I.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa da unidade curricular de Ciências de Odontopediatria I foi elaborado de modo a disponibilizar ao estudante a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade.
Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições atualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Pediatria
Crescimento e desenvolvimento do esqueleto craniofacial
Desenvolvimento da dentição (normal e anormal)
Genética
Embriologia da cabeça
Biologia celular
Bioestatística
Epidemiologia
Métodos de pesquisa científica
Materiais dentários
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
McDonald, Ralph E.;
Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa.
Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de autoaprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde ao somatório de assiduidade (10%) acrescida da classificação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster de um tema distribuído a cada um dos estudantes (90%).